Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda set 24, 2018 1:01 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: silica gel
MensagemEnviado: sexta dez 21, 2012 10:57 am 
Desligado
Moderador

Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
É precisamente por isso que eu intercalo folhas de cartolina a fazer de separadores, para melhor protecção contra a húmidade.

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

MensagemEnviado: quinta out 31, 2013 9:45 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Um dispositivo para absorver humidade que se consegue adquirir através do ebay.uk por um preço acessível e não pagando taxas alfandegárias. Coloco o link:

https://www.ebay.co.uk/itm/2-x-Kingavon ... SwIKNZlFM1

Última edição por Mmatos em quinta jul 26, 2018 7:42 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 7:22 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: terça jun 05, 2018 11:51 pm
Boa tarde. Deculpem vir "desenterrar" este tópico, mas quero perguntar se alguém já tentou algo semelhante: colocar um ou dois grãos de silica gel no álveolo ou na cápsula junto da moeda, de forma a ter uma atmosfera o mais seca possível nesse espaço em especial.
O que seriam pontos positivos ou negativos desta experiẽncia?

MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 8:00 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Eu não, mas também estou curioso...

MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 8:30 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Tenho muito poucos conhecimentos em química, mas,penso que seria um erro grave,a sílica iria guardar e atrair humidade do exterior, para junto do metal,com a agravante de(não sei se será o caso) poder haver reacções químicas, sílica+ humidade+ metal
Se colocar a moeda rigorosamente seca, em alvéolo colado, é suficientemente seguro

MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 9:03 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Ora bem, a sílica só é eficiente até ao ponto em que fica saturada. Depois de saturada funciona como qualquer outra fonte de contaminação, com a agravante de estar carregada com um elemento solvente que pode alterar a sua acidez muito facilmente. Sempre que usamos a sílica para retirar humidade, contamos sempre com a possibilidade de a substituir passado algum tempo, por isso, isolar esse elemento com algo que queremos preservar é uma má ideia, dado que mais tarde ou mais cedo as características iniciais vão alterar :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 10:43 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm
Penso que o mais importante, caso se opte por usar um daqueles saquinhos com bolinhas de silica, é que este não fique em contacto directo com as moedas/notas. Por exemplo, colocar um saquinho no mesmo armário/gaveta em que estão as capas e os tabuleiros, a uma distância considerável dos artigos, tendo especial atenção à saturação da silica. Desta forma, penso que não haverá grandes problemas.
:think:
De qualquer forma, é apenas uma opinião. Eu, pessoalmente, não utilizo.

Assunto da Mensagem: Re: silica-gel
MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 11:25 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
A sílica-gel é usada em laboratório para criar uma atmosfera seca.
Se o indicador de humidade fôr o cobalto apresenta uma cor azul quando não tem água. À medida que absorve água torna-se rosa. Cuidado que é um produto cancerígeno.
Pode-se regenarar colocando-a no forno pré-aquecido à temperatura mínima e esperar que fique de novo azul, altura em que se guarda em frascos herméticos.
Nunca usei dentro de alvéolo mas, como estes não me parece que sejam 100% herméticos a sílica acabará por se saturar e, como foi dito atrás, acaba por contaminar a moeda.
A única forma que vejo para usar com moedas é colocar saquetas junto aos tabuleiros, ou albuns e guardar estes dentro de uma embalagem hermética.
Enfim, uma trapalhada.
Por mim basta-me ter as moedas dentro de casa onde os níveis de humidade são baixos.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal