Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta out 17, 2018 10:58 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Alguém me explica ???
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2018 5:57 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Existe alguma alma caridosa que me explique, como se eu tivesse 5 aninhos, qual é a finalidade de um conhecido vendedor no Megaleilões e que ao mesmo tempo licita tudo o que aparece, mas que se dá ao trabalho de comprar uma moeda, a seguir dar cabo dela com uma valente esfregadela retirando-lhe a patina e depois coloca-a à venda por um preço fixo e inferior ao valor por que comprou ? Será estar entretido a destruir moedas ??

Leilão da compra da moeda
Imagem

Venda da moeda por preço inferior
Imagem

Moeda antes da "limpeza"
Imagem

Moeda após "limpeza"
Imagem

Assunto da Mensagem: Re: Alguém me explica ???
MensagemEnviado: quarta abr 11, 2018 6:18 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Oh, passa-se o tempo! :erofl:

MensagemEnviado: quarta abr 11, 2018 7:25 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Não sei qual a motivação, mas que a moeda perdeu muito do seu carácter, é um facto.

MensagemEnviado: quarta abr 11, 2018 7:30 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Comecei a comprar e a coleccionar ainda miúdo, nos finais dos anos 1980. Havia pouca informação, pouca cultura de estudo e, de um modo geral, os vendedores (pelo menos nos locais que frequentava, praticamente resumido à Prç. D. João I e à Vandoma) tinham o hábito de apresentar as moedas esfregadas até ao osso. A literatura era pouca, mas eu, por exemplo, tinha já o Ferraro Vaz de 87 (tinha sido uma preciosa prenda de Natal, ainda o tenho) e procurava tudo o mais que pudesse encontrar. Mas a ideia que tinha, é que era o único (e era puto, 13 anos, pouco mais ou menos, com 100 ou 200 escudos no bolso de longe a longe) que tinha interesse em conhecer as moedas. Tudo o resto parecia não ter ponta de curiosidade pelas moedas, apenas queriam esfregar cobres, polir pratas e vender. Era essa a cultura.

30 anos depois, as coisas mudaram muito. Muitos vendedores e coleccionadores tornaram-se mais esclarecidos. Mais ferramentas de partilha, mais conhecimento, mais evolução. No entanto, houve (há) um grupo da velha guarda que não acompanhou os tempos, pior, foram guardando rancor ao conhecimento aos "estudos" e ao esclarecimento. Começaram a reagir com agressividade contra tudo aquilo que contradizia as suas práticas de sempre, os seus hábitos e... o seu monopólio.

Penso que este caso ilustra bem essa mentalidade agressiva e reaccionária que ainda sobrevive (felizmente pouco, e, com uma ou outra excepção, não fez escola). É um misto de teimosia e regresso ao passado, com um pouco de descompensação mental.

MensagemEnviado: quinta abr 12, 2018 3:57 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
:think: não entendo...

MensagemEnviado: sexta abr 13, 2018 12:38 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Só se o comprador e o vendedor é o mesmo com nick-name diferente.
Licita a própria moeda lhe fazer subir o preço e, quando por azar sai à casa põe-na à venda com o nome do comprador.
Há "chicos-espertos" por toda a parte.

MensagemEnviado: sexta abr 13, 2018 7:10 am 
Desligado
Reinado D.Afonso VI

Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am
Haverá um pouco de tudo a justificar a inexplicável actividade,
mas o rancor observado pelo nosso Mário Carvalho e um desprezo genuíno pela temática -- mais, talvez, pelos seus cultores -- são notas fundamentais para a compreensão desse tal comportamento.

MensagemEnviado: sexta abr 13, 2018 8:24 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Amigo Monge, a resposta é simples e acredito que o ilustre já a tem à muito tempo. Agradeço a complementação dos outros ilustres, e mais, quando abordamos determinados temas mais pertinentes de forma descontraída, as respostas chegam rápido e não magoam. Em relação ao tema do tópico, até consigo compreender determinados comportamentos retrógrados, mas não posso aceitar. A sinceridade faz falta, bem sei que por vezes é difícil, mas sempre que a usamos, o que é mau morre rápido e as coisas boas ficam para sempre :thumbupleft:

MensagemEnviado: sexta abr 13, 2018 9:20 am 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sexta ago 17, 2012 6:50 pm
Talvez se perguntar directamente ao vendedor, em vez de se fazerem juízos de valor acerca do que não sabemos, ele tenha uma explicação.... ou não, cada um faz o que bem entende com o seu dinheiro, logo que não prejudique terceiros, que também não sei se é o caso.....
E estou a vontade, porque nem sei de quem se trata.......
:beer:

Assunto da Mensagem: Alguém me explica ???
MensagemEnviado: sexta abr 13, 2018 2:32 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Jorge Freitas Escreveu:
Talvez se perguntar directamente ao vendedor, em vez de se fazerem juízos de valor acerca do que não sabemos, ele tenha uma explicação.... ou não, cada um faz o que bem entende com o seu dinheiro, logo que não prejudique terceiros, que também não sei se é o caso.....
E estou a vontade, porque nem sei de quem se trata.......
:beer:

Devo esclarecer que não faço a mínima ideia sobre a(s) identidade do(s) autor(es). É mm um ou são dois?
Agora que é um comportamento estranho lá isso é.
Lembra-me uma história que se passou há já muitos anos:
Um rico lavrador de Évora foi julgado por falsificar moedas de prata de 10$00.
Quando o juíz lhe perguntou por que razão fundia 5 moedas de 2$50 para fazer uma de 10$00 respondeu que era só pelo prazer de ser moedeiro falso...

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal