Como a maioria dos intervenientes (salvo raras excepções) se manifesta contra TODO o tipo de limpeza, quer nas moedas quer nas notas, e dado que não estou completamente de acordo com muitas das afirmações aqui proferidas, pois a minha opinião é divergente da maioria dos participantes, terei que expor algumas questões que julgo pertinentes:
1º Ao longo dos anos as moedas e notas foram sempre acondicionadas convenientemente?
2º Como foram preservadas para não se oxidarem ou mancharem?
3º Como pode algumas moedas não circuladas apresentar um brilho tão resplandecente?
4º Será que TODOS os artigos que tem na sua colecção NUNCA foram sujeitos a limpeza? (independentemente de quem a realizou)
5º Será que a “limpeza”de artigos de colecção é mesmo crime? (então para que há cursos de licenciatura de conservação e restauro)
6º Quem NUNCA limpou, ou tentou limpar uma peça da sua colecção?
Todas estas perguntas, porque comecei a minha colecção em 1966 nessa altura havia apenas os álbuns e folhas da marca AMBAR onde se podiam expor as moedas, mas passados alguns anos as moedas ganharam verdete e tive que recorrer a vários meios para o eliminar, não foi nada fácil, mas consegui felizmente recuperá-las. As moedas que melhor se conservaram foram as que isoladamente revesti com papel vegetal, e as que coloquei em saquinhos de papel, elas ficaram imaculadas, quanto às outras que envolvi com outro tipo de papel e fiz rolos, a traça (pequeno insecto que destrói o papel) passado alguns anos apoderou-se de alguns dos rolos e fez grandes estragos nas moedas, ficando algumas irremediavelmente perdidas.
Houve em tempos aqui no Fórum quem afirmasse que as moedas limpas descem um ou mais estados de conservação, agora pergunto eu! … Se as sujar elas sobem? Se assim for, é muito mais fácil sujar do que limpar.)
Até já escreveram que limpar as moedas é um crime numismático, algumas afirmações deste género são totalmente erradas porque não especificam se as moedas sofreram alguma agressividade motivadas pela limpeza. Estas afirmações em nada contribuem para bem do coleccionismo.
Que fique aqui bem claro, que não estou a influenciar ninguém a limpar as suas moedas, mas em meu entender creio que a SUJIDADE não faz parte da colecção.
Em primeiro lugar é necessário distinguir o que é sujidade e o que é escurecimento natural dos metais, pois quando é apenas o escurecimento natural é aconselhável NUNCA mexer, pois essa coloração é muito difícil de obter.
Em relação à sujidade, já repararam que é boa maneira, lavar as mãos; lavar os dentes; lavar o corpo; lavar a roupa; enfim ser asseado.
ASSEADO é esse um dos principais adjectivos que qualificam um coleccionador, geralmente também é um organizador nato, e finalmente é um homem feliz, LEMBREM-SE que são estes termos que os difere dos ajuntadores e dos NÃO coleccionadores,
Aconselho!...Nunca experimentem limpar moedas valiosas, (principiem sempre pelas de baixo valor e se possível peguem em duas moedas semelhantes (sujas) e limpem apenas uma; de seguida comparem as duas moedas. Se gostaram! … É sinal que foram bem sucedido na limpeza (e estão de parabéns), mas se não gostaram, vocês podem ainda não ter apanhado o jeito; Agora… se os outros não gostaram das que vocês limparam, (isso é que é terrível!).
Nunca se deve usar produtos corrosivos, ou materiais que possam provocar consequências irremediáveis, NUNCA se deve polir ou utilizar produtos para dar brilho ás moedas.
Termino com estas duas quadras.
Das moedas que hoje tenho
Muitas vieram tristonhas
Tratei delas com empenho
E hoje vivem risonhas.
Quem as moedas bem trata
E as mostra com orgulho
É porque só tem moedas
Já lá não está o entulho.
Alberto Santos