Alvéolos Hartberger vs Leuchtturm

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

dmoura
Reinado D.José
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Alvéolos Hartberger vs Leuchtturm

Mensagempor dmoura » quinta jan 04, 2018 7:09 pm

Muito já se tem falado ao longo dos tempos neste forúm sobre o material por cada um utilizado e as suas principais características, identificando prós e contras de cada um.

À muitos anos que utilizo alvéolos Leuchtturm sem ter tido até hoje qualquer problema de maior identificado, quer seja descolamento/abertura deste ou degradação fisicamente visível. Substitui tudo o que tinha cá por casa em alvéolos de agrafar sendo que os alvéolos autocolantes mais antigos que tenho terão cerca de 10 anos.

À uns meses, na impossibilidade de comprar como de costume os da Leuchtturm optei por comprar Hartberger.

Que acham os colegas da comparação entre os dois tipos? O sistema de descolamento da protecção do adesivo na Leuchtturm parece-me ser muito mais simples do que os Hartberger. Todavia a cola destes parece mais forte. O local onde está a cola no alvéolo também é diferente parecendo-me que dificulta mis colocar a moeda no local com cola do que anteriormente no local só com o plástico. O facto de a pelicula da Leuchtturm proteger o alvéolo todo quando armazenado parece-me também uma vantagem.

Bem, em jeito de conclusão, o que acham de uns e outros e já agora, se semelhantes entre si, onde posso encontrar os "velhinhos" Leuchtturm ;)

Desde já obrigado :green:
D. Moura

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Alvéolos Hartberger vs Leuchtturm

Mensagempor jdickson » quinta jan 04, 2018 8:35 pm

Estou a substituir TODOS os meus alvéolos Leuchtturm pelos Hartberger. A razão está aqui: viewtopic.php?f=12&t=118986

soga80
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » quinta jan 04, 2018 9:27 pm

:thumbupleft:

RubenGMelo
Reinado D.Afonso VI
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » quinta jan 04, 2018 10:20 pm

Não faço colecção de moedas apesar de ter algumas que vou achando com o detector mas na minha colecção de notas utilizo álbum Gigant, com separadores e folhas pretas da Leuchtturm, com estojos de notas premiun da mesma marca! E posso dizer que quer visualmente quer ao nível de acondicionamento estou extranamente agradado com o resultado! Até agora nunca vi nada de nefasto!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

dmoura
Reinado D.José
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Mensagempor dmoura » sábado jan 06, 2018 8:21 pm

E a maneira de colocar as moedas nos alvéolos? Em quais consideram mais fácil? Os hartberger custam bastante a descolar por exemplo. Alguém tem alvéolos destes à muito tempo?
D. Moura

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » sábado jan 06, 2018 8:55 pm

Nas caixas as moedas ficam ao alto e a possibilidade de os alvéolos abrirem é maior devido à pressão exercida pela moeda. Por vezes, passado algum tempo começam a abrir. Quer os hartberger quer os de outas marcas. Recentemente, tenho posto mais cola (UHM) na zona de colagem.
Parece-me que melhora, mas não tenho conclusões definitivas.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes