Evolução tipológica em Sancho II - Questões

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Evolução tipológica em Sancho II - Questões

Mensagempor RuiFB » domingo out 19, 2014 1:00 pm

Deste artigo:http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11242.pdf

Marco de colonia = 4608gr

A 24 soldos o Marco e a 12 dinheiros o soldo:
4608/(24*12)=16gr , teoricamente cada dinheiro novo deve pesar em média 16gr

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » domingo out 19, 2014 9:50 pm

Sim, Rui, serão uns 7-8 g na conversão.

É verdade, Luís, Afonso Henriques tinha uma relação muito especial com a Ordem do Templo, era também um irmão/frater. Como leigo, não sei como poderá ter sido iniciado, mas algum estatuto interno teria.
Curioso que todas estas questões, se forem bem compreendidas, poderão tornar mais clara, em termos iconográficos, por exemplo, a organização dos dinheiros velhos. Só uma falta de conhecimento mais global é que explica, por exemplo, a cruz cravada noutro reinado que não o de Sancho I.
MCarvalho

Caetobriga
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 15, 2010 10:06 am

Mensagempor Caetobriga » domingo out 19, 2014 10:19 pm

Não havia nada de especial. A Ordem aceitava uma especie de "ordenação a prazo". Seriam irmãos leigos com as mesmas obrigações dos freires do Templo mas por x anos normalmente o prazo era estipulado por campanhas ( isto na Terra Santa). Por vezes o marido entrava e a esposa também. Outra hipotese seria a ordenação em fim de vida ( o que não parece ter sido o caso) em que entravam na Ordem e se "retiravam do mundo" para morrer. Não conheço muito de moedas batidas e ainda estou a aprender (e a melgar o Rui), mas os dinheiros de Afonso Henriques com a efigie levam-me sempre para os dinheiros cruzados cada vez que olho para uma imagem deles.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » domingo out 19, 2014 10:25 pm

Luis, só esses dinheiros de busto davam um tópico :) é capaz de entrar num andamento desses pesados, tipo Amaral do Toro...

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » domingo out 19, 2014 10:50 pm

No que toca ao latim não posso servir de ajuda!! É língua que não domino :(

Os dinheiros de busto, não sei... Nunca me convenceram e tenho muitas dúvidas!! Sem ter grande informação diria que se tivesse de apostar ia com as produções Toro!!! :) Mas os dinheiros de Afonso, como não tenho nenhum e têm um preço proibitivo têm ficado um pouco de lado!!

Mas se também há questões e teorias força nisso! Cá estamos para as debater :)

Voltar para “D. Sancho II”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante