dinheiro - D. Dinis

Moderadores: numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, palves, LMACHADO, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

dinheiro - D. Dinis

Mensagempor numisiuris » terça jun 13, 2017 8:51 pm

Fosse o D "de tornês". Fosse a cruz um pouco mais fina... mas remata em ângulos rectos no centro e é ponteada. Que acham?
Imagem
upload pictures

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: dinheiro - D. Dinis

Mensagempor euoutravez » terça jun 13, 2017 9:13 pm

Boas

Todos os dinheiros com esse D que vi têm tipologia intermédia, chamemos-lhe assim. Geralmente o D aparece antes do braço da cruz e a letra é um pouco diferente. A cruz tende a ser mais recta e os que vi antes desse tinham sempre o fim da cruz em punção separado em forma de meia lua. Este foi o primeiro que vi com o braço da cruz completo como habitualmente.

Deixo um exemplar para ilustrar:

Imagem
upload pic

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » terça jun 13, 2017 9:58 pm

É da mesma mão esse, sim senhor! E da-me ideia que o meu também terá as meias luas, só que mais pegadas aos braços da cruz. Aparentam ser ligeiramente ponteadas. O meu D também podia vir antes dacruz se eu rodasse o dinheiro. É a tal coisa. Onde se começa a ler a legenda numa situação destas? Talvez faça mais sentido ser antes dacruz...

euoutravez
Reinado D.João V

Mensagempor euoutravez » terça jun 13, 2017 10:32 pm

Eu só digo antes porque o dinheiro parece-me mais equilibrado e mais bonito se for posto dessa maneira e facilita a leitura da legenda, mas é uma questão de gosto!

Eu tenho guardado as fotos dos que vão aparecendo por isso deixo mais dois exemplares se te quiseres debruçar sobre eles. É uma das tipologias mais engraçadas destes dinheiros e uma das que gosto mais :) Não sendo rara são poucos os exemplares que conheço.

Imagem
Imagem

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » quarta jun 14, 2017 6:38 am

É engraçado! Por um lado a letra é de tornês, com excepção apenas do "D". Por outro, só uma das moedas tem 5 besantes em aspa, as outras têm-nos em número variável e dispostos de forma irregular. Se se observasse a evolução estilística isto não faria sentido. Levantam muitas questões estes dinheiros! Obrigado pelas fotos!

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » quarta jun 14, 2017 4:45 pm

Olá, os dinheiros "tipo letra de tornês" são como os de D. Fernando em termos de estilo.O estilo não tem nada a ver com os restantes. O tipo de letra aparece em muitos, mas nesta série cuidada o estilo é único.
Para mim é o dinheiro mais bonito de todos os dinheiros novos.

Este do dinheiro dinheiros é um bom exemplo:
Imagem

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » quarta jun 14, 2017 5:39 pm

RuiFB Escreveu:Olá, os dinheiros "tipo letra de tornês" são como os de D. Fernando em termos de estilo.O estilo não tem nada a ver com os restantes. O tipo de letra aparece em muitos, mas nesta série cuidada o estilo é único.

Imagem

Olá Rui! Bem vindo de volta ao "arejamento forístico"!

Eu percebo o que dizes. Estás-te a referir aos dinheiros de "gravura fina", como esse que apresentas. Mas esta história da letra de tornês tem que se lhe diga. A letra dos dinheiros e dos gorssos de Tours não será tanto a desses dinheiros de gravura fina, mas mais parecida à letra dos torneses de D. Dinis, diferente da destes dinheiros. Daí todas os argumentos estilísticos que levaram Gambetta, Paulo Lemos e outros a atribuí-los ao infante. O Gambetta andou a compará-los inclusivamente a certas moedas cunhadas em Sevilha.

A letra do tornês de D. Dinis é esta:
Imagem
image upload

Muito parecida à deste gros tournois de São Luis, que é esta:
Imagem
image upload

E depois temos dinheiros destes, que não apresentam gravura fina:
Imagem
image upload

Que raio vem afinal a ser a "letra de tornês"? Esse "G" do dinheiro de gravura fina que apresentaste, não existe nos torneses...

euoutravez
Reinado D.João V

Mensagempor euoutravez » quarta jun 14, 2017 5:41 pm

RuiFB Escreveu:Olá, os dinheiros "tipo letra de tornês" são como os de D. Fernando em termos de estilo.O estilo não tem nada a ver com os restantes. O tipo de letra aparece em muitos, mas nesta série cuidada o estilo é único.

Imagem

Welcome back! :)

Mesmo por a letra aparecer em muitos outros tipos é que já há algum tempo, e para diminuir as confusões, temos vindo a utilizar a designação tornês apenas para a letra e a designação linha fina para definir a cruz. Os exemplares do tipo que postaste de linha fina têm sempre letra tornês, mas não são os únicos.. Ou seja não faz sentido tratá-los por exemplares "letra tornês" quando outros também a têm!

Além que depois os de D. Fernando também não têm letra tornês..

Resumindo:
- Letra tornês define todos com esse tipo de letra independentemente da cruz
- Linha fina define todos os que tenham cruz fina independentemente da letra

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » quarta jun 14, 2017 6:39 pm

Para ajudar na confusão.
Letras tornês, cruz cristo e rosetas.

Imagem

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Mensagempor luisc » quarta jun 14, 2017 6:52 pm

palves Escreveu:Para ajudar na confusão.
Letras tornês, cruz cristo e rosetas.

Caramba.. :hammer: nunca tinha visto um dinheiro com uma cruz dessas....é inédito certo?...ou existem mais?

está brutal....aliás como todos os do tópico...

Voltar para “D. Dinis I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes