Limpar ou não limpar: Eis a questão

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Lunor
Reinado D.Dinis
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am

#11 Mensagem por Lunor » segunda jul 31, 2006 8:26 pm

jcunha Escreveu:Pois, eu limpo quase todas as minhas moedas excepto aquelas que não precisam. Deixei foi de as estragar desde que conheci este fórum. Não se deve confundir limpar com estragar (uso de Marpal, Duraglit e outros produtos...) Acho que quando as pessoas falam em não limpar pretendem é dizer para não estragar. Agora uma coisa é certa: quando não se sabe é melhor não mexer... :no
Com a devida ressalva, amigo jcunha. Porque se a moeda estiver a ganhar algo que a pode danificar no futuro (verdete, ferrugem, etc), talvez mais correcto seria "quando não se sabe, o melhor é pedir ajuda."

:biggthumpup:

Luis Norte

"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#12 Mensagem por jcunha » segunda jul 31, 2006 8:29 pm

Já agora aproveito este tópico para ilustrar o que um cotonete embebido em gasóleo pode fazer por uma moeda, em poucos segundos:
ImagemImagem

Imagem
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Lunor
Reinado D.Dinis
Registado: terça fev 28, 2006 12:44 am

#13 Mensagem por Lunor » segunda jul 31, 2006 8:30 pm

numisgaia Escreveu:
Lunor Escreveu: Penso eu que a patina demora muitos, mas mesmo muitos anos a ser formada, no entanto já vi afirmações em que pessoas crêm que moedas com poucos anos de idade têm patina. Penso que terão sujidade apenas, e nesses casos, nas minhas moedas, limpo-as, normalmente apenas com um pano seco. Só se se justificar, utilizo água destilada e seco-a bem logo após.
Esse é um dos motivos que me leva a evitar ao máximo utilizar o termo patina, quando me refiro a moedas com menos de 100 anos de idade.
:biggthumpup: Parabéns, pelos anos, e pelo tópico! :birthday: :biggthumpup:
Embora não pareça, quando as moedas são novas ou bem limpas os primeiros sinais de patina aparecem geralmente passados três a quatro anos dependendo do local onde se guardam as moedas e do metal de que são feitas, poderá até em alguns casos ser ao fim de poucos meses.
As moedas podem adquirir patina com colorações diferentes conforme o ambiente onde são guardadas.
O fundamental após a limpeza é nunca pegar nas moedas com os dedos, contudo se as moedas já tiverem patina é possível manuseá-las com os dedos e elas não mancham, já fiz várias experiências e no meu caso pessoal não alteram, creio que quem tiver excesso de ácido úrico deverá ter muito cuidado.
Alberto Santos :thumbs:
Exactamente por isso, que digo que evito pronunciar-me, quando se fala sobre moedas com pouco tempo. Será que é patina? Como se distingue a patina da sujidade comum?
Algumas moedas que encontrei em caixas que eram do meu Pai, estavam com uma camada de qualquer-coisa. Hesitei muito e acabei por limpá-las cuidadosamente. Era apenas gordura e poeira. Se não o tivesse feito, se calhar em vez de patina, íam ganhar verdete ou outra porcaria qualquer. Acho que a grande questão aqui, é saber diferenciar a patina da sujidade, e isso ainda não vi ninguém dizer, aos caloiros como eu, por que moldes nos havemos de guiar. :beafro:
Luis Norte

"A vida é aquilo que está a acontecer, enquanto estás fazendo outros planos..."

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

#14 Mensagem por PSIMOES » segunda jul 31, 2006 10:05 pm

numisgaia Escreveu:Imagem

Podem-me informar qual é o estado de conservação dela?
Alberto Santos :thumbs:
Ora aqui está uma boa rasteira... 8)

Embora nada como ver na mão, mas atrevo-me a dizer que está BELA.

Parece-me que o rebordo está intacto, o "penteado" também parece não ter desgaste e o geral da moeda está bom, apenas a sugidade a penaliza, mas...

Aqui está uma moeda que deve ser limpa para assim evitar uma "desgraça" futura.

Vá lá, limpe a moeda e mostre aqui o resultado. :biggthumpup:
Pedro Simões

jcunha
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm

#15 Mensagem por jcunha » segunda jul 31, 2006 10:20 pm

Pelo que em dizem em feiras o amigo Alberto é um verdadeiro mestre na arte de limpar moedas... ;) Partilhe alguns dos seus métodos connosco... ;)
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

Paraq
Reinado D.Sancho I
Registado: terça jan 17, 2006 3:13 pm
Contacto:

#16 Mensagem por Paraq » segunda jul 31, 2006 10:31 pm

jcunha Escreveu:Pelo que em dizem em feiras o amigo Alberto é um verdadeiro mestre na arte de limpar moedas... ;) Partilhe alguns dos seus métodos connosco... ;)

Ahhh sendo assim até aposto que ele vai amostrar aqui a moeda de escudo com a cara lavada !!! eheheh
Avelino Nascimento
"Que nunca por vencidos se conheçam"

fzpinto
Reinado D.Luís
Registado: sexta nov 05, 2004 11:01 pm

#17 Mensagem por fzpinto » segunda jul 31, 2006 11:02 pm

há muitas maneiras de limpar sem estragar,e cada um tem os seus segredos.

doliveirarod
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

#18 Mensagem por doliveirarod » terça ago 01, 2006 12:12 am

A moeda de escudo está bela, suja mas bela. Aí não temos pátina, mas mera sujeira agregada, essa pode ser removida sem problemas, MAS, por quem saiba fazer. Uma limpeza desastrada pode fazer a moeda bela descer p/ MBC, então quem não sabe não mexe, quem sabe pode melhorar a estética.
:biggthumpup:
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Rui Teixeira
Reinado D.Afonso VI
Registado: sexta out 28, 2005 10:34 am
Contacto:

#19 Mensagem por Rui Teixeira » terça ago 01, 2006 9:27 am

A moeda está BELA
Como alguem já disse e eu concordo uma coisa é o estado de conservação da moeda e outra muito diferente é o valor comercial da mesma.
Se a moeda for convenientemente limpa pode ter a certeza que o valor comercial dela sobe ( eu disse valor comercial não estado de conservação).

Rui Teixeira
http://search.ebay.com/_W0QQfgtpZ1QQfrp ... 5fteixeira

Laulo
Reinado D.Sancho II
Registado: sexta nov 05, 2004 10:49 pm

#20 Mensagem por Laulo » terça ago 01, 2006 10:21 am

Sobre a limpesa ou não limpesa e não estando tudo dito a contente de todos , no meu caso pessoal , quando desconhecia o que na realidade é hoje a numismática , fiz decerto asneiras e hoje em consciência digo que não limpo moedas , o que faço é pegar num daqueles paninhos de limpar as lentes dos óculos e com os 2 dedos esfregar uma ou duas vazes para lhe tirar algumas partículas que poderão apresentar e por vezes as impressões desaparecem , é só.

O mais curioso é que há dia estava a ver uma das últimas revistas da Numisma e encontrei lá uma expressão que desconhecia, tratava-se de uma moeda em ouro que ia a leilão e o adjectivo que completava a descrição era " retucada", o que pensam disto ?

Responder

Voltar para “Numismática em geral”