Ajuda para Exposição Numismatica

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
mikedutti
Reinado D.Maria II
Mensagens: 288
Registado: sexta out 10, 2008 9:00 am
Localização: Funchal

Ajuda para Exposição Numismatica

#1 Mensagem por mikedutti » domingo jan 06, 2019 9:31 pm

Olá a todos!

O coleccionismo de moedas é uma paixão que se arrasta a mais de 25 anos, o fórum sempre foi uma fonte de conhecimento e partilha de experiencia para mim, sei que não sou um participante activo, mas sou observador e frequentador afinco do mesmo, onde sempre aprendi e continuo aprender sobre a minha paixão.

Este ano a ilha da Madeira celebra os 600 anos da sua descoberta, e foi na minha terra (Machico) a 1 de Julho de 1419 que João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo desembarcaram e reivindicaram esta ilha para a coroa Portuguesa, a Câmara Municipal decidiu realizar algumas iniciativas que vá de encontro com as celebrações e umas das iniciativas é uma exposição numismática, convidaram-me para expor parte do meu acervo, o objetivo é que demonstre a evolução do dinheiro em Portugal desde a descoberta da ilha até actualidade, o qual aceitei e sinto-me orgulhoso pelo reconhecimento, considerando este um culminar da minha paixão.

Com isto além de vos dar a conhecer do evento, também venho pedir ajuda no fórum, a vós, para enriquecer o evento com conhecimento, e a ajuda que vos peço é dentro que factos históricos relacionados de alguma forma com a ilha da Madeira e território de Portugal, pode ser sobre temas como: quais as moedas que provavelmente circularam primeiramente na ilha, a existência da moeda estrangeira que circulava, os valores de bens essenciais de consumo custava em cada sua época (Ex: 5 ceitis comprava… ou o reino pagou 5 mil cruzados, pela construção de alguma coisa. em qualquer época/reino…), tudo que achem pertinente e que me possam facultar.
Se alguém tiver algo que me possa ajudar neste sentido, pode ser pequenos artigos, documentos digitalizados, todo que possa dar um toque dinâmico, para dinamizar a exposição e ajudar a cativar o público, seria óptimo.

Podem também contactar por MP, ou Email: mikedutti100@gmail.com

A exposição irá se realizar a partir dia 17 de Maio (Pode sofrer alguma alteração a data) até o fim de Junho, no Solar do Ribeirinho de Machico, irá ser lançado um catálogo ilustrativo alusivo às peças aqui expostas. Irei partilhar convosco o resultado do dia da abertura, através de fotos e o PDF do catálogo quando este for divulgado.

Desde já agradeço atenção despendida

Cumprimentos
Miguel


Miguel Teixeira

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#2 Mensagem por RubenGMelo » terça jan 08, 2019 6:25 pm

Parabéns pela iniciativa e espero que mais membros o possam ajudar!

Relativamente à Notafilia, além das Cédulas de 50 e 100 Reis, distribuídas em 3 emissões de 1892, 1898 e 1900 (poderá consultar no Catálogo de Cédulas de Portugal mais informações). Depois houve notas de 20 mil Reis, 10 mil reis ch 1 e ch2, de 50 Reis, 20 Reis etc! Depois posso fornecer a bibliografia que neste momento não a tenho, e dirá com mais precisão.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#3 Mensagem por numisiuris » quarta jan 09, 2019 8:42 am

Muito boa iniciativa! Aguardo o catálogo. :thumbs: Infelizmente, de circulação monetéria na Madeira, não percebo nada, por isso não posso ajudar.

Avatar do Utilizador
mikedutti
Reinado D.Maria II
Mensagens: 288
Registado: sexta out 10, 2008 9:00 am
Localização: Funchal

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#4 Mensagem por mikedutti » quarta jan 09, 2019 1:50 pm

RubenGMelo Escreveu:Parabéns pela iniciativa e espero que mais membros o possam ajudar!

Relativamente à Notafilia, além das Cédulas de 50 e 100 Reis, distribuídas em 3 emissões de 1892, 1898 e 1900 (poderá consultar no Catálogo de Cédulas de Portugal mais informações). Depois houve notas de 20 mil Reis, 10 mil reis ch 1 e ch2, de 50 Reis, 20 Reis etc! Depois posso fornecer a bibliografia que neste momento não a tenho, e dirá com mais precisão.

Obrigado pela atenção Sr Ruben :) , se poder facultar a bibliografia, ou se houver algum site com o catalogo online.
Espero que sim que me possam ajudar, gostava de fazer algo com "substância", toda ajuda é bem vinda!
Alem da exposição e de cartazes alusivos às épocas em que circulava as peças, referindo um pouco de história e curiosidades , irei fazer pequenas "palestras" no local sobre a numismática e coleccionismo principalmente às escolas convidadas para ver a exposição.

Cumprimentos
Miguel Teixeira

Avatar do Utilizador
mikedutti
Reinado D.Maria II
Mensagens: 288
Registado: sexta out 10, 2008 9:00 am
Localização: Funchal

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#5 Mensagem por mikedutti » quarta jan 09, 2019 2:14 pm

numisiuris Escreveu:Muito boa iniciativa! Aguardo o catálogo. :thumbs: Infelizmente, de circulação monetéria na Madeira, não percebo nada, por isso não posso ajudar.
Obrigado pelas palavras de apoio, o apoio moral também é bom :thumbupleft:
Não é só sobre a circulação monetária da Madeira, um das coisas que gostava de colocar nos "balões de chamada" para as curiosidade era por ex. o custo do pão na altura de D. Manuel I, ou de outros bens, como o leite, vinho, açúcar, sapatos, coisas assim, para as pessoas ao observarem as moedas e pensar "olha um pão custava 5 moedas destas", sei que já vi aqui em alguns tópicos com este tipo de informação, mas não estou a conseguir encontrar :(

cumprimentos
Miguel Teixeira

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#6 Mensagem por numisiuris » quarta jan 09, 2019 3:59 pm

Eu só conheço o trabalho dos preços na baixa idade média. Estive a pesquisar e existe um livro de vereações do Funchal. Mas eu não o tenho. Talvez aí venha informação útil. :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#7 Mensagem por fernanrei » quarta jan 09, 2019 4:02 pm

Excelente iniciativa, vou dar uma volta ao livros que tenho sobre o reinado de D. João I e D. Duarte a ver se há matéria para ajudar. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#8 Mensagem por euoutravez » quarta jan 09, 2019 5:24 pm

É assunto ao qual nada posso acrescentar, mas deixo o link para o trabalho que conheço sobre os preços na idade média.
Pode ser que ajude. :)

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstr ... 075145.pdf

Avatar do Utilizador
ricardmag
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 93
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#9 Mensagem por ricardmag » quarta jan 09, 2019 5:34 pm

Deixo uma pequena contribuição

A MADEIRA E O MERCADO DO AÇÚCAR Séculos XV- XVI
http://www.madeira-edu.pt/Portals/31/CE ... deira4.pdf

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Ajuda para Exposição Numismatica

#10 Mensagem por euoutravez » quarta jan 09, 2019 6:13 pm

Encontrei isto que analisa a circulação monetária insular.

https://www.repository.utl.pt/bitstream ... %A1ria.pdf

Responder

Voltar para “Numismática em geral”