Proteção das moedas e como arquivar.

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Lalmeida
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda nov 13, 2017 9:23 pm

Proteção das moedas e como arquivar.

Mensagempor Lalmeida » terça nov 14, 2017 9:59 am

Eu gostaria de saber qual a melhor ou melhores técnicas de forma a se arquivar e proteger as moedas a longo prazo , já li por aqui no forum assim como pela internet varias opiniões, mas o que gostaria de saber em concreto é:
Utilizo alvéolos de agrafar, o que devo fazer antes de introduzir as moedas dentro dos mesmos?
Devo utilizar algum oleo ou cera para proteger as moedas antes das introduzir nos alvéolos ?
Qual a melhor maneira de guardar os alvéolos ?
Que tipo de moedas valem ou não a pena "limpar" ?
Desde já obrigado pela atenção prestada. :thumbs:

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Proteção das moedas e como arquivar.

Mensagempor tm1950 » terça nov 14, 2017 12:13 pm

Só coleciono moedas portuguesas. Nas mais antigas, digamos mais de 100 anos, não costumo fazer nada, guardo-as no alvéolo simplesmente.
Se são mais recentes, muitas das vezes já me chegam limpas e nada faço. Costumo mexer nas de ferro se tiverem ferrugem, nas de prata, CuNi e alpacas se apresentarem alguma sujidade que visualmente me desagrade.
Guardo os alvéolos em álbuns e caixas.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Lalmeida
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda nov 13, 2017 9:23 pm

Mensagempor Lalmeida » terça nov 14, 2017 12:51 pm

E como remove essa sujidade que as moedas têm ?

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » terça nov 14, 2017 2:18 pm

Com água morna e sabão da loiça. Feito por mim sem grande esforço. Seco com um secador e ficam prontas a arquivar. Mas prefiro fazer uma selecção mais rigorosa ao comprar, que evite posteriores intervenções.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

fernanrei
Reinado D.Filipe I
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça nov 14, 2017 4:54 pm

Lalmeida Escreveu:Eu gostaria de saber qual a melhor ou melhores técnicas de forma a se arquivar e proteger as moedas a longo prazo , já li por aqui no forum assim como pela internet varias opiniões, mas o que gostaria de saber em concreto é:
Utilizo alvéolos de agrafar, o que devo fazer antes de introduzir as moedas dentro dos mesmos?
Devo utilizar algum oleo ou cera para proteger as moedas antes das introduzir nos alvéolos ?
Desde já obrigado pela atenção prestada. :thumbs:

Meu caro amigo, a preservação das moedas é importante e prioritária, mas convém ler um pouco e tirar todas as dúvidas para não cometer asneiras. Cada moeda é um caso, e as ligas de que são feitas ditam as regras. Nas moedas sem corrosão, uma ligeira lavagem com água morna preferencialmente desmineralizada e um pouco de sabão é suficiente para retirar a sujidade, tendo o cuidado de secar bem a moeda antes de a reservar. Nos outros casos, a história já é outra, convém estudar bem as várias técnicas usadas e falar com quem sabe ou já fez com sucesso. Logo que tenha disponibilidade irei direccioná-lo para alguns tópicos onde o tema já foi discutido..Cumprimentos... :thumbupleft:
:D FMMRei :D

fernanrei
Reinado D.Filipe I

Mensagempor fernanrei » terça nov 14, 2017 4:56 pm

RubenGMelo
Reinado D.João VI
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » terça nov 14, 2017 5:43 pm

tm1950 Escreveu:Mas prefiro fazer uma selecção mais rigorosa ao comprar, que evite posteriores intervenções.

Este é o melhor conselho que lhe podem dar!! É preferível ter poucas moedas mas boas do que muitas mas más!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

fernanrei
Reinado D.Filipe I

Mensagempor fernanrei » terça nov 14, 2017 7:59 pm

R: deve garantir que não existem vestígios de qualquer elemento que possa potenciar a corrosão tais como; humidade, vestígios de ácidos orgânicos provenientes da gordura humana deixada durante o manuseamento, partículas de origem plástica e vestígios de pó que geralmente contém micro partículas muito agressivas. Pode lavar com água morna e sabão e depois secar bem com um secador e antes de colocar no alvéolo pode sempre passar por um pano de algodão sem exercer fricção.
R: Se as moedas estiverem em bom estado, desde que bem acondicionadas o uso de qualquer agente protector acaba por ser supérfluo, mas em moedas de cobre ou bronze que já tenham estado expostas a elementos corrosivos, o uso de vaselina neutra ou cera própria reforça a protecção, mas por vezes pode deixar algum brilho pouco natural...
R: Existem folhas para álbum A5 ou A4 próprias para guardar alvéolos.
R: A limpeza é inversamente proporcional ao valor da moeda, salvo raras excepções. Sempre que se limpa uma moeda, ela adquire um aspecto pouco natural que não espelha a verdadeira idade. Há moedas que depois de limpas e apesar de ficarem bonitas, perdem todo o charme que alimenta a atractividade da mesma, mas mesmo assim existem numismas que podem ser limpos, mas apenas para denunciar os pormenores suficientes para a identificação...

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes