Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#1 Mensagem por fernanrei » domingo jul 09, 2017 6:57 pm

Caros ilustres, espero contar com a vossa ajuda para classificar esta moeda que está a esgotar os meus curtos conhecimentos.
Diâmetro - 19mm
Peso - 0,9g
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#2 Mensagem por numisiuris » domingo jul 09, 2017 10:02 pm

Penso que nenhuma das duas hipóteses. Penso que é um dinheiro falso de época, com uma legenda ininteligível. Mas é a minha opinião pessoal. Excelente moedinha!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#3 Mensagem por fernanrei » segunda jul 10, 2017 8:05 am

numisiuris Escreveu:Penso que nenhuma das duas hipóteses. Penso que é um dinheiro falso de época, com uma legenda ininteligível. Mas é a minha opinião pessoal. Excelente moedinha!
Caro ilustre, partilho da sua opinião mas como não tenho certezas exponho aqui a situação na expectativa de aparecer alguém mais conhecedor do assunto. No mundo dos dinheiros muito há ainda a descobrir e garantidamente nunca se alcançará um estado de perfeito conhecimento. A ser falso, qual o soberano correspondente? Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#4 Mensagem por numisiuris » segunda jul 10, 2017 2:46 pm

Não faço ideia amigo Fernando. Aquilo é um "P", ou parece, às 12h, no anverso. Só que não sei se é a inicial do monarca, porque o resto da legenda parece não ter nexo. Se o for, resta-lhe a dúvida entre dinis e Pedro. Leia a remessa de Santarém e conclui que D. Pedro não bateu moeda. Leia a crónica de Fernão Lopes (escrita uns anos antes) e conclui que bateu. Por outro lado, aqueles objectos metálicos (chamemos-lhes assim) que estão no AG, como contos de D. Afonso III, têm outra tipologia na circunferência, que não é redonda como nesta moeda... se fosse minha catalogava-a como "dinheiro novo falso de época".

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#5 Mensagem por palves » segunda jul 10, 2017 4:25 pm

Também vou no mesmo sentido. O reinado é impossível de saber. Já aqui foi discutido se alguns destas moedas que no AG são contos não serão antes falsas da época, eu também vou pelas falsas, mas é uma discussão sem certezas.

Eu guardo-os todos :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Será um dinheiro D. Pedro ou um conto para contar de AfonsoIII?

#6 Mensagem por fernanrei » segunda jul 10, 2017 5:53 pm

Caros ilustres, sem dúvida que é um dinheiro novo falso da época. Agradeço os vossos esclarecedores comentários que serviram para solidificar a minha convicção. É mais um exemplar que servirá para alimentar a minha imaginação e apimentar a colecção. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Pedro I”