Acerca da caracterização das Barbudas

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mmatos
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Acerca da caracterização das Barbudas

Mensagempor Mmatos » sábado mar 24, 2018 11:24 am

Como mostrei noutro tópico ( viewtopic.php?style=2&f=126&t=120901&p=862525#p862525 ) tenho agora uma Barbuda em minha posse e como para um coleccionador ter um espécime novo na colecção é como dar um brinquedo novo a uma criança, tenho andado a analisar milimétricamente o exemplar. No livro "Moedas de D. Fernando" o autor descreve a gravura do anverso deste exemplar que pertence ao conjunto 3 - subtipo I como "o perfil da viseira tem a forma de um quadrado e em que a protecção da face foi desenhada de modo a sugerir um gradeamento cruzado" (pág. 119). Observando bem o meu exemplar e tendo a sorte de o desgaste ser reduzido nessa zona, dá para ver perfeitamente que o que lá está desenhado é uma Cruz da Ordem de Cristo e não um gradeamento cruzado:

barb a (1) porm.JPG

Andei à procura de outros exemplares na Net e o gradeamento cruzado parece ser realidade, ou então o desgaste não permite que se vislumbre a cruz. Qual a vossa opinião ?

100olymp63.jpg
Barbudas.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Acerca da caracterização das Barbudas

Mensagempor numisiuris » sábado mar 24, 2018 4:49 pm

Eu penso que na tua moeda está mesmo a cruz de cristo, ao passo que na maioria das barbudas aparece esse gradeamento no elmo. Acho que acabaste de descobrir uma nova variante e acho que o teu olho clínico faz muita falta ao estudo da moeda batida. Fiz uma pesquisa rápida e encontrei este exemplar, que me parece também ter a cruz. Era importante fazer uma base de dados destas moedas para ver se aparecem muitas ou poucas com este pormenor.
Imagem

Mmatos
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Re: Acerca da caracterização das Barbudas

Mensagempor Mmatos » sábado mar 24, 2018 5:22 pm

numisiuris Escreveu:... Fiz uma pesquisa rápida e encontrei este exemplar, que me parece também ter a cruz.

Sim, Iúri, tens razão. E o cunho não é o mesmo da minha, mas o gravador deve ter sido o mesmo pois o estilo é muito parecido.

Voltar para “Numismática em geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes