Dinheiro será D. Pedro???

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
JPSAV
Reinado D.Miguel
Mensagens: 323
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm
Localização: Matosinhos - Porto

Dinheiro será D. Pedro???

#1 Mensagem por JPSAV » domingo jan 14, 2018 4:51 pm

Sei que este é um tema em que há muitas dúvidas, a começar pela incerteza de que D. Pedro tenha cunhado Dinheiros, mas mesmo depois de algumas opiniões que fui lendo, acabo por não conseguir saber com toda a certeza se este é D. Pedro ou D. Dinis....

Qual a vossa opinião? Qual a classificação a atribuir?

Algumas características que tomei em consideração:
- o "P" tem a haste com serifa completa para a esquerda e para a direita..., parece também que a barriga do P embora seja um pouco mais longa (que a do P de PORTUGL) não vem cá baixo..., será que se considera "P" ou "D"???
- a legenda começa à direita das 0:00 horas, ou seja, o P está para a direita da haste da cruz.

Imagem

Ampliando...
Imagem

Imagem


Nota:
Citando: http://dinheiro-dinheiros.blogspot.pt/
"No Fórum de Numismática, Laulo Baptista esboça, da seguinte forma, para além do formato das cruzes, a diferença entre o D de D. Dinis e o P de D. Pedro:"
Imagem


JPSAV

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#2 Mensagem por fernanrei » domingo jan 14, 2018 6:31 pm

Quanto a mim parece-me um P, mas este assunto é daqueles que mesmo bem debatido ficam sempre dúvidas. Não sei se o Ilustre tem acompanhado este tema mas já há quem lhes chame (DEDROS) :erofl: logicamente em tom descontraído mas por vezes é a melhor solução. De resto, tem aí uma boa moeda :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#3 Mensagem por MCarvalho » domingo jan 14, 2018 9:52 pm

Acho que o critério tem que ser obrigatoriamente a comparação com o P de Portugal (e mesmo com o R de Rex). Se a inicial do rei não for igual ao P de Portugal, terá que ser um D.
MCarvalho

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#4 Mensagem por Monge » domingo jan 14, 2018 11:52 pm

Se fosse minha ia directa para o "Meu Tabuleiro de D. Dinis".
Partilho o critério do MCarvalho e acrescento uma pergunta:
-Com um limitado número de punções, porque é que o abridor iria usar para os dois P's punções diferentes?
-Idem para o "R" de R€X
.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#5 Mensagem por numisiuris » segunda jan 15, 2018 10:47 am

Parece-me de facto que o crescente da inicial do monarca será maior e virá mais até à serifa. Eu também o classificaria como sendo de D. Dinis. Está bem bonito! :)

Deixo um excerto acerca dos dinheiros dionisinos, retirado de uma tese de mestrado, e que levanta questões bem pertinentes e, quiçá, inovadoras, embora de certo modo atentatórias de um certo status quo numismático. A fazer fé na tese, este será pois um dinheiro velho e tudo o que sabemos sobre a composição química dos dinheiros a que chamávamos "novos" estará posto em causa. Vale a pena não fugir ao debate, porque só dele emerge o (re)conhecimento.

Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11011
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#6 Mensagem por fernanrei » segunda jan 15, 2018 1:08 pm

Voltei a olhar para a moeda e desta vez com mais profundidade. Neste momento estou mais inclinado para o D :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#7 Mensagem por MCarvalho » segunda jan 15, 2018 3:42 pm

Quem começou por ensaiar essa questão das revalorização dos dinheiros no reinado de D. Dinis foi o próprio Oliveira Marques, naquele ensaio que às vezes aparece aqui: "A moeda portuguesa durante a Idade Média" (a nota 103 faz essa referência ;) ). O curioso é que a dado passo (e será por lapso), O. Marques troca os afonsos, quando se quer referir aos "dinheiros novos" de 1361, de Afonso III, refere Afonso IV, e isso pode causar confusão, porque cronologicamente contraria a tese dele: que D. Dinis melhorou a moeda do pai.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#8 Mensagem por numisiuris » segunda jan 15, 2018 8:45 pm

Eu apenas citei a dita tese, pelo reconhecimento académico que lhe estará adstrito. ;) Naturalmente que nem os dinheiros de D. Dinis são velhos, por mais anacrónica que seja a referência, nem terá havido valorização. A não ser que se considerem os dinheiros de letra de tornês como não sendo emissões especiais, porque desses analisámos inicialmente um que revelou liga bem superior a um dinheiro e, nestas últimas análises, mais outro que deu 11,33% de prata, embora o capeamento possa ter que ser descontado...

LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#9 Mensagem por LMACHADO » quinta jun 07, 2018 9:44 pm

D. Dinis :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
Praça
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 200
Registado: quarta jan 21, 2015 12:32 am
Localização: Espinho

Re: Dinheiro será D. Pedro???

#10 Mensagem por Praça » terça jun 12, 2018 9:53 pm

D. Dinis, tenho um do mesmo género e, infelizmente, só posso pensar que é Dinis...
Dinis.png
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “D. Dinis I”