Brilho de cunhagem "preso"

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Responder
Mensagem
Autor
José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Brilho de cunhagem "preso"

#1 Mensagem por José Almeida » sexta abr 27, 2018 8:58 pm

Já ouvi algumas explicações para este fenómeno, as quais gostava que ficassem registadas para futura consulta.

Este efeito acontece com frequência em cobres soberbos de D. Carlos e D. Luís.

ImagemImagem



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Brilho de cunhagem "preso"

#2 Mensagem por fernanrei » sexta abr 27, 2018 10:51 pm

Quero começar por congratular o dono da moeda, é um excelente exemplar :clap3: . Agora vamos ao tema do tópico. Não podemos esquecer que o brilho é apenas uma percepção visual que ocorre quando se observam as superfícies dos objectos, e duas pessoas podem ter sensações diferentes e distintas ao observarem a mesma superfície, bastando para isso alterar o ângulo de medição. A luz quando incide numa superfície não é apenas reflectida na direcção principal do reflexo, logo, a forma como a superfície se apresenta influencia de forma expressiva o brilho do objecto. As deformações mecânicas, as rugosidades e os relevos alteram a precisão de reprodução do brilho da superfície e quando a dispersão da luz por influência do anteriormente dito se torna uniforme reduz a intensidade do brilho podendo até ficar mate.
O grau de brilho pode ser determinado pelos seguintes factores: Rugosidade da superfície; Precisão de reprodução do material; Temperatura da parede das ferramentas usadas na maquinação dos objectos; Parâmetros do material e do seu processamento; Espessura das paredes dos materiais; ângulos de medição; Condutividade térmica.
Neste caso específico do tema do tópico, surge um efeito que parece dar profundidade ao brilho do objecto, o que na realidade se deve aos vários efeitos de propagação da luz (Refracção, reflexão e deflexão) e com a intensidade com que esses efeitos ocorrem. As ligas à base de cobre, têm a particularidade de endurecer a superfície quando arrefecem lentamente, no caso das moedas, em consequência da batida da prensa que é feita com pressões elevadíssimas, a temperatura do metal aumenta exponencialmente a par com a deformação plástica, o que muitas vezes fica próximo da fractura dúctil, e depois arrefece muito lentamente proporcionando um alinhamento dos átomos muito peculiar, facto que aumenta a dureza superficial e cria um acabamento granuloso da liga na zona imediatamente a seguir à capa endurecida. Nesta zona granulosa, criam-se micro espaços(fissuras) que permitem a manifestação dos vários efeitos característicos da propagação luminosa de forma direccionada, facto que possibilita a observação muito pronunciada do brilho que se manifesta de uma forma que parece presa na sub-superfície da moeda. :beer: esta é a minha leitura do fenómeno caros ilustres :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
smertola
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1369
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Localização: Amadora

Re: Brilho de cunhagem "preso"

#3 Mensagem por smertola » sexta abr 27, 2018 11:06 pm

fernanrei Escreveu:Quero começar por congratular o dono da moeda, é um excelente exemplar :clap3: . Agora vamos ao tema do tópico (...) :beer: esta é a minha leitura do fenómeno caros ilustres :thumbupleft:
Tenho a sensação que não haverá explicação mais completa! :)
E só para acrescentar: é uma excelente moeda de facto!
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: Brilho de cunhagem "preso"

#4 Mensagem por José Almeida » sábado abr 28, 2018 2:03 pm

smertola Escreveu:
fernanrei Escreveu:Quero começar por congratular o dono da moeda, é um excelente exemplar :clap3: . Agora vamos ao tema do tópico (...) :beer: esta é a minha leitura do fenómeno caros ilustres :thumbupleft:
Tenho a sensação que não haverá explicação mais completa! :)
Foi exatamente o que eu pensei!!

Obrigado Fernando!!

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Brilho de cunhagem "preso"

#5 Mensagem por jdickson » sábado abr 28, 2018 4:25 pm

Acho absolutamente lamentável que, ainda por cima tão perto de uma data que celebra a liberdade, haja presos sem qualquer culpa formada!
Por essa mesma razão, na minha colecção não há "brilhos presos", ou estão bem libertos e visíveis ou então não estão... :erofl:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Brilho de cunhagem "preso"

#6 Mensagem por fernanrei » sábado abr 28, 2018 6:42 pm

jdickson Escreveu:Acho absolutamente lamentável que, ainda por cima tão perto de uma data que celebra a liberdade, haja presos sem qualquer culpa formada!
Por essa mesma razão, na minha colecção não há "brilhos presos", ou estão bem libertos e visíveis ou então não estão... :erofl:
:erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: concordo que não devam existir presos por estas razões, mas ficam tão bonitos :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Numismática em geral”