D. João I -Aquisições do último Domingo

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Monge
Reinado D.João II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

D. João I -Aquisições do último Domingo

Mensagempor Monge » segunda ago 21, 2017 11:12 am

Imagem
Imagem

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: D. João I -Aquisições do último Domingo

Mensagempor numisiuris » segunda ago 21, 2017 2:59 pm

Escassas moedas amigo Monge. A primeira é um real de dez soldos emitido no Porto, em 1397, com a lei de 10 grãos (3,5%) de prata. Acredito, no entanto, que estas moedas de finais do sistema de dez soldos apresentem um teor de prata inferior ao legal. A segunda iludiu-me em mão, por causa da cruzeta. Pensava que seria a série "da rosa" com sinal oculto dos dois lados, mas é afinal sem rosas e apenas com sinal oculto à direita. Ainda assim, é escassa. Reais de 3 e meia com sinais ocultos não são muito frequentes. Os que aparecem mais são aqueles a que chamamos "da rosa", com as rosetas nos arcos e sem sinais ao lado da coroa. Este, por ter o sinal à direita, deverá corresponder a uma segunda emissão, com lei de 2 dinheiros. Mas só um tiro com uma certa gama de pistolas poderia matar a questão. ;)

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » segunda ago 21, 2017 9:58 pm

Amigo Monge, provieram de algum leilão ou adquiriu numa feira ou mercado?
:D FMMRei :D

Monge
Reinado D.João II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagempor Monge » segunda ago 21, 2017 11:22 pm

fernanrei Escreveu:Amigo Monge, provieram de algum leilão ou adquiriu numa feira ou mercado?

Foram adquiridas no mercado de moedas semanal, Domingo de manhã na Ribeira/Lisboa.
A segunda está desfocada mas é "mérito do artista".
Ainda não atinei bem com a nova máquina e, quando as moedas têm brilho, acontece disto...

paulj
Reinado D.Luís
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Mensagempor paulj » terça ago 22, 2017 2:37 am

Parabéns pela aquisição, belas moedas. Partindo da classificação do seu Real 10 Soldos, surgiu-me uma dúvida no meu, que é muito semelhante ao seu, só que apresenta sinal oculto à esquerda; onde encaixá-lo no AG?; as referências com sinal oculto à esquerda do módulo maior nenhuma delas considera o reverso sem letra monetária. A moeda que apresento mede 25mm e pesa 1,4 gr, um peso bastante baixo, talvez pelo estado muito fraco , com bastante desgaste do exemplar. Gostaria pois de ouvir opiniões quanto à classificação, o meu obrigado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça ago 22, 2017 8:25 am

Monge Escreveu:
fernanrei Escreveu:Amigo Monge, provieram de algum leilão ou adquiriu numa feira ou mercado?

Foram adquiridas no mercado de moedas semanal, Domingo de manhã na Ribeira/Lisboa.
A segunda está desfocada mas é "mérito do artista".
Ainda não atinei bem com a nova máquina e, quando as moedas têm brilho, acontece disto...

Não tenho o hábito de ir à Ribeira, mas perante evidências tão claras da existência nesse espaço de exemplares tão agradáveis, tenho que repensar a minha rotina domingueira :D ..........
:D FMMRei :D

RubenGMelo
Reinado D.Maria I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » terça ago 22, 2017 12:46 pm

Eu sempre que posso frequento o mercado da ribeira, no Verão até é agradável, já no Inverno custa um bocado! Mesmo com as remodelações que o mercado sofreu ainda é um espaço frio e o estacionamento está cada vez pior!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » terça ago 22, 2017 2:14 pm

paulj Escreveu:Parabéns pela aquisição, belas moedas. Partindo da classificação do seu Real 10 Soldos, surgiu-me uma dúvida no meu, que é muito semelhante ao seu, só que apresenta sinal oculto à esquerda; onde encaixá-lo no AG?; as referências com sinal oculto à esquerda do módulo maior nenhuma delas considera o reverso sem letra monetária. A moeda que apresento mede 25mm e pesa 1,4 gr, um peso bastante baixo, talvez pelo estado muito fraco , com bastante desgaste do exemplar. Gostaria pois de ouvir opiniões quanto à classificação, o meu obrigado.

As moedas principais dos sistemas, com excepção dos reais de 3£ e meia, já estão todas estudadas por Gomes Marques e os dados que tenho vêm daí. Em 1397 terão existido 3 emissões de reais de dez soldos no Porto. A primeira "oPo / P-O"; a segunda "oPo / P" e a terceira "oPo / ". Mário Gomes Marques arranjou uma amostra de 2 moedas para a primeira destas emissões; de 1 moeda para a segunda; e de 11 moedas para a terceira, sendo por enquanto o único indicador sistematizado de escassez a que tenho acesso. A existência de sinais ocultos nestas emissões parece ter a ver com a marca do moedeiro que as produziu, isto a acreditar no estudo de Gomes Marques. Existem também as coroas arcadas, outra marca de moedeiro, parece-me. Para esta sua moeda, que deverá ser a última emissão de reais de dez soldos, em 11 exemplares, MGM encontra um peso máximo de 2,64g, um peso mínimo de 1,59g e um peso médio de 2,25g. A média de prata encontrada é de 1,9%.

paulj
Reinado D.Luís
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Mensagempor paulj » terça ago 22, 2017 2:59 pm

Numisiuris mais uma vez o meu obrigado pela sua msg. Faz falta uma pequena publicação com a sistematização clara da numária de D. João I, já que o AG está muito incompleto e confuso para este reinado; pelo que percebi este meu exemplar é das últimas emissões do Porto, sendo irrelevante neste caso a presença de sinal oculto, sendo então da mesma referência do exemplar de Monge. E a questão do tamanho do módulo poderá ser relevante para a classificação? apresento outro exemplar sem letra monetária no reverso, mas este de módulo menor ( 24mm e 1,5 g), será também das últimas emissões do Porto? obrigado
P.S- as minhas desculpas a Monge por utilizar o seu post com as minhas questões
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » terça ago 22, 2017 5:27 pm

Impecável, tanto esta como a outra foto. Vou roubar. :) Já reuni cerca de 800 fotos de moedas de João I. A publicação será feita, mas só para o final do ano. Há muitos nós para desatar. Para a semana vou analisar mais um pequeno conjunto de moedas. É preciso fazer estatísticas, separar emissões, conjugar dados históricos e os imbróglios são mais que muitos. Estes posts acabam por servir como discussão e para clarificar ideias. O problema dos estudos de Gomes Marques, é que algumas tipologias podem ter ficado mal estudadas. De qualquer modo, se estudar as fracções, que nunca foram estudadas, já é um desvario, entrar pela reformulação dos estudos de Gomes Marques era profissão a tempo inteiro! ;) nesse último grupo, Gomes Marques não faz a separação entre os de coroa arcada e os que não a têm. Mas pelo que cheirámos na série de meios reais com estrelas a ladear a letra, com e sem coroa arcada, a liga será a mesma. Talvez por isso Gomes Marques os tenha junto. E talvez por isso essa coroa arcada, que aparece em emissões de reais de três e meia do Porto e em meios reais de dez soldos, também do Porto, seja correspondente ao estilo de um abridor e particular. De qualquer modo, a sua primeira moeda acaba por ser inédita. E o facto de ter sinal oculto à esquerda faz-me pensar na hipótese de ser já só cobre. Mas o que tenho em mente é seguir o caminho de Gomes Marques e aproveitar o trabalho dele. A reformulação total é depois coisa para mais tarde, ou para outra geração, ou até mesmo para a reacção. :D Estas moedas são todas escassas. A ideia será, no catálogo, individualizar os tipos e contabilizar o número de exemplares em relação à amostra total. É uma forma indiciária de chegar à verdadeira escassez. Como uma sondagem.

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante