Como avaliar o valor das moedas?

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
Beatriz
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: terça mar 27, 2018 4:27 pm

Como avaliar o valor das moedas?

#1 Mensagem por Beatriz » sexta mar 30, 2018 2:07 pm

Boa tarde!

Vi que tenho moedas que são procuradas por algumas pessoas e que há quem tenha moedas que me interessam. No entanto, não faço a mínima ideia do valor das moedas e queria muito não ser enganada ahah Gostava de saber se há algum site que recomendem ou se há alguma forma fácil de, em casa, conseguir avaliar as moedas.

Antes comprava anualmente o livro que dizia os valores das moedas portuguesas, mas para mim é muito limitativo e sinto que está um pouco ultrapassado. Vejo que algumas pessoas publicam aqui fotografias das moedas e obtêm a ajuda, mas são tantas as moedas para as quais preciso de ajuda e não vos queria maçar com isso...

Obrigada e boa páscoa!



jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#2 Mensagem por jdickson » sexta mar 30, 2018 3:01 pm

Beatriz Escreveu:Boa tarde!

Vi que tenho moedas que são procuradas por algumas pessoas e que há quem tenha moedas que me interessam. No entanto, não faço a mínima ideia do valor das moedas e queria muito não ser enganada ahah Gostava de saber se há algum site que recomendem ou se há alguma forma fácil de, em casa, conseguir avaliar as moedas.

Antes comprava anualmente o livro que dizia os valores das moedas portuguesas, mas para mim é muito limitativo e sinto que está um pouco ultrapassado. Vejo que algumas pessoas publicam aqui fotografias das moedas e obtêm a ajuda, mas são tantas as moedas para as quais preciso de ajuda e não vos queria maçar com isso...

Obrigada e boa páscoa!
Os anuários não estão ultrapassados, na medida em que não apresentam variações relevantes de uns para os outros, nos últimos anos. Continuam a ter as mesmas limitações de sempre, que é um certo desfasamento em relação à realidade, apresentando, geralmente, sobrevalorizações de estados inferiores e subvalorizações de estados superiores (neste caso, refiro-me essencialmente ao estado de "soberba").
Melhor do que os valores dos livros/anuários, só perguntando directamente a pessoas com experiência, mostrando as moedas ou colocando aqui, no fórum.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#3 Mensagem por silvio2 » sexta mar 30, 2018 3:02 pm

Beatriz Escreveu:Boa tarde!
(...)
Antes comprava anualmente o livro que dizia os valores das moedas portuguesas, mas para mim é muito limitativo e sinto que está um pouco ultrapassado.
(...)
Imagem :think: Imagem
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Beatriz
Escudinho da II República
Mensagens: 5
Registado: terça mar 27, 2018 4:27 pm

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#4 Mensagem por Beatriz » sexta mar 30, 2018 3:16 pm

jdickson Escreveu:
Beatriz Escreveu:Boa tarde!

Vi que tenho moedas que são procuradas por algumas pessoas e que há quem tenha moedas que me interessam. No entanto, não faço a mínima ideia do valor das moedas e queria muito não ser enganada ahah Gostava de saber se há algum site que recomendem ou se há alguma forma fácil de, em casa, conseguir avaliar as moedas.

Antes comprava anualmente o livro que dizia os valores das moedas portuguesas, mas para mim é muito limitativo e sinto que está um pouco ultrapassado. Vejo que algumas pessoas publicam aqui fotografias das moedas e obtêm a ajuda, mas são tantas as moedas para as quais preciso de ajuda e não vos queria maçar com isso...

Obrigada e boa páscoa!
Os anuários não estão ultrapassados, na medida em que não apresentam variações relevantes de uns para os outros, nos últimos anos. Continuam a ter as mesmas limitações de sempre, que é um certo desfasamento em relação à realidade, apresentando, geralmente, sobrevalorizações de estados inferiores e subvalorizações de estados superiores (neste caso, refiro-me essencialmente ao estado de "soberba").
Melhor do que os valores dos livros/anuários, só perguntando directamente a pessoas com experiência, mostrando as moedas ou colocando aqui, no fórum.
Muito obrigada pela resposta!

Sendo assim, acho que vou mesmo publicar aqui para ver se alguém me consegue ajudar. Ainda não estou muito por dentro do assunto e os anuiários que tenho são só de Portugal, teria de comprar de vários países para conseguir avaliar uma ou outra moeda de cada um desses países...

Obrigada,
Beatriz O.

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#5 Mensagem por soga80 » sexta mar 30, 2018 6:55 pm

:thumbupleft:

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#6 Mensagem por soga80 » sexta mar 30, 2018 6:56 pm

silvio2 Escreveu:
Beatriz Escreveu:Boa tarde!
(...)
Antes comprava anualmente o livro que dizia os valores das moedas portuguesas, mas para mim é muito limitativo e sinto que está um pouco ultrapassado.
(...)
Imagem :think: Imagem
:erofl: :erofl:

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#7 Mensagem por RubenGMelo » sábado mar 31, 2018 10:39 pm

Coloque aqui que ajudamos dentro do possível!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Lessa
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 1
Registado: segunda jul 02, 2018 1:44 pm

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#8 Mensagem por Lessa » segunda jul 02, 2018 2:07 pm

Tenho dúvidas do valor de mercado de uma moeda de Prata de 1865 no valor impresso de 500 Reis.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#9 Mensagem por silvio2 » segunda jul 02, 2018 3:52 pm

Lessa Escreveu:Tenho dúvidas do valor de mercado de uma moeda de Prata de 1865 no valor impresso de 500 Reis.
Caro amigo, deixo-lhe, para já, esta mensagem ...
Administração do Fórum Escreveu: É desejável que os novos membros, antes de qualquer outra intervenção no Fórum, façam a sua apresentação na respectiva secção Imagem viewforum.php?f=1, para darem a conhecer um pouco de si próprios aos restantes membros.

Depois quero dizer-lhe que o Fórum é uma grande fonte de conhecimento e, por certo, haverá por aqui sempre “alguém” para dar uma ajuda, no que for preciso. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Como avaliar o valor das moedas?

#10 Mensagem por soga80 » terça jul 03, 2018 9:46 pm

Certo...

Responder

Voltar para “Numismática em geral”