Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda dez 17, 2018 4:39 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 118 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 12 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jan 24, 2018 5:19 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta jan 24, 2018 9:05 am
Imaginem o mosteiro dos Jerônimos ou o convento de Mafra que ja sofreram inúmeras reformas ao longo dos anos e não foi por isso que perderam o valor histórico de centenas de anos. Se não fossem intervencionados ter-se-ia perdido a história daqueles monumentos. Com as moedas é a mesma coisa.

MensagemEnviado: quarta jan 24, 2018 5:40 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Peço desculpa, mas sem querer apaguei o último post, peço ao autor do mesmo as mais sinceras desculpas, vou tentar recuperar.

Em vez de clicar quote, cliquei editar e alterei o conteúdo do mesmo a pensar que estava a colocar um post meu, com citação.

Era um post do Pedrolas123 em que o mesmo referia que tinha aparecido a comentar este post, apenas porque lhe chamou a atenção.

As minhas mais sinceras desculpas ao autor.

MensagemEnviado: quarta jan 24, 2018 5:53 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Sem problema Paulo. O Pedrolas perguntava-me se eu andava à procura dele. Há casos piores de edições, quando certos users sistematicamente apagam as calinadas que cometem para ficar bem na fotografia. E quando outros users maquilham os posts de outros users e por aí em diante. Lembro-me de um post sobre duplas batidas, por exemplo. Fica tudo nos registos de moderação... ;) Depois lêm-se os posts e eles não fazem sentido. Eu sou contra qualquer tipo de maquilhagens. Sei quem as faz e quem as não faz. Já disse muitas asneiradas e não as retiro. Dou o corpo às balas. Há quem esteja sempre mais preocupado em parecer. ;)

Imagem

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 8:42 am 
Desligado

Registado: segunda jan 22, 2018 11:48 am
numisiuris Escreveu:
Sem problema Paulo. O Pedrolas perguntava-me se eu andava à procura dele. Há casos piores de edições, quando certos users sistematicamente apagam as calinadas que cometem para ficar bem na fotografia. E quando outros users maquilham os posts de outros users e por aí em diante. Lembro-me de um post sobre duplas batidas, por exemplo. Fica tudo nos registos de moderação... ;) Depois lêm-se os posts e eles não fazem sentido. Eu sou contra qualquer tipo de maquilhagens. Sei quem as faz e quem as não faz. Já disse muitas asneiradas e não as retiro. Dou o corpo às balas. Há quem esteja sempre mais preocupado em parecer. ;)

Imagem

Que polémica que para aqui vai...
Até já um tópico de votação foi criado. Só atesta a razão dos meus posts :erofl:

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 9:13 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
josesaraiva66 Escreveu:
Imaginem o mosteiro dos Jerônimos ou o convento de Mafra que ja sofreram inúmeras reformas ao longo dos anos e não foi por isso que perderam o valor histórico de centenas de anos. Se não fossem intervencionados ter-se-ia perdido a história daqueles monumentos. Com as moedas é a mesma coisa.

Caro amigo, comparar moedas com edifícios históricos é a mesma coisa que comparar uma viagem de Lisboa ao porto com uma viagem à lua. na síntese é viajar sem dúvida, mas existem claras diferenças. Se ler todos os tópicos vai reparar que existem comentários que anuem determinadas intervenções nas moedas e em situações específicas, que visam recuperar ou limitar o efeito agressivo dos elementos, mas de forma alguma se compactua com situações em que se alteram as características gerais impostas pela idade do numisma. Não quero com este comentário alterar a sua forma de pensar, nem tão puco desrespeitar a sua tomada de posição, mas quero que compreenda que neste local coabita o hábito de partilha cultural construtivo e a base do sucesso deve-se à maturidade social dos participantes. Cumprimentos caro ilustre :thumbupleft:

Última edição por fernanrei em quinta jan 25, 2018 1:24 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 10:57 am 
Desligado

Se uma moeda antiga já está em mau estado de conservação a passagem do tempo pode fazer com que essa moeda se torne obsoleta e passa ser uma chapa. Preferia uma chapa com um valor historico, ou uma moeda ainda que restaurada tenha valor histórico e comercial?

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 11:02 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Não queiram comparar monumentos com moedas...

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 11:50 am 
Desligado
Reinado D.João III

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
josesaraiva66 Escreveu:

Acho que está a confundir conservação e restauro!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 11:59 am 
Desligado

e o restauro não serve para conservar?

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2018 12:16 pm 
Desligado
Reinado D.João III

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
josesaraiva66 Escreveu:
e o restauro não serve para conservar?

Serve sim senhor não digo ao contrário, mas o restauro pode levar a uma deturpação artística ou histórica da obra, enquanto a conservação previne e evita, a perpetuação do dano ou danos, mantendo a identidade da peça! Não sei se fui muito claro, mas é a minha interpretação/diferença entre restauro e conservação.

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 118 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 3 4 5 6 7 ... 12 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal