Ceitis sobre Reais Pretos de 2 arcos

Moderadores: numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, palves, LMACHADO, Moderador de Honra

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Ceitis sobre Reais Pretos de 2 arcos

Mensagempor RuiFB » segunda ago 07, 2017 8:06 pm

Imagem
Coleção Jacinto Silva

Antes de tudo peço desculpa ao nosso confrade Jacinto por lhe ter ido roubar esta imagem de uma peça que diga-se é digna dos melhores museus.

Foi a única imagem que consegui de um ceitil sobre real preto de 2 arcos, pelo que apelo a quem tiver ou saiba de mais que coloque para ver se apanhamos ou não um ceitil sobre real de 3 e meia da rosa (os de bolhão), coisa difícil pois eles claramente na casa da moeda sabiam distinguir as moedas.

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ceitis sobre Reais Pretos de 2 arcos

Mensagempor numisiuris » segunda ago 07, 2017 8:31 pm

Essa moeda é importantíssima! :D Confirma tudo!!! Se houver ceitis sobre reais da rosa, penso que será um lapso. Pode um ter sido mal distinguido. Repara que os da rosa também não tinham sinais ocultos, tinham era as rosetas dos lados da letra monetária. Agora esta questão dos pretos serem apenas os de arcos simples, acho que está morta! :D

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Ceitis sobre Reais Pretos de 2 arcos

Mensagempor RuiFB » segunda ago 07, 2017 8:43 pm

Com calma vai-se lá, acho que tenho tenho uma teoria de como o engenheiro mor fez a coisa, mas vou repensar enquanto bebo um bagacinho. :drink:

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes