Restauro de moedas profissional

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

pmborges
Reinado D.Afonso IV
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

Re: Restauro de moedas profissional

Mensagempor pmborges » quarta jan 24, 2018 12:53 pm

Sou da opinião que há casos e casos.
Esses casos drásticos que aparecem no site não são meros restauros, já são reconstruções da moeda e não os acho positivos.
Mesmo quem veja isto pelo lado do investimento é mau, pois quando havia apenas um X número reduzido de moedas num EC elevado, de repente se a moda pega passam a haver muitas mais. O que é que acontece ao mercado? Os preços caiem a pique !!!
Independentemente do gosto pela Numismática, face aos investimentos que muitos de nós fazemos é sempre bom saber que as moedas no mínimo continuam a valer o que pagamos por elas.

Outra coisa diferente são aqueles casos que os ourives dão cabo das moedas como o exemplo que o Celso deu.
Outro exemplo que para mim também justifica um restauro são todos os casos em que algo acontece à moeda não no período de circulação normal, mas sim quando já é objecto de coleção(EX: ao manusear uma moeda de ouro ela cai ao chão e faz uma mossa no bordo)

fernanrei
Reinado D.Afonso II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » quarta jan 24, 2018 1:41 pm

pmborges Escreveu:Sou da opinião que há casos e casos.
Esses casos drásticos que aparecem no site não são meros restauros, já são reconstruções da moeda e não os acho positivos.
Mesmo quem veja isto pelo lado do investimento é mau, pois quando havia apenas um X número reduzido de moedas num EC elevado, de repente se a moda pega passam a haver muitas mais. O que é que acontece ao mercado? Os preços caiem a pique !!!
Independentemente do gosto pela Numismática, face aos investimentos que muitos de nós fazemos é sempre bom saber que as moedas no mínimo continuam a valer o que pagamos por elas.

Outra coisa diferente são aqueles casos que os ourives dão cabo das moedas como o exemplo que o Celso deu.
Outro exemplo que para mim também justifica um restauro são todos os casos em que algo acontece à moeda não no período de circulação normal, mas sim quando já é objecto de coleção(EX: ao manusear uma moeda de ouro ela cai ao chão e faz uma mossa no bordo)

Assino por baixo :thumbupleft:
:D FMMRei :D

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Contacto:

Mensagempor José Almeida » quarta jan 24, 2018 2:00 pm

Também concordo com o Pedro :thumbs:

Eu não conheço nenhum Numismata que goste de moedas reconstruídas, este processo na cunhagem manual é muito perigoso!!
Compro moedas, medalhas, notas, postais, selos etc . Contactos 914127863 / josealporto@hotmail.com

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

josesaraiva66
Senhor Escudo da I República
Registado: quarta jan 24, 2018 9:05 am

Mensagempor josesaraiva66 » quarta jan 24, 2018 2:21 pm

Concordo plenamente MCarvalho, já agora quem regulamenta o restauro das moedas em Portugal e quem regulamenta o coleccionismo de numismatica?

pedrolas123
Senhor Escudo da I República
Registado: segunda jan 22, 2018 11:48 am

Mensagempor pedrolas123 » quarta jan 24, 2018 2:27 pm

José Almeida Escreveu:Também concordo com o Pedro :thumbs:

Eu não conheço nenhum Numismata que goste de moedas reconstruídas, este processo na cunhagem manual é muito perigoso!!

ai não? mas olhe que quem recorre a estes serviços são exatamente os numismatas...

https://gph.is/1NOMJAr

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » quarta jan 24, 2018 2:37 pm

Caro Pedrolas,
Esta oferta não é nova. Sempre houve restauros. Não há aqui novidade absolutamente nenhuma. Os restauros são menos comuns hoje e apenas se justificam em situações muito específicas.

Caso entenda o contrário, tem à sua frente uma oportunidade de negócio única: Compre moedas estragadas, restaure e venda. Apenas peço que seja honesto e, quando vender, mostre as fotos antes e depois do restauro, indicando claramente que a moeda foi restaurada. Como dizem os ingleses: "put your money where your mouth is".

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » quarta jan 24, 2018 3:08 pm

Parece-me bem, sou da opinião que estas coisas devem ser feitas assim de modo muito claro e profissional! Espero que a empresa tenha sucesso! Existem casos em que o restauro é uma mais valia, outros em que é simplesmente uma viciação da moeda para a valorizar, apenas não concordo nada com os restauros tipo de um Filipe fazerem um Henrique, etc. O encordoamento também me faz confusão, tira a história de cerceio à moeda, mas gostos são gostos. No geral, acho mesmo muito bem. :beer:

pmborges
Reinado D.Afonso IV
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am

Mensagempor pmborges » quarta jan 24, 2018 3:15 pm

RuiFB Escreveu:Parece-me bem, sou da opinião que estas coisas devem ser feitas assim de modo muito claro e profissional! Espero que a empresa tenha sucesso! Existem casos em que o restauro é uma mais valia, outros em que é simplesmente uma viciação da moeda para a valorizar, apenas não concordo nada com os restauros tipo de um Filipe fazerem um Henrique, etc. O encordoamento também me faz confusão, tira a história de cerceio à moeda, mas gostos são gostos. No geral, acho mesmo muito bem. :beer:

Imaginava-te mais conservador neste assunto :D
Mas concordas que de uma chapa façam uma moeda? É que tens ali casos em que a moeda é totalmente reconstruída. :erofl:
Outra situação que também compreendo um restauro são a retirada de pequenos riscos no campo da moeda, acho que não se chega a passar aquela linha entre restauro e reconstrução.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta jan 24, 2018 4:39 pm

O Pedrolas aparece no fórum verde, com um perfil que ostenta apenas uma mensagem, num post com assunto semelhante, a falar de publicidade: http://www.numismatas.com/phpBB3/viewto ... 74#p194774

Aqui, registou-se apenas para falar neste tópico.

Que grande pedrola no charco. Mas a publicidade foi conseguida de certo. Eu furos não tapo. Solda sei tirar. Modificar o estilo de uma moeda com intervenções deploráveis é coisa que não vou fazer. Recordo que o estilo é a marca da originalidade de uma moeda. Quando ele sai afectado, a originalidade fica posta em causa. Não me parece que um restauro, devidamente conhecido e documentado, possa aumentar o valor de uma moeda. Se for sonegado e não detectado, bem, aí talvez. Mas isso parece-me burla, ou não? Eu acho bem que se faça às claras. Mas que se perceba também que não há milagres. Podem é criar-se híbridos entre cunhagens da Índia e de Portugal. :angel:
Imagem
upload picture

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » quarta jan 24, 2018 5:02 pm

Isto é uma caixa de pandora, traçar a linha do que é aceitável ou inaceitável será difícil, ainda mais se o vendedor não for um individuo sério!

Na Notafilia o simples facto de passar o ferro por cima, já me fez passar dos carretos. É certo que o restauro de uma nota é difícil e com alguma atenção e experiência, nota-se.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes