Como arquivar as moedas?

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Como arquivar as moedas?

#11 Mensagem por jdickson » quinta ago 02, 2012 2:56 pm

Sugarfree Escreveu:Depois de ver vários sistemas cheguei à conclusão que o melhor sistema tanto em estetica como em sentido prático é o sistema Quadrum + Tabuleiros MB.

Claro que é uma opinião pessoal mas até ver ainda não encontrei nada que me satisfaça mais.
x2 :thumbs:

jdickson

#12 Mensagem por jdickson » quinta ago 02, 2012 2:58 pm

Sebastianvs I Escreveu:O ideal era encontrar um sistema em que os tabuleiros ficassem emoldurados e expostos na parede.
Não concordo, excepto se se tratar de um relativamente reduzido nº de moedas e se não se fizer questão de ver o reverso.
Poderá funcionar como forma de expor algumas das moedas mais emblemáticas, por exemplo, mas não deverá ser esquecido o acondicionamento adequado das mesmas (cápsulas?).

jdickson

#13 Mensagem por jdickson » quinta ago 02, 2012 3:00 pm

Sebastianvs I Escreveu:Ora aqui está um site muito interessante.

É realmente isto que procuro.

http://cartoucheandcoinshop.com/index.p ... ex&cPath=1
Repare que não são moedas a ser expostas, mas sim uma espécie de "medalhões" militares, de dimensão bem maior do que moedas. E não é mostrado nenhum sistema acondicionador das moedas...

jdickson

#14 Mensagem por jdickson » quinta ago 02, 2012 3:09 pm

ralmeida Escreveu:Eu decidi colocar toda a minha coleção (ou ir colocando com o tempo) no sistema quadrum da leuchtturm, acho o sistema muito bom para apresentar cada moeda.

Já agora gostaria de colocar uma questão se alguém me conseguir responder. Estou a pensar construir um móvel com gavetas para guardas as cápsulas quadrum, alguém me sabe dizer o que existe no mercado em termos de tabuleiros para as cápsulas, sem o plástico da gaveta, só o tabuleiro de veludo, com a ranhura para retirar as cápsulas e com o maior número de quadrados possível?

A única coisa que vejo nos catálogos na leuchtturm são os tabuleiros em azul para os cofres mas só levam 15 cápsulas.

Obrigado,
Rui Miguel Almeida
Eu próprio sou fã do sistema Quadrum e tenho pensado, a prazo, em construir um móvel dedicado para guardar as moedas. Sei de alguns numismatas que mandaram construir gavetas (não forçosamente para capsulas Quadrum) e o aspecto geral é muito bom.
No entanto, acho que vou optar por tirar partido de todo o sistema de tabuleiro criado pela Leuchtturn para albergar as cápsulas Quadrum, pois é bonito, muito funcional e seguramente sai mais barato aproveitar o sistema de gaveta para cada tabuleiro do que fabricar as próprias gavetas.
Assim, e uma vez que as gavetas/tabuleiros se estão a empilhar em prateleiras, o que farei, a prazo, é mandar construir um móvel que permita acondicionar as gavetas/tabuleiros de uma forma racional, assentes em prateleiras de dimensão à medida, mas fechados no dito móvel.
A alternativa seria ir para um sistema como o que descreve, mas a complicação de encontrar apenas tabuleiros de veludo da maior dimensão possível e mandar construir gavetas à medida, parece-me desnecessária e seria uma pena não aproveitar aquilo que já existe... :thumbs:

Marafado13
Reinado D.Sancho II
Registado: quarta jun 15, 2011 5:34 pm

#15 Mensagem por Marafado13 » quinta ago 02, 2012 3:18 pm

Aproveito este tópico para apresentar um projecto que estou a desenvolver, no qual tanto se poderá optar por cápsulas quadrum ou redondas.
Seria um móvel à medida do interessado, desde a madeira, a cor dos puxadores, a cor do fundo das gavetas, etc....

agradecia as Vossas opiniões...

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Imagem

Obrigado :beer:
"O melhor vinho é aquele que trago no copo....",

Sérgio Batista

ralmeida
Escudinho da II República
Registado: terça dez 23, 2008 1:36 pm
Contacto:

#16 Mensagem por ralmeida » quinta ago 02, 2012 3:25 pm

jdickson Escreveu:
ralmeida Escreveu:Eu decidi colocar toda a minha coleção (ou ir colocando com o tempo) no sistema quadrum da leuchtturm, acho o sistema muito bom para apresentar cada moeda.

Já agora gostaria de colocar uma questão se alguém me conseguir responder. Estou a pensar construir um móvel com gavetas para guardas as cápsulas quadrum, alguém me sabe dizer o que existe no mercado em termos de tabuleiros para as cápsulas, sem o plástico da gaveta, só o tabuleiro de veludo, com a ranhura para retirar as cápsulas e com o maior número de quadrados possível?

A única coisa que vejo nos catálogos na leuchtturm são os tabuleiros em azul para os cofres mas só levam 15 cápsulas.

Obrigado,
Rui Miguel Almeida
Eu próprio sou fã do sistema Quadrum e tenho pensado, a prazo, em construir um móvel dedicado para guardar as moedas. Sei de alguns numismatas que mandaram construir gavetas (não forçosamente para capsulas Quadrum) e o aspecto geral é muito bom.
No entanto, acho que vou optar por tirar partido de todo o sistema de tabuleiro criado pela Leuchtturn para albergar as cápsulas Quadrum, pois é bonito, muito funcional e seguramente sai mais barato aproveitar o sistema de gaveta para cada tabuleiro do que fabricar as próprias gavetas.
Assim, e uma vez que as gavetas/tabuleiros se estão a empilhar em prateleiras, o que farei, a prazo, é mandar construir um móvel que permita acondicionar as gavetas/tabuleiros de uma forma racional, assentes em prateleiras de dimensão à medida, mas fechados no dito móvel.
A alternativa seria ir para um sistema como o que descreve, mas a complicação de encontrar apenas tabuleiros de veludo da maior dimensão possível e mandar construir gavetas à medida, parece-me desnecessária e seria uma pena não aproveitar aquilo que já existe... :thumbs:
Eu não aprecio os tabuleiros da Leuchtturm. Numa loja de numismática aqui no Porto mostraram-me uns tabuleiros só de veludo como eu quero made in Portugal mas n me disseram quem os fazia, só que estavam esgotados e a empresa estava de férias agora em agosto. Eram muito bons, de qualidade muito superior aos da Leuchtturm, de 20 moedas cada.

A minha ideia era fazer algo do género:

Imagem

Acho que é a maneira perfeita de guardar uma coleção, ou pelo menos a parte mais importante dela. :D

ralmeida
Escudinho da II República
Registado: terça dez 23, 2008 1:36 pm
Contacto:

#17 Mensagem por ralmeida » quinta ago 02, 2012 3:26 pm

Marafado13 Escreveu:Aproveito este tópico para apresentar um projecto que estou a desenvolver, no qual tanto se poderá optar por cápsulas quadrum ou redondas.
Seria um móvel à medida do interessado, desde a madeira, a cor dos puxadores, a cor do fundo das gavetas, etc....

agradecia as Vossas opiniões...

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Imagem

Obrigado :beer:

Perfeito! é mesmo isso que estou a pensar fazer. :beer:

LMACHADO
Reinado D.Maria I
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

#18 Mensagem por LMACHADO » quinta ago 02, 2012 4:40 pm

Caro Sérgio!?!?!?

MAS O QUE É ISSO!?!?!?! :claps: :claps: :claps: :claps:

Tem preço uma coisa destas? O amigo é carpinteiro ou designer industrial!?!?!? :rotate: :rotate: :rotate:
Última edição por LMACHADO em quinta ago 02, 2012 4:53 pm, editado 1 vez no total.

dcordeiro
Moderador
Registado: sábado mar 26, 2011 3:41 pm

#19 Mensagem por dcordeiro » quinta ago 02, 2012 4:45 pm

Faço cinco sugestões:

1 - As gavetas devem ter ou forma de ficarem trancadas ou entao deve haver portas que permitam fechar o acesso à abertura das gavetas. Tendo portas para fechar o acesso às gavetas sugiro que os puxadores das mesmas sejam do tipo embutido e não salientes.

2 - Que as dimensões interiores das gavetas sejam compativeis com os "interiores" plastico/aveludados da Leuchtturm. Do tipo caberem dois "interiores" lado a lado por gaveta. Isto para permitir uma maior liberdade de escolha no que se quer colocar por gaveta. Nas três primeiras quero quadrum, depois quero duas de slabs...e por ai adiante. Além de que o custo destes interiores pode ser distribuido à medida que se preenche as gavetas e garante que há futuramente opção na mudança de formato e organizacao das moedas por gaveta.

3 - As 2 gavetas grandes devem sempre ter a opção de ser trancadas ou seja ter fechadura.

4 - Com o número de moedas que esse movel leva e o correspondente peso sugiro vivamente que a estrutura seja reforçada/analisada caso contrario receio que o movel dê de si.

5 - Imaginando o movel cheio e caramba isso ja levaria muitas moedas, o peso do mesmo seria considerável. Será que se encontra uma forma furtiva do mesmo ter um sistema de rodas que permite a sua movimentação caso seja preciso? Mas esta é mais uma "mariquice" que outra coisa.
David Cordeiro
OCD Constante: Ludovicus I
OCD mais recente: **** Tópico Geral - Império Germânico (1871-1918) ****

Marafado13
Reinado D.Sancho II
Registado: quarta jun 15, 2011 5:34 pm

#20 Mensagem por Marafado13 » quinta ago 02, 2012 5:08 pm

Boas amigo David

Este 3D é apenas um prototipo.

1. Tinha considerado colocar fechadoras em todas as gavetas, caso se queira poder-se à colocar portas.
2. Tinha considerado fazer o interior das gavetas fixo forrado, pois a minha intensão é a contrução do móvel à "medida" em termos de dimensões, mas caso se queira poder-se fabricar à medida dos tabuleiros da Leuchtum
3. Idem ponto 1
4. Com a quantidade de moedas, o armário está projectado para ser resistente, por isso isso o material que pretendo usar é madeira maciço e deterimento do aglomerado
5. As rodas é uma ideia interessante, mas penso que irá retirar a estica do móvel, mas se o cliente quiser...tambem se faz....:D

Obrigado pelos comentários...
"O melhor vinho é aquele que trago no copo....",

Sérgio Batista

Responder

Voltar para “Numismática em geral”