Real de Dez Soldos L.B. D. João I limpar ou manter?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Real de Dez Soldos L.B. D. João I limpar ou manter?

Mensagempor fernanrei » domingo jun 25, 2017 11:50 am

Caros ilustres, tal como podem observar pelas fotos a moeda apresenta ainda alguma sujidade não metálica, facto que dificulta a leitura e até mesmo uma observação mais cuidada da legenda. O meu receio em estragar a moeda leva-me a reflectir muito na possibilidade de tentar algum tipo de limpeza, por este motivo exponho a vós a situação para que possam surgir conselho úteis. Cumprimentos.
Diâmetro - 26,5 mm
Peso - 2,1 g
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
:D FMMRei :D

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Real de Dez Soldos L.B. D. João I limpar ou manter?

Mensagempor palves » domingo jun 25, 2017 1:15 pm

Pela cor e pelo brilho eu diria que a moeda já foi limpa e levou com vaselina ou algo parecido (truque de vendedor para eyeappeal). Se de facto tiver sido limpa, ou isso são incrustações e não sairam ou foi mal limpa. Experimenta com um palito a ver se sai alguma coisa se sim contínua.

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » domingo jun 25, 2017 1:44 pm

palves Escreveu:Pela cor e pelo brilho eu diria que a moeda já foi limpa e levou com vaselina ou algo parecido (truque de vendedor para eyeappeal). Se de facto tiver sido limpa, ou isso são incrustações e não sairam ou foi mal limpa. Experimenta com um palito a ver se sai alguma coisa se sim contínua.

Concordo consigo caro ilustre, a moeda de facto apresenta sinais de já ter sido limpa mas pararam por aqui e não sabemos se por falta de tempo ou por outro motivo. Já tentei o palito e vai saindo alguma coisa mas não muito. E que tal o banho de beleza mergulhada em WD40 ou outro tipo de óleo?

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » domingo jun 25, 2017 1:57 pm

Também me parece que já terá sido limpa. Eu deixava estar como está. O óleo à partida não faz mal. Limpa lentamente. Escurece um pouco se for wd40. Com óleo de amêndoa doces isso não acontece.

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » domingo jun 25, 2017 4:13 pm

numisiuris Escreveu:Também me parece que já terá sido limpa. Eu deixava estar como está. O óleo à partida não faz mal. Limpa lentamente. Escurece um pouco se for wd40. Com óleo de amêndoa doces isso não acontece.

Vou colocar em óleo de amêndoas algum tempo e esperar que saia mais alguma coisa

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » quarta jun 28, 2017 8:14 pm

Estive a olhar melhor para a moeda e na realidade não me parece que tenha sido muito mexida, com a lupa microscópica dá para ver que ainda tem muito material não metálico agregado.

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quinta jun 29, 2017 6:53 pm

Sim, tem patine original, mas aqueles pontos mais altos, com o metal à vista, parecem indiciar uma ligeira limpeza. Basicamente a diferença costuma estar na espessura da patine, desde o metal nu. Nestas que vêm da terra é o melhor indício. Com o lupa percebe-se isso, sim! :)

fernanrei
Reinado D.Henrique

Mensagempor fernanrei » quinta jun 29, 2017 9:17 pm

:thumbupleft:

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante