Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

fernanrei
Reinado D.Afonso IV
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Mensagempor fernanrei » terça jan 09, 2018 6:49 am

numisiuris Escreveu:Eu sou um bocado atrasado, fadado à extinção e porventura desadequado. Acredito mais em liberdade do que em ética. A ética é por definição possibilitadora do conjunto e mais, ou menos, opressora do indivíduo. A liberdade, responsável, não impossibilita o conjunto, mas atrasa-o. A questão é mesmo perceber para onde vamos. Diziam uns tipos duvidosos que estávamos numa "road to nowhere". O Sísifo, não faço ideia do que ande a fazer. Mas se lhe dá gosto... No que à moeda diz respeito, acho que ninguém deveria ser obrigado a ter uma conta bancária. O todo que tivesse calma e que desse espaço ao indivíduo. Que lhe chamasse burro se quisesse, mas que não o forçasse à extinção. Resta ir cantarolando... É de si absurdo também. E a única coisa a fazer, visto que o todo vai sempre ganhar. E estará sempre mais correcto. Afinal de contas, é "o todo". Ou o "quase todo". Peanuts... E viva o Darwin! :angel:

Assino por baixo, quase em tudo :D. É bom saber que ainda há quem veja e compreenda os dois lados, mas fico um nadinha triste por ainda existir quem defenda apenas uma delas :(
:D FMMRei :D

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Curiosidade sobre a moeda fraccionária de um modo geral e com relativa pertinência

Mensagempor euoutravez » terça jan 09, 2018 8:54 am

euoutravez Escreveu:A meu ver será a sociedade a desligar-se dela, não poderá, nem será nunca uma imposição estatal..

euoutravez Escreveu:Hoje em dia todos temos uma conta e pagamos por isso, não porque somos obrigados, mas porque a necessidade de acessibilidade ao dinheiro assim o impõe

Enfim eu pensava que ninguém era obrigado a estar ligado à rede electrica, ou a ter àgua da rede, ou um telemóvel, enfim, eu falo da forma física do pagamento e de um serviço opcional e vocês falam de liberdades individuais, a conclusão é que estaremos a falar de coisa diferentes..

Além de que eu nunca tive a opção de não usar moeda, foi a sociedade que decidiu atribuir valor ao metal, não vejo qual a diferença aqui. Nunca tive essa liberdade individual.. Querem que o estado seja o fornecedor do serviço e paga-mo-lo em impostos, como pagamos a cunhagem de moeda? Talvez, não vejo vantagem, nem desvantagem..

Eu estou a discutir a forma de pagamento, não se devemos ter contas bancárias, isso cada um sabe de si, há colchões para todos os tamanhos!!!

fernanrei
Reinado D.Afonso IV
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça jan 09, 2018 10:42 am

euoutravez Escreveu:
euoutravez Escreveu:A meu ver será a sociedade a desligar-se dela, não poderá, nem será nunca uma imposição estatal..

euoutravez Escreveu:Hoje em dia todos temos uma conta e pagamos por isso, não porque somos obrigados, mas porque a necessidade de acessibilidade ao dinheiro assim o impõe

Enfim eu pensava que ninguém era obrigado a estar ligado à rede electrica, ou a ter àgua da rede, ou um telemóvel, enfim, eu falo da forma física do pagamento e de um serviço opcional e vocês falam de liberdades individuais, a conclusão é que estaremos a falar de coisa diferentes..

Além de que eu nunca tive a opção de não usar moeda, foi a sociedade que decidiu atribuir valor ao metal, não vejo qual a diferença aqui. Nunca tive essa liberdade individual.. Querem que o estado seja o fornecedor do serviço e paga-mo-lo em impostos, como pagamos a cunhagem de moeda? Talvez, não vejo vantagem, nem desvantagem..

Eu estou a discutir a forma de pagamento, não se devemos ter contas bancárias, isso cada um sabe de si, há colchões para todos os tamanhos!!!

Caro ilustre, eu aceito e compreendo a sua forma de pensar e na maior parte concordo consigo. A sua maturidade intelectual flui no sentido correto mas a meu ver um bocadinho rápido de mais para a nossa sociedade atual, mas não quero dizer com isso que está errado, apenas raciocina de uma forma demasiado complexa para os mecanismos sociais em vigor. Acredito que as tendências evolutivas caminhem no sentido do que refere, mas não há certezas absolutas e a qualquer momento tanto o vetor direcional como o de sentido podem mudar, porque existem patamares de reflecção no progresso que obriga inevitavelmente o ser humano a mudar radicalmente o seu comportamento. :think: . Agradeço a sua partilha intelectual de variadíssimos temas e aproveito para afirmar que respeito muito o seu ponto de vista, o que é bastante útil nos dias que correm, porque cada vez é mais difícil tomar decisões e conhecendo outros pontos de vista ajuda na descodificação dos aspetos latentes nas variadas comunidades. :green:
:D FMMRei :D

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes