O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#1 Mensagem por fernanrei » terça mai 16, 2017 6:27 pm

Caros Ilustres, deixo aqui fotos do meu melhor dinheiro de D. Afonso III que muita dor de cabeça me tem dado. Se repararem, na legenda do Reverso o T tem uma forma muito interessante, não sei se incompleto ou deitado. Aguardo os vossos comentários.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Praça
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 200
Registado: quarta jan 21, 2015 12:32 am
Localização: Espinho

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#2 Mensagem por Praça » terça mai 16, 2017 8:05 pm

Bonita moedinha!!!

ALFONSVS R€X
PO RT VG AI

Falta (ou não consigo vê-lo) o poste do "T" que costuma ser um pequeno triângulo isósceles, a curiosidade é que o travessão parece ter sido feito com um punção "I" e não com um punção abaulado. O abridor deve ter ficado sem punções... :erofl:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#3 Mensagem por fernanrei » terça mai 16, 2017 8:55 pm

Praça Escreveu:Bonita moedinha!!!

ALFONSVS R€X
PO RT VG AI

Falta (ou não consigo vê-lo) o poste do "T" que costuma ser um pequeno triângulo isósceles, a curiosidade é que o travessão parece ter sido feito com um punção "I" e não com um punção abaulado. O abridor deve ter ficado sem punções... :erofl:
Ainda bem que entende a minha dor de cabeça. Mas a meu ver não retira o interesse da moeda, apenas tem um pormenor que ainda não tinha visto e acaba por ser bastante interessante, dado que prova a falta de rigor com que se batiam algumas destas moedas. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#4 Mensagem por numisiuris » quarta mai 17, 2017 2:54 am

Pormenor interessante num excelente dinheiro! Pode ter sido cunho entupido. Também nunca tinha visto T's com esse cimo em Afonso III.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#5 Mensagem por palves » quarta mai 17, 2017 7:57 am

Bom dinheiro, penso que o excesso de luz na foto até o prejudica um bocadito, em mão deve estar ainda melhor. Parabéns!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#6 Mensagem por fernanrei » quarta mai 17, 2017 8:17 am

palves Escreveu:Bom dinheiro, penso que o excesso de luz na foto até o prejudica um bocadito, em mão deve estar ainda melhor. Parabéns!
Caro ilustre, meti luz com esta intensidade para revelar todos os pormenores possíveis de serem observados. Em mão é claramente mais atractivo mas só com esta luz se consegue vislumbrar todos os pormenores. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#7 Mensagem por fernanrei » quarta mai 17, 2017 8:21 am

numisiuris Escreveu:Pormenor interessante num excelente dinheiro! Pode ter sido cunho entupido. Também nunca tinha visto T's com esse cimo em Afonso III.
Pois é caro ilustre, de muitas causas possíveis sai este pormenor, agora só espero que não tenha sido algum artista da era moderna que tenha feito algum tipo ou tentativa de restauro. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#8 Mensagem por numisiuris » quarta mai 17, 2017 1:32 pm

fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:Pormenor interessante num excelente dinheiro! Pode ter sido cunho entupido. Também nunca tinha visto T's com esse cimo em Afonso III.
Pois é caro ilustre, de muitas causas possíveis sai este pormenor, agora só espero que não tenha sido algum artista da era moderna que tenha feito algum tipo ou tentativa de restauro. Cumprimentos.
Eheh! Acho que não chega a tanto, esteja descansado. Como o disse o Praça, é o punção de um "I". Nota-se pelas ligeiras serifas. E a explicação é plausível. Foi o punção que se podia usar naquele momento.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#9 Mensagem por euoutravez » quarta mai 17, 2017 2:11 pm

Boas

Boa moedinha e com uma patine bem interessante :)

O T com topo recto aparece com frequência em Afonso III, um pouco menos que o T em três triângulos, mas ainda assim nada de peculiar. Também a falta de alguns punções acontece regularmente, principalmente nos reversos, sendo que o mais comum talvez seja a falta do crescente no P ou do triângulo no R, pelo menos do que tenho visto..

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: O meu Dinheiro D. Afonso III (Best)

#10 Mensagem por fernanrei » quarta mai 17, 2017 9:41 pm

euoutravez Escreveu:Boas

Boa moedinha e com uma patine bem interessante :)

O T com topo recto aparece com frequência em Afonso III, um pouco menos que o T em três triângulos, mas ainda assim nada de peculiar. Também a falta de alguns punções acontece regularmente, principalmente nos reversos, sendo que o mais comum talvez seja a falta do crescente no P ou do triângulo no R, pelo menos do que tenho visto..

Cumprimentos
Muito agradecido pelo seu comentário caro ilustre.
Cumprimentos
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Afonso III”