meios reais atipicos para estudo - d. joao I

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: meios reais atipicos para estudo - d. joao I

Mensagempor numisiuris » terça mar 14, 2017 2:34 am

Legenda, do lado da cruz parece-me ser igual à que o Paulo tem no museu da moeda. Por tvg al(i)? eal

Na outra face, apenas vem descrita uma no Aragão. Ihn sd gr ex. Mas a sua parece diferente... não será dupla batida? Nota-lhe características disso?

Estas "moedas" de escudetes têm a aparência típica, no lado da cruz, dos dinheiros ingleses (pennies) e de alguns dinheiros de Barcelona.

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Contacto:

Mensagempor José Almeida » quinta mar 16, 2017 12:34 am

Para este lado só dá POs :thumbs:

D=17.81mm / P=0.79g
Imagem

D=18.17mm / P=0.84g
Imagem

D=18.80mm / P=1.53g
Imagem
Compro moedas, medalhas, notas, postais, selos etc . Contactos 914127863 / josealporto@hotmail.com

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » quinta mar 16, 2017 12:49 am

Impecável zé! :D obrigado! mesmo em tipos muito difíceis já estamos a conseguir uma amostra bem jeitosa. Se todos derem uma ajudinha ficamos com ideias acerca destas moedas que até aqui não se podiam ter. Nunca foram estudadas por ninguém...

tony_
Reinado D.Carlos
Registado: domingo jun 21, 2015 9:42 am

Mensagempor tony_ » sexta mar 24, 2017 12:01 pm

A minha pequena contribuição,espero que seja util
Em relação ao diametro está mais perto dos 1.7cm.

Imagemphoto uploading websites

Cumps
Cumps
topico de vendas:
viewtopic.php?f=23&t=114612
topico de troca:
viewtopic.php?f=26&t=113176

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » sábado mar 25, 2017 4:42 am

Excelente tony! :) estas fazem falta! O diâmetro nestas não nos interessa muito. Talvez tenha interesse apenas (paralelo) nos até agora chamados quartos de real de dez soldos. Esta deverá ser um meio real ou um quinto. Ou até um décimo. Vamos ver as médias... ou pode até cair num sistema posterior a 1398... ainda há muito a pensar e reflectir aqui. Daí a necessidade de termos médias de pesos. Se pudesses indicar o peso desta era uma grande ajuda mesmo!

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » sábado mar 25, 2017 4:45 am

Ah, está na foto, esquece... :) esse peso dá-me jeito. 1,2 gramas vai elevando a coisa. Até agora ronda os 9. Mais uns pózinhos e temos um meio real de dez soldos! ;)

JS1959
Senhor Escudo da I República
Registado: terça jan 20, 2015 10:16 am

Mensagempor JS1959 » sexta mai 19, 2017 11:15 am

Meio Real Atípico do Porto PO
Diâmetro: 18.26 mm; peso: 0.69 g.
+ IHNS : REX : PORTVGAL
+ DEI : G : REX : PORTVGA
Imagem

abraço
Sousa

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » sexta mai 19, 2017 2:38 pm

Obrigado novamente amigo José! Estas vão levar uma arrumação bem diferente do AG. Tipologiamente já está semi definida. Não encontrámos exemplares sem sinais ocultos. E deverá cada tipo corresponder a uma emissão. Depois há variações no tipo de sinal oculto e alguns sinais ocultos isolados fora do arranjo habitual. Penso que essas diferenças corresponderão à assinatura do moedeiro. O estudo de Gomes Marques nos reais de dez soldos aponta nesse sentido. A diferenciação de sinais ocultos faria sentido para aferição da qualidade de fornaças, perante quem batia. Ou seja, nos sinais ocultos a disposição parece-me ser a marca de emissão e o tipo ou algum sinal fora da disposição habitual, a marca do moedeiro.

Mas indo à sistematização deste, também aplicável aos IO, mas com uma variante sem sinais ocultos e nenhuma com sinais dos dois lados:

Sinal oculto à esquerda:
Imagem
image upload

Sinal oculto à direita:
Imagem
image upload

Sinal oculto à direita e à esquerda:
Imagem
image upload

Destes últimos só temos este e outro, com foto de péssima definição. E são ambos duvidosos. Este, no sinal da esquerda. Se alguém tiver fotos de moedas destas com sinal oculto à direita e à esquerda ou sem sinais ocultos, era bom. Se não houver, logo se vê. De qualquer modo, parece-me bem melhor esta divisão, do que andar a separar por legendas, como se fez no AG. A ideia que temos é a de catalogar uma foto por tipo e depois listar as legendas em baixo. O que acham?

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » sexta mai 19, 2017 3:21 pm

numisiuris Escreveu:Obrigado novamente amigo José! Estas vão levar uma arrumação bem diferente do AG. Tipologiamente já está semi definida. Não encontrámos exemplares sem sinais ocultos. E deverá cada tipo corresponder a uma emissão. Depois há variações no tipo de sinal oculto e alguns sinais ocultos isolados fora do arranjo habitual. Penso que essas diferenças corresponderão à assinatura do moedeiro. O estudo de Gomes Marques nos reais de dez soldos aponta nesse sentido. A diferenciação de sinais ocultos faria sentido para aferição da qualidade de fornaças, perante quem batia. Ou seja, nos sinais ocultos a disposição parece-me ser a marca de emissão e o tipo ou algum sinal fora da disposição habitual, a marca do moedeiro.

Mas indo à sistematização deste, também aplicável aos IO, mas com uma variante sem sinais ocultos e nenhuma com sinais dos dois lados:

Sinal oculto à esquerda:
Imagem
image upload

Sinal oculto à direita:
Imagem
image upload

Sinal oculto à direita e à esquerda:
Imagem
image upload

Destes últimos só temos este e outro, com foto de péssima definição. E são ambos duvidosos. Este, no sinal da esquerda. Se alguém tiver fotos de moedas destas com sinal oculto à direita e à esquerda ou sem sinais ocultos, era bom. Se não houver, logo se vê. De qualquer modo, parece-me bem melhor esta divisão, do que andar a separar por legendas, como se fez no AG. A ideia que temos é a de catalogar uma foto por tipo e depois listar as legendas em baixo. O que acham?

Esse era um sonho meu tornado realidade. Catalogação à ceitis do magro, por tipologia e com listagem de legendas. :)

Como vocês tinham pedido com pesos eu não enviei fotos.. Seguem alguns que me parece não terem sinal oculto. Um deles está em estado piorzinho, mas parece-me não ter sinal. O do museu no rio pode ter o sinal apagado, mas eles consideram que a moeda não tem sinal.

Imagem
Imagem
Imagem

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » sexta mai 19, 2017 9:26 pm

Agora trocaste-me todo e acho que consegui perceber porque vocês às vezes vêm coisas que eu não vejo e vice-versa... Eu uso sempre com o telemóvel e apercebi-me hoje que é completamente diferente. E daí concluir que para estes, como nos IO há o mesmo número de emissões com sinais dispostos da mesma forma. E não há com sinal oculto à direita e à esquerda. Haverá, sim, sem sinal oculto, com sinal à esquerda e com sinal à direita. Sem sinal oculto apenas temos uma com peso (a do Bes). Vê lá se deixas de comprar só moedões e gastas 15 paus numa balança. Vou reiterando! ;)

Sinal oculto à esquerda:
Imagem
image upload

Sinal oculto à direita:
Imagem
image upload

Sem sinal oculto (esta parecia-me com dois sinais ocultos, mas são restos da circunferência, acaba por dar um único exemplar para amostra):
Imagem
imageupload

Quanto à do museu do Rio, não sei se não terá sinal oculto à direita. Tinha-a classificado assim. No telemóvel parece. No computador também me parece ver qualquer coisa:

Imagem
imageupload

O que acham?

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes