Dinheiro pouco visto

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Dinheiro pouco visto

#1 Mensagem por numisiuris » segunda mar 06, 2017 11:01 pm

Estava eu a meio da edição de um leilão no facebook quando, chegado à legenda do reverso, reparo que é um II AL GA RB. Nunca me tinha passado um pelas mãos. Pior, estava no conjunto das que não iam para a colecção, sendo que a foto passou pelos olhos de 3 outros coleccionadores que escolheram outras e também não repararam nela. Acho que é a 05.05 do AG e marca 100-200. Quanto à letra dá-me ideia que aquele "G" serifado é de tornês.
Imagem
imageupload



Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Dinheiro pouco visto

#2 Mensagem por palves » terça mar 07, 2017 9:56 am

Penso que será uma moeda ou de um aluno do mestre tornês ou o próprio mestre tornês a dar os primeiros passos. Algumas letras, como dizes e bem, estão no estilo tornês, mas no geral a moeda não é um "estilo tornês".

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro pouco visto

#3 Mensagem por numisiuris » terça mar 07, 2017 5:58 pm

Tal e qual! :) o "v" por exemplo já não tem nada a ver com a denominada "letra de tornês" o "D" ainda não é serifado, o "e" não parece ser fechado... o "L" já lá vai, faltará uma serifa maior na perna. E o "R" parece ser mais fino e cuidado no corpo que o habitual... faz sentido que seja um aprendiz. Esta história da "letra de tornês" também não é muito correcta. Mais uma designação coleccionista.

Responder

Voltar para “D. Dinis I”