Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta set 20, 2018 12:00 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: cruzes finas em Afonso III?
MensagemEnviado: quarta mar 08, 2017 1:52 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Há uns tempos dizia-me um amigo que ainda não estava totalmente convencido das cruzes finas em afonso III. Estive de volta dos dinheiros. Deixo 6. Da esquerda para a direita e de cima para baixo, a primeira é a cruz longa, de braços rectos, típica de muitos dinheiros de estrelas de morabitino; a segunda tem todas as características dos dinheiros de estrelas de morabitino, mas com estrelas que, embora atípicas, não o são, e com uma cruz vulgar em afonso III, de braços triangulares; a terceira é outra de braços triangulares, num dinheiro vulgar; a quarta é uma cruz atípica, muito longa e de braços rectos; a quinta tem dupla batida e a sexta já é de Fernando. Com que cruz das outras mais se assemelha a quinta?
Imagem
upload picture

Assunto da Mensagem: Re: cruzes finas em Afonso III?
MensagemEnviado: quarta mar 08, 2017 9:42 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Elas existem, a questão é a raridade e valorização. Pessoalmente, tirando aspetos estilísticos que quebrem a "regra" penso que as cruzes são o que são. Há para todos os gostos e, muitas vezes, é impossível estabelecer a fronteira onde termina um estilo de cruz e começa outro. Na moeda que originou a discussão (não está na foto), o melhor da moeda era o raio do N.

Adicionalmente, a evolução estilística teria um retrocesso enorme, pois nos reiandos entre A3 e F1, voltamos a ter tudo e mais alguma coisa.

Se calhar ainda vamos concluir que os cruzes fina de A3, afinal eram A4 :) :) Brincadeiras à parte, sempre considerei que atribuição dos Dinheiros às vezes foi feita de moeda ao ar... é os A3 vs os A4, é os D e os P, os S1 e S2, ...

PS: Excelentes exemplares e esse cruz fina está um mimo, assim como o estrelas morabitino e o Fernando.

MensagemEnviado: quarta mar 08, 2017 5:32 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Concordo contigo! As atribuições são muito de "moeda ao ar", principalmente porque nesta época o estilo ainda era bastante díspar. Não existia uma uniformidade, ainda que em emissões do mesmo tipo. Se os escudetes clássicos de afonso II são de afonso I, ou se alguns afonsos III's são IV's ou vice versa, dificilmente se saberá. Há pormenores que apontam para uma época e outros para outra, numa mesma moeda. Este "cruz fina" ser afonso IV é complicado. Pela cruz faria sentido, mas tem PO RT VG AL no reverso... podiam umas aludir à conquista do Algarve e outras não... tudo incógnitas... a questão é diferenciar o estilo, para efeitos coleccionista tão só. É o mesmo que nos ceitis. Muralha fechada, escudo que toca ou cruza a circunferência, número de portas... e com os dinheiros pode-se fazer exactamente o mesmo.

Eu sei que tu ligas pouco às cruzes. E que na altura gostaste foi da letra. Não tenho fotos dessa moeda. Ela esteve no mega. Guardaste? Lembro-me que até no reverso tinha 3 besantes como a minha. A foto ficava útil neste post.

Saiu também esta no mega, no meio de um lote. Guardei as fotos, que deixo, embora não tenham grande qualidade. É de fornaça diferente. Pelo menos no reverso.
Imagem
free image hosting

MensagemEnviado: quarta mar 08, 2017 6:39 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
Nesta última repara que seria uma moeda de escelente qualidade. As letras são direitinhas, as estrelas perfeitas, os escudetes de fino traço e até a circuferência está direitinha. Que grande moeda seria se estivesse em melhor estado.

MensagemEnviado: terça mar 14, 2017 12:08 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quarta jan 21, 2015 12:32 am
Aqui vai o que tenho com a cruz mais fina:

Anexo:
A3 - 009.png

Tenho também este, mas a cruz é ligeiramente mais larga, posso estar a ver mal mas é algo parecido com o 4º Dinheiro do Iúri:

Anexo:
A3 - 004.png

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: terça mar 14, 2017 1:19 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Nesse primeiro só o braço da direita parece ter um formato a dar para o triangular, os outros são rectos. Logo a cruz terá que ser de braços rectos. Ainda assim parece-me um pouco mais larga. O "S" é parecido.

Se formos à espessura da cruz havemos de encontrar amostra para todas as dimensões. Mas algumas aparentam ser muito mais finas.

No segundo dinheiro, parecem-me braços triangulares.

São dois excelentes dinheiros! :)

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: