Raro meio real de 10 soldos - Porto

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mmatos
Reinado D.João IV
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Raro meio real de 10 soldos - Porto

Mensagempor Mmatos » terça ago 29, 2017 3:00 pm

Um exemplar cunhado no Porto e que apresenta estrelas de 5 pontas nos vértices das epiciclóides*, sendo por esse motivo considerado raro no catálogo AG. Observando melhor, penso até ser uma variante à que vem no catálogo, pois esta apresenta a letra monetária P com uma estrela de cada lado e a do catálogo só tem estrela do lado direito. Tem +- 18 mm de diâmetro, um peso de 1,26 g e é uma variante à ref. J1 23.01 do AG.

J1.23.01 a.jpg
J1.23.01 b.jpg

*https://pt.wikipedia.org/wiki/Epicicloide
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Mmatos em terça ago 29, 2017 10:56 pm, editado 2 vezes no total.

paulj
Reinado D.Miguel
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Raro meio real de 10 soldos - Porto

Mensagempor paulj » terça ago 29, 2017 3:51 pm

Parabéns pela aquisição, moeda rara com o bónus de variante.

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » terça ago 29, 2017 5:17 pm

Tenho a ideia que estas aparecem menos que as de Lisboa e são relativamente escassas. Aliás esse tipo de coroa não se vê muito..
Boa moedinha :)

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » terça ago 29, 2017 11:12 pm

Ah, afinal sempre o caçaste! Boa aquisição! :thumbs:

Contando com esse e com o do AG, tenho foto de 10 exemplares. Não é uma moeda rara, mas é bastante escassa. Aliás, todos os meios reais de dez soldos do Porto, ao contrário do que o catálogo quer fazer crer, são bastante escassos. E em Lisboa aparecem muitos, mas são sempre os mesmos tipos... Quanto à estrela, o exemplar do AG há-de tê-la, por baixo do "I" do monograma. A estrela da esquerda aparece quase sempre fora de sítio. Tendência do abridor?

Dos dez exemplares de que tenho foto, este é o único que será, talvez, uma variante, porque não tem estrelas, mas arruelas, nos vértices das epiciclóides. Uma combinação de cunhos, nesta que terá sido a última emissão de meios reais de dez soldos do Porto. Curiosamente saiu em leilão, no catawiki, há uma ou duas semanas. Deixo foto:

Imagem

Esta emissão está mal caracterizada tipologicamente no AG. O que caracteriza a emissão são as estrelas a ladear a letra monetária. E depois há um abridor que faz a coroa arcada e outro que faz a coroa não arcada (para usar a definição do Rei D. Duarte, goste-se ou não). A moeda principal desta emissão obedece a características tipológicas idênticas. Existindo também com e sem coroa arcada. Aliás, esta mesma coroa arcada foi usada também em alguns reais de 3£ e meia do Porto.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » terça ago 29, 2017 11:23 pm

O meio real de 10 soldos do Porto é felizmente para quem gosta da numária de João I uma moeda subvalorizada pelos fazedores de preçários. Esta também a licitei mas ultrapassou o orçamento :)

paulj
Reinado D.Miguel

Mensagempor paulj » quinta ago 31, 2017 1:21 am

Um dos meus do Porto, de uma ref. mais vulgar (1.17gr 18.1mm ); de todos os meios reais de 10 soldos que tenho, de Lisboa e do Porto, este é aquele que aparenta ser de melhor liga.Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » quinta ago 31, 2017 4:06 pm

Agradeço muito a foto e a referência de peso. :) Nestes ainda tivemos pouca amostra. Mas deu para perceber que a última emissão será a que tem estrelas a ladear a letra monetária, com ou sem coroa arcada, com cerca de 1,5% de prata. Os que têm cruzetas (não entendo a sistematização baseada na orientação das cruzetas) a ladear a letra monetária têm cerca de 7% de prata, com sinal oculto à esquerda; e 14% de prata com sinal oculto à direita. Depois há ainda os que não têm a letra monetária ladeada, que têm cerca de 21% de prata. Isto são resultados provisórios, que terão que ser ainda tratados e resultantes de uma amostra ainda bastante reduzida.

Só que depois há esse seu meio real, que me parece ter sinal à direita e à esquerda e cruzetas a ladear a letra monetária (corrija-me se em mão resultar uma observação diferente). Não o vejo catalogado... mas já encontrei dois, com o seu 3.

Este do fitzwilliam museum:
Imagem

E este, da minha coleção, cujos sinais ocultos aparentam ser também letras monetárias (O-P):
Imagem

Estes dois, no entanto, também me parecem poder ser O-P. Num deles parece uma arruela, no outro parece um ponto...

Fitzwilliam:
Imagem

Pedro Simões:
Imagem

Se alguém tiver alguma ideia acerca destas moedinhas, por aqui interessa aprender cada vez mais. E se quiserem postar fotos de meios reais de dez soldos do Porto (com peso melhor, mas sem peso também serve) agradece-se! :)

paulj
Reinado D.Miguel

Mensagempor paulj » quinta ago 31, 2017 7:47 pm

Numisiuris

Obrigado pela sua msg, quanto ao real 10 soldos Porto que apresentei sou da opinião que só tem sinal oculto á direita; estive a ver com uma lupa e parece-me que do lado esquerdo o que existe é algum "desgaste". No entanto, e porque 4 olhos sempre verão melhor que dois, posso enviar-lhe melhores fotos, já que aqui só posso apresentar fotos com pouca resolução. Se assim entender poderá enviar-me por MP o mail para onde lhas posso enviar.
Quando tiver fotos mostrarei um outro exemplar do Porto com letra monetária não ladeada.
Os melhores cumprimentos

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » quinta ago 31, 2017 8:00 pm

Já vou enviar MP Paulj! Admito que só tenha sinal à direita. Quem vê em mão, vê sempre melhor. :)

paulj
Reinado D.Miguel

Mensagempor paulj » quinta ago 31, 2017 8:22 pm

Numisiuris

Já mandei as fotografias, cumprimentos

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante