Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

Responder
Mensagem
Autor
Patilhas
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 02, 2018 8:44 pm

Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

#1 Mensagem por Patilhas » domingo set 02, 2018 9:14 pm

Boa noite a todos!
é a minha primeira abordagem neste mundo, que adoro, mas por alguma razão nunca torci a maçaneta e entrei :( Andei a perder tempo, decididamente.

Pediram-me para pesquisar sobre duas moedas, que eu presumo serem medalhas por serem grandes demais para moedas, e presumo serem barbudas, pelo que já encontrei por aí, termo que nunca tinha ouvido associado a uma moeda.

O que não percebo, e espero que a vossa experiência me indique, é o porquê de serem lisas de um dos lados, talvez o processo de fabrico não fosse numa peça única, e houvesse um sistema de prensa, e com o tempo, tenham soltado o seu reverso?

A que deu origem ao título deste tópico, penso que tenha acertado, e é esta:
https://prnt.sc/kpt7qa (não consegui inserir a imagem directamente, o link da imagem directa é gigantesco!)

A outra, parece dizer "afoso RE" fartei-me de procurar sem sucesso.., embora, muitas das imagens que há pela net sejam completamente imperceptíveis, o que dificulta bastante a comparação (https://www.museucasadamoeda.pt/collection/26 por exemplo).
http://prntscr.com/kptfr1

Obrigado desde já pela ajuda, a intenção é primeiramente histórica, o material, etc, o valor potencial é um bónus menos importante.



MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

#2 Mensagem por MCarvalho » domingo set 02, 2018 9:57 pm

Penso que sejam fichas de alguma das feiras medievais que ocorrem um pouco por todo o país, no Verão.

São, portanto, muito recentes.
A primeira é inspirada num tornês de busto de D. Fernando, a segunda num dinheiro de D. Afonso II.

As barbudas de D. Fernando distinguem-se por o rei usar um elmo fechado. Esse tipo de capacete medieval chama-se barbuda ou barbuta, daí o nome da moeda.
MCarvalho

krav
Reinado D.Maria II
Mensagens: 250
Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm

Re: Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

#3 Mensagem por krav » domingo set 02, 2018 10:25 pm

MCarvalho Escreveu:Penso que sejam fichas de alguma das feiras medievais que ocorrem um pouco por todo o país, no Verão.

São, portanto, muito recentes.
A primeira é inspirada num tornês de busto de D. Fernando, a segunda num dinheiro de D. Afonso II.

As barbudas de D. Fernando distinguem-se por o rei usar um elmo fechado. Esse tipo de capacete medieval chama-se barbuda ou barbuta, daí o nome da moeda.
Desconhecia essa informação! Obrigado! :beer:
Tomás Oliveira

Patilhas
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 02, 2018 8:44 pm

Re: Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

#4 Mensagem por Patilhas » segunda set 03, 2018 12:17 pm

Obrigado pela informação da origem do nome, magnifico!
Estive a ver dezenas de moedas de feiras, e não parece haver nada que se assemelhe, ou estão bem detalhadas, ou mencionam a localidade da feira, ou referem a palavra "medieval", e não estão, na sua maioria, com as bordas roídas do tempo.
Isto foi encontrado pelo avô de um amigo meu há uns valentes anos, não sei desde quando há feiras medievais, mas parece-me que tal entretenimento passou ao lado da altura em que foram encontradas, provavelmente uma época com algumas dificuldades, fome, etc.
Estou a tentar precisar, quando souber algo aviso!

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Barbudas? D. Fernando I - Alentejo

#5 Mensagem por fernanrei » segunda set 03, 2018 8:32 pm

São claramente reproduções, agora para que fim é que não vou dar certezas porque também não as tenho. Quero crer, que podem ter sido fichas representativas de valor monetário nalgum tipo de feira medieval :think:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Fernando I”