Dinheiros de D. Afonso IV

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Sugarfree
Reinado D.João VI
Mensagens: 403
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Localização: Coimbra

Dinheiros de D. Afonso IV

#1 Mensagem por Sugarfree » terça mai 07, 2013 8:31 pm

Decidi finalmente começar a identificar e documentar melhor os Dinheiros que fazem parte da minha coleção :read:

Embora sejam das moedas que mais aprecio para um "rookie" da numismática não é muito fácil interpretar estas "meninas" pelo que peço ajuda a quem tem mais experiência que eu para confirmar e corrigir as minhas interpretações :thumbs:

Vou começar com Afonso IV porque além de ser o reinado (dos que tenho) que tenho menos Dinheiros (2) um deles é provavelmente o meu preferido de toda a coleção :grinsking:

Dinheiro 1:

Imagem

Imagem

Classifiquei-a como sendo do grupo 7 (AG13) mas os separadores deixam-me na dúvida...depois de R€X existe sem dúvida um ponto mas parece-me muito alto como se fosse um ' mas se considerar um ponto fica:
ALF R€X.PORTVGL / GA RB II AL (07.07)

Mas em mão detecto vestígios de um separador depois de GL mesmo por cima do L ... não faz parte da cunhagem do L e penso só não estar completo porque a moeda está ligeiramente descentrada...

Se considerar esse separador fica ALF R€X.PORTVGL' / GA RB II AL ... que não encontro catalogada :think:

Dinheiro 2:

Este está em pior estado pelo que é mais difícil

Imagem

Imagem

No entanto dá para identificar onde começa a legenda no reverso pelo "AL" ... pelo que será sempre do tipo II AL GA RB que a coloca no grupo 4 devido aos elementos cantonantes da cruz.

Depois de R€X não é visível nenhum separador mas depois de GL está sem dúvida um ponto pelo que classifico como (04.02) ALF R€X PORTVGL' / II AL GA RB

Se for esta referência é pena o estado porque é uma referência menos comum... mas penso que a menina nem a BC chega :D

Agradeço a todos que possam ajudar e já agora desculpem o exagero de imagens mas como sempre aprendi...antes a mais do que a menos :erofl:

Abraço



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#2 Mensagem por RuiFB » terça mai 07, 2013 8:43 pm

Espectacular! Um hino para quem gosta de dinheiros.

A primeira parece-me .ALF R€X.PORTVGL / GA RB II AL , creio que o descentramento engana um pouco, mas os pontos estão sobre a mesma circunferência. Está muito bonita mas...

...eu gostava era de ter a segunda :) Este dinheiro para quem junta por variantes é muito complicado de aparecer, é um II e ainda por cima com BI, melhor que isto só o RB.

Creio que talvez seja .ALF R€X PORTVGL , parece .ALF. mas acho que o que parece ponto depois do F é a pata do F. O apóstrofe costuma ser um pouco diferente, estilo uma pequena linha que faz um ligeiro gancho, na verdade será um punção usado para fazer também crescentes.

No blog dos dinheiros temos este bom exemplo de um apóstrofe:
Imagem

Parabéns pela ampla ilustração do tópico e pela análise que em muito facilita todos os comentários e opiniões! :clap3: :clap3: :clap3: :clap3:
A mim cada vez mais me custa que se carregue moedas pela boca, com fotos reles, moedas de esguelha e a malta que gosta disto que se mate às voltas no photoshop, fotos manhosas não dá para comentar. :(

Avatar do Utilizador
Sugarfree
Reinado D.João VI
Mensagens: 403
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Localização: Coimbra

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#3 Mensagem por Sugarfree » terça mai 07, 2013 10:01 pm

Rui antes de mais quero agradecer tanto o comentário como a belíssima ilustração do uso da apóstrofe! Meti na cabeça que a posição do ponto é que indicaria se era ou não apóstrofe mas depois do exemplo fiquei 100% esclarecido :thumbs:

Eu ainda estou na fase que valorizo mais o EC do que as variantes dado a "pancada" ainda não ter iniciado para as variantes...mas agora que me decidi a classificar todos os dinheiros que tenho (ainda estou a ganhar coragem para fotografar os 12 D. Sancho II que tenho porque esses vão ser o verdadeiro teste :think: ) a possibilidade de começar a interessar-me pelas variantes é bastante elevada :D

É um prazer ler respostas de quem sabe e aproveito para dizer que possivelmente aprendi mais com os posts que o Rui tem colocado neste fórum do que com qualquer livro que tenha...e espero que na continuação desta "aventura" possa continuar a ter esta ajuda :thumbs:

Abraço

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#4 Mensagem por tm1950 » terça mai 07, 2013 10:10 pm

O blog do jomosil pode também dar uma boa ajuda: http://www.dinheiro-dinheiros.blogspot.pt/
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#5 Mensagem por RuiFB » terça mai 07, 2013 10:13 pm

Convém sempre obter-se várias opiniões, a ver o que diz por exemplo o nosso amigo Matos. :think: Foi lendo as suas intervenções que me comecei a interessar por dinheiros :beer:

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#6 Mensagem por Alfonsvs » terça mai 07, 2013 10:23 pm

Hoje o trabalho deixou-me KO e a cabeça já bate no teclado.

O primeiro dinheiro passou pelos séculos todos sem grandes rugas. Uma beleza!
Eu creio que aquele suposto ponto a seguir ao X faz parte da construção do X. Até no braço oposto ao assinalado tem algo semelhante.
Já no final parece ter um apóstrofe depois do L
A refª que eu escolhia era a 07.03

Já o segundo dinheiro, também eu o queria, quanto a mim está bem classificado.
José Matos

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#7 Mensagem por RuiFB » terça mai 07, 2013 10:46 pm

Desta vez discordo com o José, fico com a ideia que é mesmo tudo pontos, mas também compreendo esta leitura :beer:

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2275
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#8 Mensagem por José Almeida » terça mai 07, 2013 11:03 pm

O primeiro dinheiro está num EC fabuloso, a forte batida deixou a cruz incusa no reverso.
O segundo dinheiro como já foi referido é uma variante escassa, na minha opinião as mutilações não lhe tiram a beleza :thumbs:

Avatar do Utilizador
Sugarfree
Reinado D.João VI
Mensagens: 403
Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Localização: Coimbra

Re: Dinheiros de D. Afonso IV

#9 Mensagem por Sugarfree » quarta mai 08, 2013 12:11 am

Obrigado a todos pelos comentários (e ajudas na classificação)

Quanto ao 1º Dinheiro continuo a considerar o ponto depois do X ... talvez na foto não seja tão evidente mas em mão e à lupa é sem dúvida um elemento "extra" totalmente independente do X ... se repararmos com mais atenção dá para ver que esse braço do X tal como o T e letras adjacentes foram "esmagados" durante a cunhagem provavelmente dada a forte pancada que tal como o José Almeida disse deixou a cruz incusa no reverso.

Imagem

(entretanto ver se até amanhã consigo despachar os de D. Pedro I para deixar à vossa consideração :D )

Responder

Voltar para “D. Afonso IV”