FRAUDE CATAWIKI

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.João V
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: FRAUDE CATAWIKI

#11 Mensagem por Pedro Leg » sexta abr 17, 2020 1:16 pm

Lipe Escreveu:
sexta abr 17, 2020 10:47 am
Bom dia, por onde andará o representante da Catawiki em Portugal??? Costuma vir aqui fazer publicidade ao site e a algumas moedas, também lhe ficaria bem dizer alguma coisa sobre este assunto...
A venda vai ser evidentemente anulada. Como estou "confinado" no estrangeiro, tenho que seguir os procedimentos locais : fiz a queixa via net e a Gendarmerie telefonou-me hoje de manhã ; vão passar no hotel onde estou alojado, para me deixar o PV.

A Catawiki insiste que foi o meu pc que foi pirateado para aceder à minha conta. Portanto, segundo eles, alguem entrou no meu computador e o unico "estrago" que fizeram foi colocar uma licitação automatica numa moeda ; incrivel. Eu mantenho, sem poder provar, que a minha conta foi pirateada a partir do sistema Catawiki. Entretanto a Catawiki enviou-me uma copia de um "email de confirmação"que me teria sido enviado quando foi posta a licitação automatica na dita moeda ; eu nunca recebi esse email.

HUMANIDADE - SOLIDARIEDADE - UNIDADE

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#12 Mensagem por RubenGMelo » sexta abr 17, 2020 8:04 pm

Não está o e-mail no spam ou directamente na pasta do lixo!?

Isto vai ser uma carga de trabalhos, o vendedor não estaria interessado em anular a venda, explicando a situação!?
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Pedro Leg
Reinado D.João V

#13 Mensagem por Pedro Leg » sexta abr 17, 2020 9:02 pm

RubenGMelo Escreveu:
sexta abr 17, 2020 8:04 pm
Não está o e-mail no spam ou directamente na pasta do lixo!?

Isto vai ser uma carga de trabalhos, o vendedor não estaria interessado em anular a venda, explicando a situação!?
Foi logo a primeira coisa que fui ver, o spam. Eu recebo sempre os emails da Catawiki na pasta normal. Para confirmar até fiz uma outra "licitação automatica" num outro lote e , como é habito, recebi logo o email de aviso.
Carga de trabalhos não vai ser mas é chato andar com estas andanças com queixas na policia, o confinamento que me impede de me deslocar, trocas de emails, etc .
A Catawiki continua a ser um site interessante e estas coisas acontecem com os sistemas mais bem protegidos mas não apreciei o facto de afirmarem logo que o problema vinha de uma piratagem do meu computador ; se fosse esse o caso ter-se-iam aproveitado de outras coisas, feito outros estragos. A policia tambem me repetiu a pergunta varias vezes : "mas não foi vc que, sem querer, carregou no botão para licitar ? " Expliquei-lhes que quando se faz uma licitação automatica na Catawiki pedem sempre confirmação, é preciso "carregar" duas vezes na mesma asneira...

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

#14 Mensagem por limburgo » sábado abr 18, 2020 7:00 am

Eu acho muito estranho… Nao tera por acaso colocado 115 euros na licitacao em vez de 15 euros? Eu pergunto isto porque a mim ja me acoteceu.
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Pedro Leg
Reinado D.João V

#15 Mensagem por Pedro Leg » sábado abr 18, 2020 2:12 pm

limburgo Escreveu:
sábado abr 18, 2020 7:00 am
Eu acho muito estranho… Nao tera por acaso colocado 115 euros na licitacao em vez de 15 euros? Eu pergunto isto porque a mim ja me acoteceu.
Eu coloquei uma licitação normal de 15 euros que ficou bem registada. Posteriormente "alguem" colocou uma "licitação automatica" de 111 euros.
Um engano da minha parte esta fora de questão. Durante o leilão um outro licitante fez subir as paradas sucessivamente (em poucos minutos),as quais iam sendo tambem cobertas (automaticamente) pela licitação automatica fraudulenta.
Eu ja sou usuario da Catawiki ha bastante tempo e ja comprei milhares de euros de moedas neste site. Sei o que faço e conheço perfeitamente o modus operandi du site.

Pedro Leg
Reinado D.João V

#16 Mensagem por Pedro Leg » sexta abr 24, 2020 2:26 pm

Enviei copia da queixa que fiz na Policia e recebi a resposta da Catawiki :

"Bom dia

Gratos pela informação.
Estaremos repassando a informação ao nosso departamento legal/financeiro, para que possam proceder à anulação da venda e a sua conta não seja bloqueada por inadimplência.
Como sua conta Catawiki foi hackeada e como já explicados, tal não foi através do nosso sistema, aconselhamos que, por questão de segurança, o sr. modifique a palavra passe ..."

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#17 Mensagem por fernanrei » sexta abr 24, 2020 6:46 pm

Isto é uma situação que pode começar a a ocorrer com mais frequência. Basta que alguém mal intencionado, muito bem formado em informática ou bem relacionado com alguém que o seja, invada o servidor onde está alojado o site e consiga de lá extrair os dados dos utilizadores. Depois é só clonar os perfis dos vendedores, simular vendas, entrar nos perfis legítimos dos compradores e manipular as licitações. Pode parecer absurdo mas é bem possível. Se entram em servidores muito mais seguros, nestes então é canja. Espero que a sua situação seja resolvida com brevidade e esperemos que este tipo de situação não ocorra mais vezes. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Pedro Leg
Reinado D.João V

#18 Mensagem por Pedro Leg » sexta abr 24, 2020 8:38 pm

fernanrei Escreveu:
sexta abr 24, 2020 6:46 pm
Isto é uma situação que pode começar a a ocorrer com mais frequência. Basta que alguém mal intencionado, muito bem formado em informática ou bem relacionado com alguém que o seja, invada o servidor onde está alojado o site e consiga de lá extrair os dados dos utilizadores. Depois é só clonar os perfis dos vendedores, simular vendas, entrar nos perfis legítimos dos compradores e manipular as licitações. Pode parecer absurdo mas é bem possível. Se entram em servidores muito mais seguros, nestes então é canja. Espero que a sua situação seja resolvida com brevidade e esperemos que este tipo de situação não ocorra mais vezes. :thumbupleft:
Obrigado caro Fernnado.
O assunto ja foi resolvido : a venda foi anulada.
Estas coisas, como diz, podem acontecer com muita frequencia e em todo o lado. Mantenho no entanto o meu grande interesse pela Catawiki pois globalmente estou muito satisfeito com esta plataforma. Fica uma questão no ar : quem o fez ? o principal beneficiario seria o vendedor da moeda mas como ele continua a vender lotes na Catawiki, suponho que a plataforma não considera essa hipotese. Outros suspeitos serão individuos que queiram desacreditar Catawiki por motivos de concorrência, não sei, estou talvez a divagar. O importante é que tudo foi resolvido e acredito que Caawiki fez aquilo que tinha de ser feito da maneira mais correcta.

Responder

Voltar para “Numismática em geral”