Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda dez 17, 2018 2:12 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Real de dez soldos — Porto
MensagemEnviado: quinta out 11, 2018 3:09 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Com sinal à direita e sem ornamentação na coroa. Encontrei 4 moedas com estas características em 2341.
Imagem
Imagem

Assunto da Mensagem: Re: Real de dez soldos — Porto
MensagemEnviado: quinta out 11, 2018 9:59 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Real muito bonito, tem uma tonalidade de bolhão mais rico, os que tenho do Porto aparentam ser sempre menos ricos em prata, que os de Lisboa.
Não percebo se existe letra monetária no reverso ( o O talvez, mas o P? ).
Cumprimentos Iúri.

MensagemEnviado: quinta out 11, 2018 10:04 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Agora, com mais atenção, parece-me ver o P!

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 12:48 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Boa noite caro João Paulo!

É P-O, sim. Este foi lavrado entre 1387 e 1391. Ainda é de dinheiro e meio de lei (12,5%Ag).

Nos reais de dez soldos está o trabalho todo feito por Gomes Marques há quase 30 anos:

https://www.dropbox.com/s/ssg4ww5srxegm ... s.pdf?dl=0

O principal problema do estudo de Gomes Marques, para lá de estar em língua estrangeira, é ser pouco didático. E há algumas falhas. Não considera reais do regedor no Porto. E há uma emissão de Lisboa em que ele indica a distinção pela legenda FE-CIT, quando essa regra não é universal em face de outras emissões, esquecendo-se de reparar nos trifólios dos pedúnculos da coroa que, esses sim, marcam a emissão. Em termos de análise numismática propriamente dita, as principais falhas de Gomes Marques parecem-me ser a desconsideração das cruzes de abertura da legenda e dos ornamentos dos pedúnculos da coroa, que muitas vezes marcam emissões. De qualquer modo, o grosso do trabalho, neste sistema, estava feito. E no sistema do real branco, por mais que considerasse cruzes ou ornamentos da coroa, também não progredia. Foi à legenda e nem aí encontrou salvação para a distinção. Eu estou convencido que nesses reais brancos, todos os que têm letra seca e fina serão de 1,5 dinheiros. O problema é que, dentro dos outros, não estou seguro que todos sejam de três dinheiros. Fica para a próxima geração. Já o sistema do real de três e meia, nunca ninguém o tinha estudado. E entende-se porquê. Devem ter feito umas análises a grupos pequenos de moedas e desistiram imediatamente, face à disparidade de resultados. Mas tem que se andar para a frente. Lá para o fim do ano já conto ter um exemplar impresso para oferecer aos "dadores de moedas". Nessa altura conto fazer-lhe uma visita aí à terra fria! Um abraço! :beer:

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 12:59 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Ponho-me a falar e esqueço-me de ir ao que interessa. Eles têm na generalidade a mesma prata. Houve emissões lavradas em Lisboa e no Porto, concomitante ou separadamente. Podem é os metais usados ter diferentes proveniências, o que pode originar diferentes patines. Até o meio onde as moedas são achadas. Gomes Marques, para o Porto, não indica de facto a lei de 2 dinheiros, que considera para Lisboa. Mas todas as outras leis existem em ambas as casas. E acredito até que não tenha encontrado emissões de dois dinheiros no Porto por falta de amostra. Porque nos meios reais eu encontrei essa lei, em dua ou três moedas raras.

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 8:48 am 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
numisiuris Escreveu:

É P-O, sim. Este foi lavrado entre 1387 e 1391. Ainda é de dinheiro e meio de lei (12,5%Ag).

Nos reais de dez soldos está o trabalho todo feito por Gomes Marques há quase 30 anos:

O principal problema do estudo de Gomes Marques, para lá de estar em língua estrangeira, é ser pouco didático. E há algumas falhas. Não considera reais do regedor no Porto. E há uma emissão de Lisboa em que ele indica a distinção pela legenda FE-CIT, quando essa regra não é universal em face de outras emissões, esquecendo-se de reparar nos trifólios dos pedúnculos da coroa que, esses sim, marcam a emissão. Em termos de análise numismática propriamente dita, as principais falhas de Gomes Marques parecem-me ser a desconsideração das cruzes de abertura da legenda e dos ornamentos dos pedúnculos da coroa, que muitas vezes marcam emissões. De qualquer modo, o grosso do trabalho, neste sistema, estava feito. E no sistema do real branco, por mais que considerasse cruzes ou ornamentos da coroa, também não progredia. Foi à legenda e nem aí encontrou salvação para a distinção. Eu estou convencido que nesses reais brancos, todos os que têm letra seca e fina serão de 1,5 dinheiros. O problema é que, dentro dos outros, não estou seguro que todos sejam de três dinheiros. Fica para a próxima geração. Já o sistema do real de três e meia, nunca ninguém o tinha estudado. E entende-se porquê. Devem ter feito umas análises a grupos pequenos de moedas e desistiram imediatamente, face à disparidade de resultados. Mas tem que se andar para a frente. Lá para o fim do ano já conto ter um exemplar impresso para oferecer aos "dadores de moedas". Nessa altura conto fazer-lhe uma visita aí à terra fria! Um abraço! :beer:

:claps: :claps: :claps: Sempre a aprender, quanto à moeda está muito bonita

https://drive.google.com/file/d/1ICuDLo ... p=drivesdk

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 3:05 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Excelente moeda Iuri, muito bom mesmo. Gosto do aspeto geral da moeda, tem bem patente e idade e mantém uma estrutura bastante completa :biglaugh:

Última edição por fernanrei em sábado out 13, 2018 11:10 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 3:22 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Obrigado pela informação...

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 7:41 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

numisiuris Escreveu:

Caro Iúri

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, andava há bastante tempo a tentar ter acesso a este artigo de Gomes Marques, agora finalmente vou conseguir tirar algumas dúvidas.
Espero com muita curiosidade a saída do seu livro, e desde já agradeço a sua atenção.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited