Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 11:50 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 3:40 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: terça out 18, 2011 11:24 pm
Boa tarde,

Sou novo neste mundo e estou a iniciar uma colecção de moedas, para já portuguesas. Trago-vos três dúvidas de maçarico para as quais agradeço antecipadamente a vossa paciência e ajuda.

A primeira prende-se com a necessidade de arranjar um catálogo de moedas portuguesas. Gostava de saber a vossa opinião sobre qual o mais adequado e quais os locais para a sua aquisição.

Gostava também de obter a vossa mais esclarecida opinião sobre a necessidade de conservar, ou não, os estojos e textos de dimensões consideráveis e gosto discutível que muitas vezes acompanham as emissões proof. Posso desfazer-me deles ou isso vai diminuir o valor da moeda numa futura venda ou troca?

Por último, procuro saber que tratamento dar às moedas adquiridas em feiras, lojas ou leilões e se, no caso de virem já em alvéolos, as devo limpar e colocar em novos alvéolos.

Obrigado,

Nuno

MensagemEnviado: sábado out 22, 2011 11:20 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: quarta dez 17, 2008 11:21 pm
Se quer um bom catálogo é o Alberto Gomes (AG) mas deve custar +- 60€, podendo comprar na net ou em casas de numismática, depois temos Ferreira da Silva +- 10€ ou o Anuário de Numismática +- 9€ que estão à venda aqui no fórum ou em casas de numismática.
Quanto a conservar os estojos e literatura é conveniente guardar pois numa possível venda irá ser desvalorizada.
Quanto a moedas adquiridas talvez passar um pano macio sem fazer força e colocar em novo alveolo pois por vezes os alveolos que vêm com as moedas trazem informações feitas pelo vendedor e nós podemos querer por as nossas informações.

MensagemEnviado: domingo out 23, 2011 9:16 am 
Desligado

Obrigado.

MensagemEnviado: domingo out 23, 2011 11:09 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am
1 - Ferreira da Silva
2 - claro que deve guardar tudo o que vem com a moeda: literatura, caixas, embalagens, tudo!
3 - se já vem em alveolo e se este estiver em bom estado, eu não mexo; se não, e se a moeda estiver boa, apenas troco o alveolo

Luís

MensagemEnviado: domingo out 23, 2011 2:34 pm 
Desligado

Muito bem, assim sendo creio que vou começar pelo catálogo do Ferreira da Silva, pois tem um preço mais em conta. Quando diz que se encontra à venda aqui no fórum, suponho que se refira aos leilões que vão surgindo ou haverá aqui algum user com "loja" permanente a que me possa dirigir agora?

Estou a considerar uma proposta de um lobo proof sem estojo, o que à partida não me incomodou por apenas me interessar a moeda mas se isso compromete o seu valor futuro, então será melhor repensar o assunto. Sabe-me dizer qual o impacto que a falta de estojo poderá ter no valor da moeda? 10%, 15%?

Obrigado,

Nuno

MensagemEnviado: segunda out 24, 2011 10:27 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am
Valuto Escreveu:
Muito bem, assim sendo creio que vou começar pelo catálogo do Ferreira da Silva, pois tem um preço mais em conta. Quando diz que se encontra à venda aqui no fórum, suponho que se refira aos leilões que vão surgindo ou haverá aqui algum user com "loja" permanente a que me possa dirigir agora?

Estou a considerar uma proposta de um lobo proof sem estojo, o que à partida não me incomodou por apenas me interessar a moeda mas se isso compromete o seu valor futuro, então será melhor repensar o assunto. Sabe-me dizer qual o impacto que a falta de estojo poderá ter no valor da moeda? 10%, 15%?

Obrigado,

Nuno

Isso não lhe sei responder... sei que comprei uma colecção proof da XVII exposição por cerca de 30€, quando por um pouco menos desse preço se compram as normais, claro que as minhas vieram sem caixa... com caixa valem uns 80€... mas como a mim me interessam as moedas, comprei e compraria de novo...

Luís

MensagemEnviado: terça out 25, 2011 7:22 am 
Desligado

Também penso assim.

Obrigado,

Nuno

MensagemEnviado: domingo set 23, 2018 7:58 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sexta mai 25, 2012 2:56 pm
Sendo emissões específicas, e ainda por cima Proof (campo brilhante muito sensível a toques e manchas) comprar fora da carteira mesmo colocada em alvéolo ou cápsula é um risco e não tendo carteira ficam desvalorizadas, daí que se possam comprar as moedas sem carteira mais baratas do que com a mesma. Eu aprecio o conjunto e opto sempre por comprar em carteira em detrimento das moedas soltas.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited