Detector de metais - Qual o ideal?

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
mikeoo
Escudinho da II República
Registado: quinta abr 12, 2012 4:06 pm

Re: Detector de metais - Qual o ideal?

#21 Mensagem por mikeoo » quinta abr 12, 2012 4:14 pm

Boa tarde a todos
Gostava de adquerir um detector de metais para iniciar-me na descoberta de pequenos tesouros.
Em pesquisa na net, descobri que o ideal era o Minelab Explorer SE, comcordam???
A onde posso comprar um se possivel em segunda mão, visto que o preço é um pouco elevado!
Obrigado

Thomás
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

#22 Mensagem por Thomás » quinta abr 12, 2012 4:26 pm

Eu uso o Garrett ACE 350, tem alcance de mais ou menos 40 cm, uma ótima máquina! Já encontrei boas fivelas e relíquias coloniais aqui no Brasil, infelizmente, até agora, nenhuma moeda :green:

aferreira
Senhor Escudo da I República
Registado: sexta mar 20, 2009 1:06 pm

#23 Mensagem por aferreira » quinta abr 12, 2012 6:26 pm

Depende de onde pretender detectar.
Experimento site detectoristas de Portugal ou Eurodetection.es (Forum)

Jorge Silva
Moderador
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm

#24 Mensagem por Jorge Silva » quarta abr 25, 2012 10:43 am

A quem fôr detentor de um detector de metais eu penso que o ideal é não ser apanhado pela justiça, cuidado e boa sorte.

Cumprimentos

Jorge Silva
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Thomás
Registado: segunda nov 21, 2011 9:58 pm
Contacto:

#25 Mensagem por Thomás » quarta abr 25, 2012 3:31 pm

Jorge Silva Escreveu:A quem fôr detentor de um detector de metais eu penso que o ideal é não ser apanhado pela justiça, cuidado e boa sorte.

Cumprimentos

Jorge Silva
:erofl: :erofl: :erofl:
Concordo! :thumbupleft:

andremmf
Reinado D.Afonso IV
Registado: segunda nov 06, 2006 4:19 pm

#26 Mensagem por andremmf » quinta abr 26, 2012 3:51 pm

Jorge Silva Escreveu:A quem fôr detentor de um detector de metais eu penso que o ideal é não ser apanhado pela justiça, cuidado e boa sorte.

Cumprimentos

Jorge Silva
É caso para dizer que, antes de utilizar um detector de metais em Portugal, convém adquirir um detector de polícias... :)
André Fonseca

Luís B.
Reinado D.Dinis
Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am

#27 Mensagem por Luís B. » quinta abr 26, 2012 5:24 pm

andremmf Escreveu:

Cumprimentos

Jorge Silva
É caso para dizer que, antes de utilizar um detector de metais em Portugal, convém adquirir um detector de polícias... :)
nem mais...
CARPE DIEM

Luís

crisnumis
Senhor Escudo da I República
Registado: domingo abr 01, 2012 11:49 am

#28 Mensagem por crisnumis » quinta abr 26, 2012 5:51 pm

Boa tarde a todos,

Pelo que li da legislação publicada neste post, os detectores podem ser utilizados mediante uma licença. Não poderão ser usados em locais classificados ou em vias de classificação, mas sim nos restantes. Com isto pretendo dizer muitos locais onde poderão prospectar obedecendo ao estabelecido na lei.

A questão principal, na minha opinião, reside no carácter vago da expressão:

«É proibida a utilização de detectores de metais na pesquisa de objectos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia»

O que se pode considerar relevante no caso da numismática: um escudo de 1968 ou 1991? 50 centavos de 1978? Neste caso, creio que não haveria problemas, já moedas medievais ou mesmo romanas, o caso poderia ser diferente consoante a raridade e a zona de implantação. O facto é que a expressão é dúbia e dependeria de quem fosse apreciar o achado.

Seja como for, são muitos os que se dedicam a isto. Já repararam na quantidade de moedas romanas à venda na net? Provavelmente muitas delas foram encontradas através da utilização de detectores.

Em Portugal, muitas moedas romanas e medievais já foram encontradas por amadores, e muitas mais há a encontrar. Reparem nos mapas das centenas de vias romanas pavimentadas que se estenderam de norte a sul. E entre elas milhares e milhares de caminhos de terra batida. Muitos já desaparecidos e escondidos pela vegetação, mas muitos outros permaneceram ao longo dos séculos a ligar as povoações. As oportunidades para encontrar objectos interessantes existem e muito em Portugal, basta licenciar o aparelho.

corlett
Reinado D.João VI
Registado: sábado mar 28, 2009 5:46 pm

#29 Mensagem por corlett » terça out 23, 2012 6:21 pm

crisnumis Escreveu:Boa tarde a todos,

Pelo que li da legislação publicada neste post, os detectores podem ser utilizados mediante uma licença. Não poderão ser usados em locais classificados ou em vias de classificação, mas sim nos restantes. Com isto pretendo dizer muitos locais onde poderão prospectar obedecendo ao estabelecido na lei.

A questão principal, na minha opinião, reside no carácter vago da expressão:

«É proibida a utilização de detectores de metais na pesquisa de objectos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia»

O que se pode considerar relevante no caso da numismática: um escudo de 1968 ou 1991? 50 centavos de 1978? Neste caso, creio que não haveria problemas, já moedas medievais ou mesmo romanas, o caso poderia ser diferente consoante a raridade e a zona de implantação. O facto é que a expressão é dúbia e dependeria de quem fosse apreciar o achado.

Seja como for, são muitos os que se dedicam a isto. Já repararam na quantidade de moedas romanas à venda na net? Provavelmente muitas delas foram encontradas através da utilização de detectores.

Em Portugal, muitas moedas romanas e medievais já foram encontradas por amadores, e muitas mais há a encontrar. Reparem nos mapas das centenas de vias romanas pavimentadas que se estenderam de norte a sul. E entre elas milhares e milhares de caminhos de terra batida. Muitos já desaparecidos e escondidos pela vegetação, mas muitos outros permaneceram ao longo dos séculos a ligar as povoações. As oportunidades para encontrar objectos interessantes existem e muito em Portugal, basta licenciar o aparelho.

E como é que se licencia o aparelho. Algume sabe ??

Abraço

Corlett
:think: :think: :think:
Abraço

Corlett

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#30 Mensagem por MCarvalho » segunda out 29, 2012 6:58 pm

E como é que se licencia o aparelho. Algume sabe ??
Não é possível, nem necessário, licenciar o aparelho.

Dê uma espreitadela com atenção neste tópico:

http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 3162&hilit
MCarvalho

Responder

Voltar para “Numismática em geral”