Catawiki - Leilão desta semana - Grave (14 Dinheiros) - VA - Valência de Alcantra

Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1121
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Catawiki - Leilão desta semana - Grave (14 Dinheiros) - VA - Valência de Alcantra

#1 Mensagem por crislaine » quinta jul 18, 2019 3:09 pm

Gostaria nesta semana, de partilhar convosco um daqueles, que mais considero ser uns dos grupos mais raros dos Graves (14 Dinheiros) do Rei "Formoso"

Trata-se de um Grave - V A - Herrera de Alcântara ou Valência de Alcântara. É dada a atender como uma das ditas moedas "de guerra" e estando ligada ao lavramento de moedas durante a primeira guerra fernandina.

Paço a citar algumas parte da crónica de Fernão Lopes:

Quando elrei dom Pedro foi morto, alguns dos que tinham os lugares por ele tomaram voz por elrei dom Henrique, mas outros, que lhe obedecer não quiseram, escreveram logo a elrei de Portugal que, se sua mercê fosse de os haver por seus, levantariam voz por ele, e que começasse a entrar por Castela, que lhe dariam as vilas e o receberiam por senhor, fazendo-lhe delas menagem.

Elrei dom Fernando, mui ledo com isto, respondeu a todos que lhe prazia muito e que os havia por seus e lhes faria muitas mercês, e que os acorreria, com as suas gentes e por seu corpo (pessoalmente), se cercados fossem e lhes mister fizesse.

E as cidades e vilas que tomaram a sua voz foram estas: Carmona, Zamora, Cidade Rodrigo, Alcântara, Valência de Alcântara e mais, na Galiza, a cidade de Tui, Padrom, a Rocha, a Crunha, Salvaterra, Baiona, Alhariz, Milmanda, Araújo, a cidade dOurense, a vila de Ribadavia, Lugo e a cidade de Santiago, que se deu mais tarde e com certas condições.

(...)

Elrei dom Fernando era grandioso de vontade e querençoso daquilo que todos os homens naturalmente desejam, que é o acrescentamento de sua boa fama e honroso estado, e quando viu que, sem seu requerimento, o mundo lhe oferecia caminho assim azado para cobrar tão grande honra, não mais esguardando (atendendo) a contrários que avir pudessem, determinou em toda a maneira de seguir este feito e levá-lo adiante, vendo em sua vontade tantas ajudas para isso prestes que lhe pareceu coisa ligeira toda Castela ser sua em pouco tempo.


Aqui ficam as imagens...

https://leilao.catawiki.pt/kavels/28108 ... aro-bolhao

Este leilão acaba no próximo sábado às 19h
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5593
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Catawiki - Leilão desta semana - Grave (14 Dinheiros) - VA - Valência de Alcantra

#2 Mensagem por fernanrei » quinta jul 18, 2019 9:26 pm

É sem qualquer tipo de dúvida uma jóia muito rara, ainda me falta na colecção por uma questão de prioridades, mas está na lista. :biglaugh:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “D. Fernando I”