Real (Preto?) D. João I "Porto" com ponto por cima do N e sinal oculto à esquerda

Moderadores: numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, palves, LMACHADO, Moderador de Honra

fernanrei
Reinado D.João IV
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Real (Preto?) D. João I "Porto" com ponto por cima do N e sinal oculto à esquerda

Mensagempor fernanrei » segunda abr 24, 2017 9:12 am

Caros Ilustres, adquiri recentemente este exemplar por um valor residual. Estava muito mau e dei uma ligeira melhoria com o cuidado de não estragar muito, para que pudesse expor mais pormenores. Penso que já dá para apreciar alguns aspectos peculiares, nomeadamente o ponto por cima do N e o "p" da letra monetária um pouco torto/descentrado e o sinal oculto á esquerda. Aquilo que vos peço é para confirmarem se é um Real preto e se a classificação A.G 03.01 pode ser aplicada.

Cordiais cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
:D FMMRei :D

fernanrei
Reinado D.João IV

Re: Real (Preto?) D. João I "Porto" com ponto por cima do N e sinal oculto à esquerda

Mensagempor fernanrei » domingo jul 30, 2017 11:36 am

:think: Há tanto tempo sem comentários !!!!!!!!

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Real (Preto?) D. João I "Porto" com ponto por cima do N e sinal oculto à esquerda

Mensagempor numisiuris » domingo jul 30, 2017 1:46 pm

Estou na praia e o Sol reflecte no ecrã de um telemóvel emprestado... mas não acredito em reais pretos com sinais ocultos. Para que seriam os sinais ocultos? Não bastaria pesar as moedas "pretas"? :)

fernanrei
Reinado D.João IV

Mensagempor fernanrei » domingo jul 30, 2017 2:13 pm

Sim é verdade caro ilustre, mas neste caso a medidas apontam para o Real de três e meia Libras.
Diâmetro - 24,5 mm
Peso - 2,1g

As respostas que esperava obter seriam nesse sentido, até porque existe quem considere estas moedas como real preto.

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » domingo jul 30, 2017 7:55 pm

cheguei agora a casa. Já se vê bem. Mas esta não era a mesma da outra vez?

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » domingo jul 30, 2017 8:25 pm

http://forum-numismatica-notafilia.com/ ... 124&t=6934

Pois, bem me parecia que já a tinha visto... ;) Acho que nesta foto, fora do alvéolo, já se vê melhor o sinal oculto. :)

fernanrei
Reinado D.João IV

Mensagempor fernanrei » domingo jul 30, 2017 8:30 pm

Tirei fotos fora do alvéolo :D

fernanrei
Reinado D.João IV

Mensagempor fernanrei » sábado ago 05, 2017 11:00 am

numisiuris Escreveu:http://forum-numismatica-notafilia.com/viewtopic.php?f=124&t=6934

Pois, bem me parecia que já a tinha visto... ;) Acho que nesta foto, fora do alvéolo, já se vê melhor o sinal oculto. :)

O que pensa da moeda caro ilustre?

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » domingo ago 06, 2017 2:00 am

É um real de três e meia. Adianto-lhe algumas impressões. Arcos simples - Real preto. Arcos duplos, com sinais ocultos - real de três e meia. Arcos duplos, sem sinais ocultos - real preto (excptuando, claro, os da rosa) Esta última conclusão é ainda muito preliminar. Temos é, para já, a certeza de que houve reais pretos com arcos duplos e sem sinais ocultos. Lá mais para a frente, havemos de pensar isto tudo melhor.

Dito isto, este parece-me um real de três e meia. Aliás, como a lasca já tinha mostrado. :)

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes