Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta jul 19, 2018 7:27 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta mar 29, 2017 1:11 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caros colegas,

Venho aqui pedir a ajuda dos colegas que colecionem as variantes dos 960 Réis do Rio de Janeiro.

Tenho um projeto pessoal que vem desde 2005 quando tive maior intimidade com as variantes dos 960 Réis. Neste tempo achei que a classificação dos mesmos era muito difícil, e precisava de algo novo. Na época me frustrei, pela falta de 3 fatores. Imagens de qualidade, qualidade de impressão e a mesma impressão de qualidade a um preço razoável. Mas mesmo assim fiquei estes anos juntando material para um dia realizar este projeto.

Em 2015 ajudando o colega Dr. Enio Garletti com seu livro das Coroas do Cobre, percebi que este tripé de fatores estava equilibrado, e comecei a desenhar um projeto final. Este seria projeto seria dar a possibilidade de classificar os 960 Réis com imagens e detalhes. Sempre achei a classificação muito genérica, e com imagens ela seria mais simples e rápida. A idéia é demonstrada nas imagens abaixo :

Exemplo do índice para pesquisa do anverso, com imagens dos 3 pontos de identificação, imagens da coroa e diadema para verificação, e um item de identificação marcante da peça.
Imagem

Exemplo da verificação da variante de anverso e reverso.
Imagem

Comecei pelas pelas variantes do Rio e devido ao seu número, notei ser impossível fazer um trabalho só e acabei optando por fazer um trabalho de 12 volumes, com formato 15 x 21 e aproximadamente 170 a 220 páginas cada e um valor bem em conta. Nestes 12 volumes dividi as datas conforme as quantidades de variantes de cada uma, e o primeiro volume seria das datas de 1810, 1811 e 1812. Fiz o trabalho baseado no conceito do trabalho do senhor Lupércio Gonçalves Ferreira de 1981, pois até hoje o trabalho dele é um padrão no meio numismático, e acrescentei mais informações. Coloquei imagens de 8 itens de anverso e 4 de reverso, detalhes das coroas inclusive as faltantes e creio que tudo tornará a classificação dos 960 Réis do Rio muito mais rápida e precisa.

Estou com este trabalho 99% pronto graças a ajuda de vários colegas, mas dos 140 anversos e 90 reversos do primeiro volume, faltam para a conclusão 1 anverso e 1 reverso. Creio que poderia publicar o volume mesmo com essas duas faltando, mas se puder gostaria de ter todas as imagens, por isso venho aqui pedir a ajuda dos colegas.

Para completar preciso de imagens de alta qualidade scaneadas das variantes 1810 V13C (RR) e 1810 V37A (RR), as quais até o momento não obtive imagens. Se algum colega tiver alguma das variantes e quiser me ajudar neste projeto, agradeceria muito. E no caso também de alguém ter alguma variante que seja inédita, também seria bem vinda caso queiram vê-la publicada.

Então se alguém se dispor a ajudar, pode entrar em contato em MP aqui no Fórum e darei mais detalhes.

Gostaria muito que o Volume I ficasse pronto para o Encontro Nacional da SNP em Curitiba, mas devido as tarefas para o mesmo encontro, não será possível, mas pretendo que saia muito breve o trabalho para o público em geral, e dai avisarei aqui no Fórum com mais detalhes sobre o lançamento.

Este é um projeto o qual sonho a e trabalho há muito tempo, e que se for bem aceito e chegar ao seu fim, creio que será uma ótima ajuda aos colecionadores das variantes dos 960 Réis, e pode inclusive trazer novos interessados para este ramo da numismática. Ver os 12 volumes publicados e colocados na minha estante é um sonho que espero que venha a se realizar.

Desde já agradeço a atenção dos colegas.

Rogério

MensagemEnviado: quarta mar 29, 2017 7:14 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: sexta jul 23, 2010 4:20 pm
Olá, Rogério.

Quero primeiramente parabenizá-lo pelo seu trabalho. Certamente será uma obra que irá enriquecer os nossos conhecimentos numismáticos e já antecipo que serei um de seus leitores e torço para que todos os 12 volumes sejam publicados.

A despeito de eu ter considerável quantidade de patacões, infelizmente não possuo nenhuma das duas variantes por você requerida. Mesmo assim, estou disposto a ajudar, no que precisar. Tenho variantes raras em outras datas, caso seja de seu interesse, entre em contato, por MP. :thumbs:

Leandro Guimarães Ribeiro
Porto Velho - Rondônia, Brasil.

MensagemEnviado: quinta mar 30, 2017 6:55 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Caro Leandro,

Agradeço seu apoio, e se o trabalho vingar, virei sim pedir sua ajuda.

O interessante sobre as duas que faltam, é que seria RR, mas nas coleções que pedi ajuda, havia as RRR, mas estas duas não, quem sabe as duas não mais raras do que parece.

Abraços,

Rogério

MensagemEnviado: quinta jun 01, 2017 2:11 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: segunda mai 18, 2015 3:16 pm
Parabens pelo excelente trabalho que está a desenvolver á cerca destas moedas.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited