Dinheiro de D. Dinis

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
JPSAV
Reinado D.Miguel
Mensagens: 323
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm
Localização: Matosinhos - Porto

Dinheiro de D. Dinis

#1 Mensagem por JPSAV » sexta jan 12, 2018 11:42 am

O que me podem dizer sobre este Dinheiro de D. Dinis?

D R€X PORTVGL
GA RB II AL

16-17 mm
0,69 g

Crescentes (pequenos e finos) quadrantes ímpares, estrelas quadrantes pares.
Parece-me que os besantes são irregulares. O escudete de baixo parece ter 6 besantes.

Dinheiro com algumas curiosidades, por exemplo o P de PORTUGL, parece mais ser um R, o que faria RORTUGL...

Qual a vossa opinião?

Imagem

Imagem


JPSAV

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro de D. Dinis

#2 Mensagem por numisiuris » sexta jan 12, 2018 11:59 am

Julgo que o D será mais ou menos isto:
Imagem

Para ser um R teria que ter o triângulo à frente.

Quanto à classificação, tudo perfeito. O número de besantes é irregular e disposto de modo irregular. E tem de facto 6 besantes no escudete inferior, mas penso não ser relevante. Também parece ter 6 no escudete superior. São bem castiços estes dinheiros de D. Dinis, com os elementos que cantonam a cruz bem pequenos. E este esstá bonito! O Praça é que os andava a estudar e eu estou ansioso pelo trabalho! :)

Avatar do Utilizador
JPSAV
Reinado D.Miguel
Mensagens: 323
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm
Localização: Matosinhos - Porto

Re: Dinheiro de D. Dinis

#3 Mensagem por JPSAV » sexta jan 12, 2018 12:08 pm

numisiuris Escreveu:Julgo que o D será mais ou menos isto:
Imagem

Para ser um R teria que ter o triângulo à frente.

Quanto à classificação, tudo perfeito. O número de besantes é irregular e disposto de modo irregular. E tem de facto 6 besantes no escudete inferior, mas penso não ser relevante. Também parece ter 6 no escudete superior. São bem castiços estes dinheiros de D. Dinis, com os elementos que cantonam a cruz bem pequenos. E este esstá bonito! O Praça é que os andava a estudar e eu estou ansioso pelo trabalho! :)
Obrigado pela tua mensagem Iuri, e quanto ao P de PORTUGL, esse é que parece um R... pois tem o triangulo á frente....(imagem ampliada e rodada para se ver melhor)...
O que achas?

Imagem
JPSAV

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro de D. Dinis

#4 Mensagem por numisiuris » sexta jan 12, 2018 3:03 pm

Tinha reparado nesse aspecto, mas parece-me que é a serifa da base do "P", que estará cortada por um vinco. Seria mais ou menos isto:

Imagem

O "P" é neste caso composto por dois triângulos, voltados um contra o outro. Curiosamente acontece muito na inicial do monarca. Até pode ser que seja simbólico o uso, embora considerar que sejam meros elementos das letras, decorrentes do processo produtivo, me pareça mais ajuizado. :)

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro de D. Dinis

#5 Mensagem por numisiuris » sábado jan 13, 2018 9:36 am

Depois de ter ido ao fórum verde, reparei que ontem deixei aqui uma ideia errada. Ontem a imagem mais clara não a conseguia ver em positivo, hoje acontece-me isso com a mais escura. É de facto um punção único, mas vincado na base. A imagem escura, ontem que a via em positivo, dava-me outra impressão. Mas penso que existem D's e P's em Dinis feitos com dois triângulos, com o vértice voltado um contra o outro e um crescente. Tipo isto:

Imagem
upload pic

Responder

Voltar para “D. Dinis I”