Como arquivar as moedas?

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Sebastianvs I
Reinado D.Pedro V
Registado: domingo mai 13, 2012 11:10 am

Como arquivar as moedas?

#1 Mensagem por Sebastianvs I » quinta ago 02, 2012 9:32 am

Saudações,

Procuro opiniões sobre a melhor forma de expor as nossas coleções.

Eu tenho três dossiers. Um para moedas da monarquia e romanas, as minhas preferidas. Outro para moedas estrangeiras. E um terceiro para as da República e séries comemorativas.

Acontece que os dossiers estão fechados e as moedas não podem ser vistas e apreciadas como por exemplo um quadro de parede.

Lembro-me que o pai de um amigo meu expunha orgulhosamente as suas moedas na parede através de suporte especial. Ficava fantástico, embora não fosse possível ver a outra face da moeda.

A solução que encontrei foi colocar as moedas de que mais gosto numa caixa arquivadora para 20 unidades com fundo vermelho e tampa de plástico. Assim não estão guardadas e posso desfrutar melhor da minha coleção.

Posso saber como guardam as vossas moedas?

Obrigado.

Sugarfree
Reinado D.João VI
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm

Re: Como arquivar as moedas?

#2 Mensagem por Sugarfree » quinta ago 02, 2012 11:16 am

Depois de ver vários sistemas cheguei à conclusão que o melhor sistema tanto em estetica como em sentido prático é o sistema Quadrum + Tabuleiros MB.

Claro que é uma opinião pessoal mas até ver ainda não encontrei nada que me satisfaça mais.

Marafado13
Reinado D.Sancho II
Registado: quarta jun 15, 2011 5:34 pm

#3 Mensagem por Marafado13 » quinta ago 02, 2012 11:38 am

Partilho da opinião do amigo sugarfree, mas uso unicamente para as melhores moedas.
Excelente apresentação e boa proteção.

Mas é a minha opinião...
"O melhor vinho é aquele que trago no copo....",

Sérgio Batista

Sebastianvs I
Reinado D.Pedro V

#4 Mensagem por Sebastianvs I » quinta ago 02, 2012 11:46 am

O ideal era encontrar um sistema em que os tabuleiros ficassem emoldurados e expostos na parede.

JorgeP
Reinado D.Luís
Registado: sexta jul 10, 2009 9:39 pm

#5 Mensagem por JorgeP » quinta ago 02, 2012 12:06 pm

Eu acho que o melhor ou pior, a nível de estética, vai depender de cada um...

Para já, enquanto não tenho um expositor decente para elas e usar o tabuleiro, guardo-as em alvéolos, devidamente fechados e protegidos, nas capas destinadas a tal. É sempre bom porque permite ver as duas faces da moeda e é mais fácil para mostrar a quem as quer ver.

Além disso, tenho-as separadas consoante a sua origem. Monarquia, República, Euro, Estrangeiras...
Cumprimentos,
Jorge Pacheco

Sebastianvs I
Reinado D.Pedro V

#6 Mensagem por Sebastianvs I » quinta ago 02, 2012 12:11 pm

Confesso que não sou muito adepto dos alvéolos. Prefiro deixar no tabuleiro ou nos dossiers, para que possa ver realmente o esplendor de cada peça. Mas como é óbvio tem muito a ver com o gosto de cada um.

JorgeP
Reinado D.Luís
Registado: sexta jul 10, 2009 9:39 pm

#7 Mensagem por JorgeP » quinta ago 02, 2012 12:15 pm

A minha principal razão para utilizar os alvéolos é diminuir o contacto com o ar. Se forem bem fechados e devidamente protegidos, ficam protegidos da exposição ao ar e conservam a moeda por mais tempo... Pelo menos, assim penso eu.
Cumprimentos,
Jorge Pacheco

Sebastianvs I
Reinado D.Pedro V

#8 Mensagem por Sebastianvs I » quinta ago 02, 2012 12:18 pm

Ora aqui está um site muito interessante.

É realmente isto que procuro.

http://cartoucheandcoinshop.com/index.p ... ex&cPath=1

Sugarfree
Reinado D.João VI
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm

#9 Mensagem por Sugarfree » quinta ago 02, 2012 12:47 pm

Cada um tem a sua opinião e gosto pessoal mas falando em expor as moedas na parede acho redutor para as moedas no sentido que apesar de tudo so fica uma face visivel.

O meu sogro tem uma grande colecção de postais de Coimbra em quadros na parede e uma coisa que lhe perguntei foi se não dava mais atenção aos que estavam nos dossiers...e ele confessou que sim mesmo sabendo que o "orgulho da colecção" está na parede.

Agora se sabe o que procura isso é uma não questão...compra o que quer e deseja porque senão vai estar sempre a pensar nisso se comprar outra coisa.

ralmeida
Escudinho da II República
Registado: terça dez 23, 2008 1:36 pm
Contacto:

#10 Mensagem por ralmeida » quinta ago 02, 2012 1:08 pm

Eu decidi colocar toda a minha coleção (ou ir colocando com o tempo) no sistema quadrum da leuchtturm, acho o sistema muito bom para apresentar cada moeda.

Já agora gostaria de colocar uma questão se alguém me conseguir responder. Estou a pensar construir um móvel com gavetas para guardas as cápsulas quadrum, alguém me sabe dizer o que existe no mercado em termos de tabuleiros para as cápsulas, sem o plástico da gaveta, só o tabuleiro de veludo, com a ranhura para retirar as cápsulas e com o maior número de quadrados possível?

A única coisa que vejo nos catálogos na leuchtturm são os tabuleiros em azul para os cofres mas só levam 15 cápsulas.

Obrigado,
Rui Miguel Almeida

Responder

Voltar para “Numismática em geral”