Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta mai 22, 2019 7:43 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda com Folhas para moedas
MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 11:27 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am
Boa noite a todos.

Estou com a intenção de comprar as folhas da imagem abaixo, na embalagem da mesma está informando que é livre PVC/ACIDEZ, fabricada nos USA.
Algum colega conhece este material (folha)? Desde já, agradeço pela ajuda.

Imagem

https://www.delcampe.net/en_GB/collectables/store/lincoln2307

Assunto da Mensagem: Re: Ajuda com Folhas para moedas
MensagemEnviado: segunda mai 20, 2019 7:10 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta fev 23, 2005 5:53 pm
Boa tarde.
A minha opinião vale o que vale, mas eu nunca usaria quaisquer folhas em qualquer tipo de plástico para um armazenamento permanente de moedas. Já estraguei muitas moedas que reagiram muito mal ao contacto com o plástico das folhas - ficaram baças, sem brilho, e algumas de cobre e bronze desenvolveram mesmo verdete. As bolsas de plástico têm tendência a condensar a humidade e isso é fatal para certas moedas. Claro que para um armazenamento esporádico, por exemplo para transportar as moedas durante um curto período, não fará mal.
Não conheço as folhas específicas em causa, e admito que as folhas mais modernas não sejam tão agressivas para as moedas como as mais antigas que eu usei; mas ainda assim não acho aconselhável guardar as moedas nesse tipo de suporte.

MensagemEnviado: segunda mai 20, 2019 10:13 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Os pláticos actuais já não têm os problemas das primitivas folhas de PVC, que libertavam Cloro(Cl-). As moedas devem estar em alvéolos enão em contacto directo com o plástico.
As folhas cuja foto apresenta têm um inconveniente: -Depois de estarem carregadas com moedas têm de ser armazenadas na posição que a foto acima apresenta. Se armazenadas como um livro, o peso das moedas deforma-as. Já tive essa experiência e tive de regressar às folhas mais pequenas de 3x4 alvéolos.

MensagemEnviado: terça mai 21, 2019 2:12 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

Belard Escreveu:
Boa tarde.
A minha opinião vale o que vale, mas eu nunca usaria quaisquer folhas em qualquer tipo de plástico para um armazenamento permanente de moedas. Já estraguei muitas moedas que reagiram muito mal ao contacto com o plástico das folhas - ficaram baças, sem brilho, e algumas de cobre e bronze desenvolveram mesmo verdete. As bolsas de plástico têm tendência a condensar a humidade e isso é fatal para certas moedas. Claro que para um armazenamento esporádico, por exemplo para transportar as moedas durante um curto período, não fará mal.
Não conheço as folhas específicas em causa, e admito que as folhas mais modernas não sejam tão agressivas para as moedas como as mais antigas que eu usei; mas ainda assim não acho aconselhável guardar as moedas nesse tipo de suporte.

Boa noite, Luís.
Obrigado pela resposta, mesmo as folhas sendo sem PVC e acidez irá causar este dano? Tenho algumas moedas guardadas há algum tempo em folhas fabricadas na Alemanha que estão em perfeito estado.

MensagemEnviado: terça mai 21, 2019 10:42 am 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta fev 23, 2005 5:53 pm
Caro LSalema, o nosso amigo Monge - que sabe muito , mas muito mais destas coisas do que eu - já esclareceu que as folhas modernas sem PVC já não são agressivas para as moedas; mas ainda assim note que ele recomenda que as moedas sejam primeiro metidas num alvéolo e nunca directamente em contacto com o plástico da bolsa.
Os problemas que eu tive com as folhas de plástico mais antigas só se manifestaram depois de alguns anos de armazenamento. Eu diria que convém ir observando as moedas e se notar alguma alteração no aspecto das mesmas retirá-las imediatamente.

MensagemEnviado: terça mai 21, 2019 3:42 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Monge Escreveu:
Os pláticos actuais já não têm os problemas das primitivas folhas de PVC, que libertavam Cloro(Cl-). As moedas devem estar em alvéolos enão em contacto directo com o plástico.
As folhas cuja foto apresenta têm um inconveniente: -Depois de estarem carregadas com moedas têm de ser armazenadas na posição que a foto acima apresenta. Se armazenadas como um livro, o peso das moedas deforma-as. Já tive essa experiência e tive de regressar às folhas mais pequenas de 3x4 alvéolos.

Olá, amigo Monge, obrigado pela resposta, eu tenho guardado as moedas em alvéolo alemão e depois colocadas em folhas sem PVC e acidez justamente na posição deitada, até agora não tenho tido problemas. Tenho outras moedas em aço que estão em alvéolos e folhas que contém PVC há muito tempo, e não houve nenhuma alteração nas mesmas.
PS.: Se colocar alvéolos sem PVC em folhas com PVC, haverá alteração na moeda?

Belard Escreveu:
Caro LSalema, o nosso amigo Monge - que sabe muito , mas muito mais destas coisas do que eu - já esclareceu que as folhas modernas sem PVC já não são agressivas para as moedas; mas ainda assim note que ele recomenda que as moedas sejam primeiro metidas num alvéolo e nunca directamente em contacto com o plástico da bolsa.
Os problemas que eu tive com as folhas de plástico mais antigas só se manifestaram depois de alguns anos de armazenamento. Eu diria que convém ir observando as moedas e se notar alguma alteração no aspecto das mesmas retirá-las imediatamente.

Olá, amigo Belard, vou ficar de olho, e torcer para que não haja alteração.

MensagemEnviado: terça mai 21, 2019 10:04 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
LSalema Escreveu:
Boa noite, Luís.
Obrigado pela resposta, mesmo as folhas sendo sem PVC e acidez irá causar este dano? Tenho algumas moedas guardadas há algum tempo em folhas fabricadas na Alemanha que estão em perfeito estado.

Faça a seguinte experiência: escolha uma moeda soberba, de cuproníquel ou de latão, em relação à qual não tenha dúvida que a colocou, na altura, absolutamente imaculada e plena de brilho de cunhagem dentro do alvéolo e retire-a. Há quanto mais tempo a moeda estiver no alvéolo, melhor, sendo que, o ideal, é alguns anos. De seguida, segure a moeda firmemente entre 2 dedos, protegendo-a com um pano de microfibra (daqueles que se usam para limpar óculos) e use esse mesmo pano para, na superfície da moeda que está livre, esfregar suave mas persistentemente, até o pano deslizar sem qualquer atrito.
De seguida, compare a superfície que acabou de esfregar, com aquela que ficou entre o pano e os seus dedos. E depois diga-nos a sua conclusão. ;)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited