Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda set 24, 2018 10:52 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: silica gel
MensagemEnviado: quinta abr 26, 2012 8:38 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro II

Registado: quinta jan 12, 2012 6:17 pm
carlos47 Escreveu:
n.carvalho Escreveu:
Meganclio Escreveu:
No outro dia passei os meus pelo microondas.

No microondas? As embalagens de silicagel???
Para que?? Para secarem da humidade que já pudessem ter acumulado??
E será que isso funciona!?
É bem pensado, mas levanta a questão : de quanto em quanto tempo proceder à "secagem" da silica gel?

NCarvalho

se for para colocar ao ar livre duas ou tres vezes por dia... fica caro em electricidade mas sempre tira uns miligramas de agua de sua casa( que são devolvidos pelo micro ondas)

É rápido assim? eu esperava que iria durar uns 4 dias pelo menos, mas não dura nem um dia.

MensagemEnviado: quinta abr 26, 2012 8:51 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: domingo nov 07, 2004 3:25 pm
Pode reciclar o silica gel colocando-o bem espalhado em camada fina no tabuleiro do forno do fogão durante cerca de 1 hora a 180 graus. A humidade absorvida anteriormente é eliminada e o produto volta a mudar de cor, e volta a poder ser utilizado. Esta operação pede ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias. Eu tenho um saco de tecido de algodão com cerca de 1 Kg de silica gel no cofre onde tenho as moedas há anos e parece funcionar bem.

MensagemEnviado: quinta abr 26, 2012 9:00 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Francisco Escreveu:
Pode reciclar o silica gel colocando-o bem espalhado em camada fina no tabuleiro do forno do fogão durante cerca de 1 hora a 180 graus. A humidade absorvida anteriormente é eliminada e o produto volta a mudar de cor, e volta a poder ser utilizado. Esta operação pede ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias. Eu tenho um saco de tecido de algodão com cerca de 1 Kg de silica gel no cofre onde tenho as moedas há anos e parece funcionar bem.

evidente que funciona no cofre e nem precisava de 1 kg
mas nunca fora de um compartimento fechado
não creio exagerar muito se disser que colocar silica ao ar livre é como colocar uma esponja num balde de agua

MensagemEnviado: quinta abr 26, 2012 10:41 pm 
Desligado
Reinado D.Maria I

Registado: sexta jul 01, 2011 9:13 pm
A sorte é que o microondas fica longe das moedinhas....

:erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl: :erofl:

MensagemEnviado: quinta abr 26, 2012 10:42 pm 
Desligado
Reinado D.Maria I

Pode por, mas durante pouco tempo. uns segundos chegam... e não fique assustado quando vir vapor a sair.

Abraço

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2012 6:36 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: segunda out 24, 2011 6:02 pm
estou a pensar comprar uns sacos de 100g à venda no ebay para colocar numa caixa onde guardo os albuns de moedas.

A minha questão é se tenho de abrir os saquinhos de silica?ou eles mesmo fechados absorbem a humidade? ;)

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2012 6:53 pm 
Desligado
Reinado D.Maria I

Eles absorvem. Não é preciso retirar. Se reparar a película que envolve a silica é micro perfurada já a pensar nessa situação.

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2012 7:00 pm 
Desligado

Meganclio Escreveu:
Eles absorvem. Não é preciso retirar. Se reparar a película que envolve a silica é micro perfurada já a pensar nessa situação.

obrigado :thumbupleft:

Mas a única forma de saber se devo substituir a silica será abrir o saco não? para ver se a cor mudou de azul para roxo.

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2012 7:25 pm 
Desligado

rafa123 Escreveu:
Meganclio Escreveu:

obrigado :thumbupleft:

Mas a única forma de saber se devo substituir a silica será abrir o saco não? para ver se a cor mudou de azul para roxo.

ok, cito-me a mim próprio :hammer:

abri um saco e a cor da silica é branca. isto quer dizer que não existe forma de saber se ela dever ser substituida?

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2012 7:27 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
se as moedas se encontram em envelopes de papel não necessita de silica a menos que as tenha numa sala de banho ou de sauna,teria que ter uma humidade extrema para saturar o papel dos envelopes e prejudicar as moedas
se estiverem em alvéolos basta não os guardar num ambiente muito húmido e de preferência que hajam livros ou jornais a proximidade estes vão reter toda a humidade (o próprio cartão do alvéolo é uma protecção)
o problema são mesmo as moedas que se guardam directamente no plástico , evitar moveis estratificados ou com revestimento plástico ou colocar jornais ou cartão nos fundos das gavetas
se nunca verificar humidades nos papeis então também não terá nas moedas a silica é um preciosismo inutil
só faz sentido para as expedições e armazenamento de objectos em embalagens fechadas onde possa haver risco de humidade. e claro só protege mesmo aquele minúsculo volume (da caixa)
claro que se guardar as moedas em caixas de sapatos e estas estiverem hermeticamente fechadas aí sim umas saquetas de silica fazem efeito durante algum tempo
mas num móvel ...efeito nulissimo

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal