Velhas referências e seu valor atual

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Velhas referências e seu valor atual

#1 Mensagem por doliveirarod » terça jan 23, 2018 6:40 pm

Ao adquirir peças de velhas coleções, muitas vezes pegamos também as velhas referências de donos anteriores, envelopes, anotações, livros, etc...
Já peguei vários envelopes e anotações, vão de referências simples das leiloarias que vendem, a envelopes bem antigos e pessoais. No início da coleção não dava importância, mas isso se revelou, afinal, um erro. Hoje arquivo todos.
Entre os vários que guardei, deixo três que achei bem pessoais:

Imagem

Eram dos colecionadores que vieram antes de mim. Nesses dias de falsificações correntes, esses velhos envelopes servem de testemunhos, de referência quanto à época em que essas moedas já estavam no mercado e quem as possuía. Eles me transmitem segurança, além de ser uma bela curiosidade, que acaba também valorizando a coleção!

A primeira peça vem com uma anotação da década de 50. Traz uma breve classificação, e no verso a data da compra; 20 IX 1950, o local; algum lugar na Alemanha ou Áustria, e o valor pago; 5, shillings ou marcos... Descobri o nome desse colecionador, era Karl Pollak, bem conhecido nos meios, já falecido.

A segunda é um espetáculo à parte. Veio num elegante envelope de papel antigo, com letras de bico de pena. Diria que está acondicionada dessa forma desde a década de 30 ou 40, talvez antes!

A última é uma anotação em papel bem velho, em bico de pena também. O papel foi aproveitado, pois no verso há resquícios de um desenho a lápis, coisa de um tempo em que o papel não era algo que se jogasse fora tão facilmente, como hoje em dia. Diria que é de meados do séc. XIX para seu final.

Tenho minha própria forma de acondicionamento, mas guardo todas essas anotações junto com as moedas nos meus envelopes, que um dia creio que também servirão como referência para quem ficar com minhas peças, quando eu já não morar nesse mundo, como as pessoas que deixaram esses escritos.

:)


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Velhas referências e seu valor atual

#2 Mensagem por jdickson » terça jan 23, 2018 7:25 pm

Bem visto, Fabiano.
Essas peças de história são um excelente complemento às moedas em si mesmas e são quase...ternurentas! :clap3:

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Velhas referências e seu valor atual

#3 Mensagem por paulj » terça jan 23, 2018 7:51 pm

Faz muito bem em guardar esses pedaços de História, fazem parte da" memória" dessas moedas.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Velhas referências e seu valor atual

#4 Mensagem por numisiuris » terça jan 23, 2018 9:20 pm

Algumas moedas que tenho comprado vêm acompanhadas dos papéis em forma de círculo que as acompanhavam e identificavam no moedeiro. Guardo sempre também.

Imagem

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Velhas referências e seu valor atual

#5 Mensagem por soga80 » terça jan 23, 2018 9:46 pm

Nunca é demais... :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11033
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Velhas referências e seu valor atual

#6 Mensagem por fernanrei » quarta jan 24, 2018 9:08 am

A história só se conhece se alguém a contar ou registar :D . Fazem muito bem em guardar essas referências, que mais tarde podem servir como base de apoio para contar a história de qualquer uma dessas moedas.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Numismática em geral”