Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Mensagempor numisiuris » sexta jan 05, 2018 11:41 am

Há algum bem actualmente que se adquira por um cêntimo?

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Mensagempor fernanrei » sexta jan 05, 2018 2:15 pm

:think: não me parece que existam bens indivisíveis transacionados por esse valor, mas dependendo da criatividade e da necessidade talvez uma folha de papel fique perto :D . Mas agora pergunto eu, e é para existirem bens com o valor da mais pequena fração da nossa moeda?
:D FMMRei :D

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Mensagempor RubenGMelo » sexta jan 05, 2018 2:52 pm

Como estou numa fase de comprar fraldas e toalhitas para bebés, posso dizer que UMA toalhita custa 1 cêntimo!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » sexta jan 05, 2018 3:25 pm

Eh lá, eu nem sabia que se vendiam toalhitas avulsas... Será que na Alemanha também se vendem toalhitas a um cêntimo? Mas a questão é outra. Será que a moeda fraccionária do sistema tem que servir para pagar algo divisível, ou servirá principalmente para pagar o remanescente de um preço global e ajustar trocos? Imagine-se que, por exemplo, o preço do quilo do pão, ao tempo de D. Dinis, fosse de 6 soldos, 11 dinheiros e uma mealha? Será que teria necessariamente que se poder comprar algo com uma mealha para elas existirem? Bem, talvez se encontrasse o alfinete, como hoje se encontra a toalhita. ;)

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sexta jan 05, 2018 3:28 pm

Em algumas lojas de ferragens, há peças individuais - parafusos e porcas, por exemplo - que são vendidas a 1 cêntimo, e podes comprar, teoricamente, só um, avulso (ou seja, não é preciso comprar por grosso).

Em termos reais - já me aconteceu pedir um parafuso X para substituir qualquer coisa, mas nunca paguei esse cêntimo, deram-me o parafuso :D
MCarvalho

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sexta jan 05, 2018 3:31 pm

numisiuris Escreveu:ou servirá principalmente para pagar o remanescente de um preço global e ajustar trocos?

Essa é a principal função.
Ainda no tempo dos escudos havia 2$50 que serviam praticamente só para ajustar trocos.
Penso que a moeda de 4 centavos da I República serviu só para isso, porque havia ainda valores de conta em nomeações pré-decimais (em patacos, por exemplo).
MCarvalho

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » sexta jan 05, 2018 3:52 pm

MCarvalho Escreveu:Em algumas lojas de ferragens, há peças individuais - parafusos e porcas, por exemplo - que são vendidas a 1 cêntimo, e podes comprar, teoricamente, só um, avulso (ou seja, não é preciso comprar por grosso).

Em termos reais - já me aconteceu pedir um parafuso X para substituir qualquer coisa, mas nunca paguei esse cêntimo, deram-me o parafuso :D

:erofl:

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » sexta jan 05, 2018 3:53 pm

numisiuris Escreveu:Eh lá, eu nem sabia que se vendiam toalhitas avulsas... Será que na Alemanha também se vendem toalhitas a um cêntimo? Mas a questão é outra. Será que a moeda fraccionária do sistema tem que servir para pagar algo divisível, ou servirá principalmente para pagar o remanescente de um preço global e ajustar trocos? Imagine-se que, por exemplo, o preço do quilo do pão, ao tempo de D. Dinis, fosse de 6 soldos, 11 dinheiros e uma mealha? Será que teria necessariamente que se poder comprar algo com uma mealha para elas existirem? Bem, talvez se encontrasse o alfinete, como hoje se encontra a toalhita. ;)

:thumbupleft:

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » sábado jan 06, 2018 6:01 pm

Tenho uma opinião muito radical relativamente às moedas de 1 e 2 cêntimos, pura e simplesmente acabava com elas! Tenho quase a certeza que o custo de produção destas duas moedas deverá ser enorme relativamente ao que valem!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » sábado jan 06, 2018 7:27 pm

RubenGMelo Escreveu:Tenho uma opinião muito radical relativamente às moedas de 1 e 2 cêntimos, pura e simplesmente acabava com elas! Tenho quase a certeza que o custo de produção destas duas moedas deverá ser enorme relativamente ao que valem!

Caro ilustre, essas moedas são fracções que de uma forma ou de outra fazem falta, porque se não existissem todos os dias seriam criados conflitos comerciais muito complicados. Ora vejamos, sempre que se aplicam taxas e mais taxas também elas fraccionadas as contas resultantes muitas vezes dão valores que geram a obrigatoriedade da devolução de valores correspondentes a essas fracções da Unidade monetária. Sei que estará a pensar "ora então criem-se taxas de valores inteiros", pois, se isso fosse possível seria a solução, mas infelizmente a variáveis são tantas que na maior parte das vezes os valores apurados são numerais mistos. Existe sempre a possibilidade de acertos, mas sabe que isso deixa sempre uma parte beneficiada e outra prejudicada e a alternância não passa de uma utopia. Quanto à possibilidade de essas moedas apenas existirem no meio digital, só se todas as transacções comerciais usassem apenas esse meio de pagamento. Cumprimentos :beer:

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante