Bricolage (vou ficar com as orelhas a arder)

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mmatos
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Bricolage (vou ficar com as orelhas a arder)

Mensagempor Mmatos » segunda jan 22, 2018 7:57 pm

Chegaram até às minhas mãos estes "objectos":

ImagemImagem
ImagemImagem

Como só gosto do conteúdo e não do que lhe colocaram à volta, fui dar uma vista de olhos pela Net a ver o que era possível fazer, e encontrei isto:

https://www.youtube.com/watch?v=0YzeB0a_B9U (clicar no link para ver)

Como achei que era um bocado "bruto" de mais, fui buscar isto:

Imagem

E no fim fiquei com isto:

Imagem

E hoje não coloco fotos, só do conteúdo, pois tenho de as tirar com luz natural. :2evil:

soga80
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Re: Bricolage (vou ficar com as orelhas a arder)

Mensagempor soga80 » segunda jan 22, 2018 8:09 pm

Infelizmente é um caixão salvo seja claro...

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » segunda jan 22, 2018 9:13 pm

Com esta maquineta, realmente o trabalho fica facilitado!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

fernanrei
Reinado D.Afonso II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » segunda jan 22, 2018 9:44 pm

Tenha é cuidado com os dedos, essa coisa é capaz de limpar as unhas e a cabeça dos dedos muito facilmente :biglaugh:
:D FMMRei :D

Monge
Reinado D.Fernando
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagempor Monge » segunda jan 22, 2018 9:49 pm

Mais que uma vez comprei uma moeda assim.
Olho para ela e custa-me dar a martelada.
Porém, quanto mais olho, mais me parece que comprei um pisa-papéis.
Não resisto mais! Leva mesmo a martelada.
Pronto! Agora sim! Já tenho uma moeda que posso pesar, medir, fotografar...

KOS
Reinado D.Afonso V
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am

Mensagempor KOS » segunda jan 22, 2018 9:53 pm

Eu nao tenho nada particularmente contra "caixões" de moedas. Até tenho pensado em meter algumas a certificar para ser honesto.

Mas admitindo que a certificação não é algo que me tire o sono, posso mandar ou não, gostava de perceber porque fez o que fez a uma moeda, que apesar de tudo e para os devidos efeitos só valoriza de estar nessa caixa! Apenas porque gosta de sentir o conteúdo?

Quanto ao resto... boa ferramenta para o efeito ;)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Mmatos
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Mensagempor Mmatos » segunda jan 22, 2018 10:16 pm

KOS Escreveu:... gostava de perceber porque fez o que fez a uma moeda, que apesar de tudo e para os devidos efeitos só valoriza de estar nessa caixa! Apenas porque gosta de sentir o conteúdo?

Eu sou coleccionador de moedas e não de "caixões". Gosto de ter a moeda na mão, senti-la, observá-la e se for necessário até cheirá-la :) . Essas coisas que os americanos inventaram são só mais um meio de fazer negócio e não acrescentam nada à moeda. E pelo que temos visto por diversas vezes, chegam a certificar moedas falsas.

soga80
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm

Mensagempor soga80 » segunda jan 22, 2018 10:24 pm

Concordo com os amigos... é melhor mesmo tratar dela se necessário...

KOS
Reinado D.Afonso V
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am

Mensagempor KOS » segunda jan 22, 2018 10:26 pm

Mmatos Escreveu:
KOS Escreveu:... gostava de perceber porque fez o que fez a uma moeda, que apesar de tudo e para os devidos efeitos só valoriza de estar nessa caixa! Apenas porque gosta de sentir o conteúdo?

Eu sou coleccionador de moedas e não de "caixões". Gosto de ter a moeda na mão, senti-la, observá-la e se for necessário até cheirá-la :) . Essas coisas que os americanos inventaram são só mais um meio de fazer negócio e não acrescentam nada à moeda. E pelo que temos visto por diversas vezes, chegam a certificar moedas falsas.

Não acompanho ao pormenor o mercado das caixas ;) pelo que desconheço certificação de falsas... se assim for... é lamentável! Até ver, não tenho caixas, e confesso que o que mais me atrai, é o facto de elas poderem ficar "estanques" livres de perigos... :rotate:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagempor jdickson » terça jan 23, 2018 1:12 am

LOL! :erofl: :erofl: :erofl:
Tenho para cima de 50 etiquetas de certificação, que guardei, após ter dado o "tratamento" que se vê no vídeo!
Por outro lado, tenho exemplares que mando certificar... estarei maluco? :1zhelp: :1zhelp: :1zhelp:
Eu explico: há certos exemplares certificados que adquiri, em relação aos quais me apercebi que paguei um "prémio" pelo facto de estarem certificados com um grade elevado. Nesses casos, sentir-me-ia estúpido por estar a liquidar valor, ao destruir os "caixões". Por exemplo, tenho uns 10 reis D. Luís Açores, MS-66, top grade, o que eu não valorizo especialmente por essa razão. Comprei porque a moeda é lindíssima, não pelo top grade. Mas libertar a moeda significa estar a deitar dinheiro fora e, apesar de toda a irracionalidade que envolve o coleccionismo, há limites...ora, se há coisa que eu prezo, é a coerência da minha colecção e a lógica na sua organização e visionamento e se há coisa que detesto, é ter moedas que deviam estar juntas, espalhadas seja porque razão for. E como juntar moedas certificadas com as que não o estão? Não é possível...
Dessa forma, há certas moedas que coleciono certificadas e apenas essas. Exemplo: os cobres dos Açores de D. Luís e D. Carlos (razões acima descritas) e, pela mesma razão, as moedas de cunhagem mecânica da monarquia da Índia. Pela mesma razão coleciono certificadas moedas italianas de prata da primeira metade do século, moedas do Haiti, certas moedas de certas ex-colónias francesas, as da África Oriental Alemã, etc. Por outra razão (o não caber nas cápsulas), coleciono patacos certificados. E ainda mandei certificar certos casos especiais: o ferro de 2 centavos para ficar em ambiente estanque, uns 3 reais de D. João III que "destoavam" dos restantes, por ter um EC tão acima da média, uns 2 vinténs de D. Afonso VI que podiam ser falsos, etc.
Mas a vasta maioria está livre de apertos e assim irá continuar! :beer:

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes