Pilarte sinal oculto <| |>

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.João III
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Pilarte sinal oculto <| |>

Mensagempor numisiuris » terça set 12, 2017 12:09 pm

(eu aviso que se entramos nos sinais ocultos, não tarda nada damos todos em malucos) ;)

Mas estava aqui a olhar para os "ossos fernandinos" e lembrei-me de uma moeda que cá tenho e aparenta ter um "osso joanino". Não o encontro catalogado. Já estarei a inventar demais?
Imagem
pic upload

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » terça set 12, 2017 12:19 pm

:D Isto parecem os testes de Rorschach. Eu vejo um prego.

Olha que nestes testes, ver mortos ou ossaria em tudo é de desconfiar :batman: :batman: :batman:

Agora mais a sério, é bem capaz de ser! Desvendar estes sinais é mesmo muito complicado, o MGM bem que tentou mas rapidamente desistiu, o assunto foi deixado pela rama, mas teve coragem para o abordar no seu artigo sobre os reais brancos.

fernanrei
Reinado D.Filipe I
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça set 12, 2017 1:18 pm

MCarvalho Escreveu:Vi apenas em bibliografia.

Penso que faz parte deste tipo classificado pelo Mário Gomes Marques (Moedas de D. Fernando, est. 48).
A foto é fraquinha, mas vêem-se bem os ossos. A posição do sinal é ligeiramente diferente da do Rui, mas parece-me que foram usados punções muito semelhantes. É de Lisboa.

Imagem

(Quando referi 24 é o número no quadro com os sinais apenas; a moeda, como se vê, é a 16).

Parece-me exactamente o mesmo sinal.
:D FMMRei :D

ricardmag
Senhor Escudo da I República
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Mensagempor ricardmag » terça set 12, 2017 1:48 pm

RuiFB Escreveu:Imagem

Pilarte de Lisboa com um sinal oculto bastante engraçado em forma de seta dupla

Só por curiosidade, onde estão os ossos?

Cumprimentos

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » terça set 12, 2017 2:56 pm

Os ossos, no pilarte, estão por cima da coroa, à esquerda, junto à circunferência.

Oh Rui, olha que, de ver um osso, a ver um prego, num teste de Roschach, nem sei o que será pior... :erofl:

Mas agora que me falas do prego, não consigo lá ver um cravo, mas um parafuso daqueles do AKI acho que é na boa! :erofl:

ricardmag
Senhor Escudo da I República
Registado: quinta abr 20, 2017 9:01 am

Mensagempor ricardmag » terça set 12, 2017 3:25 pm

Obrigado, já consegui ver ... a mim parece rabos de peixes :)

Cumprimentos

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » terça set 12, 2017 3:35 pm

No caso de D. João I, nos reais brancos, também estão registados uns sinais que poderão ser do mesmo tipo:

Aqui, no estudo também do Marques, Peixoto Cabral, Teresa G. Marques e Fátima Araújo (NVMMVS, 2.ª série, 9-10, 1986-87)
(ver grupo 0.1 e 1.15)

Imagem
Imagem

O 1.19 e 1.20 poderão ser os tais cravos (?) do tipo da do Iúri.

Edit: Já agora, ora vejam lá os 1.40; 1.41 e 1.42 :) têm mesmo as iniciais dos senhores moedeiros.
MCarvalho

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » terça set 12, 2017 3:38 pm

fernanrei Escreveu:
MCarvalho Escreveu:Vi apenas em bibliografia.

Penso que faz parte deste tipo classificado pelo Mário Gomes Marques (Moedas de D. Fernando, est. 48).
A foto é fraquinha, mas vêem-se bem os ossos. A posição do sinal é ligeiramente diferente da do Rui, mas parece-me que foram usados punções muito semelhantes. É de Lisboa.

Imagem

(Quando referi 24 é o número no quadro com os sinais apenas; a moeda, como se vê, é a 16).

Parece-me exactamente o mesmo sinal.

É provável que o cunho tenha sido aberto pela mesma pessoa. O que é muito interessante do ponto de vista humano da produção.
MCarvalho

numisiuris
Reinado D.João III

Mensagempor numisiuris » terça set 12, 2017 4:15 pm

Rabos de peixes também está bem. Mas como nos testes de Roschach qualquer coisa é potencialmente perigosa, acaba por ser menos mau! :erofl:

Eu conheço bem esse estudo Mário. Pena que não tenha a qualidade e coerência do de dez soldos. E pena sobretudo que estejamos confinados a olhar para desenhos...

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » terça set 12, 2017 4:17 pm

numisiuris Escreveu:Rabos de peixes também está bem. Mas como nos testes de Roschach qualquer coisa é potencialmente perigosa, acaba por ser menos mau! :erofl:

Eu conheço bem esse estudo Mário. Pena que não tenha a qualidade e coerência do de dez soldos. E pena sobretudo que estejamos confinados a olhar para desenhos...

Eu sei.
Outros tempos, outras tecnologias :)
MCarvalho

Voltar para “D. Fernando I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes