Meio Real 10 Soldos Porto

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

paulj
Reinado D.Luís
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Meio Real 10 Soldos Porto

Mensagempor paulj » quinta set 07, 2017 11:48 pm

Meio Real 10 Soldos Porto com letra monetária não ladeada e sinal oculto à direita (1.0 gr; +- 18.5mm).
ref. J1 22.02 do AG. Penso que o sinal oculto será semelhante ao 31, ou ao 32, ou ao 33 do AG.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Meio Real 10 Soldos Porto

Mensagempor RuiFB » sexta set 08, 2017 12:48 am

Esta será da 2ª emissão do Porto com sinal oculto à direita. 1,5dinheiros de lei. Coroa não arcada.
Boa moedinha.

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » sexta set 08, 2017 1:29 am

Obrigado Rui.

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » sexta set 08, 2017 7:41 pm

Moeda muito apelativa, parabéns...
:D FMMRei :D

paulj
Reinado D.Luís

Mensagempor paulj » sexta set 08, 2017 9:05 pm

fernanrei Escreveu:Moeda muito apelativa, parabéns...

Obrigado Fernanrei.

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » sábado set 09, 2017 6:12 pm

Moedas muito escassas estas.

Eu acredito que tenha cruzetas a ladear a letra... mas não tenho certezas. A coroa tem lados não-rectos, o que indicia que não seja do início do sistema de 10 soldos. O "P" é tardio também. vou nos 1,5 dinheiros também.

Com sinal oculto à direita só analisámos esta moeda:
Imagem
upload pictures

Reparem que também só tem a cruzeta à esquerda da letra monetária, à direita parece não ter... de qualquer modo, não sei se não será cunho entupido..., porque até se lá vê um relevo, mas meio esbatido... se isso também tivesse acontecido à esquerda poderíamos ficar com a ilusão de ser uma letra não ladeada.

Com letra não ladeada analisámos esta:
Imagem
upload pictures

Não conheço outro exemplar a não ser a gravura do AG, que já constava no Ferraro Vaz e que a dava como sendo de prata. Tem a letra monetária bem diferente, com a serifa da base curva. A coroa tem lados rectos, como as do início do reinado. O estilo é bem diferente. O que acaba por me pôr a pensar num dos resultados mais surpreendentes que tivémos. Este:
Imagem
upload pictures

Tudo parece indicar a existência de duas ligas diferentes e coincidentes, cada qual, em 2 exemplares. E o que os distingue? Têm todos sinal à esquerda. Os elementos tipológicos são iguais em todos. Mas a coroa, essa, nas que deram 25% de prata, tem os lados rectos, ao passo que nas outras duas tem lados não-rectos. Conseguiriam os moedeiros diferenciá-las, para efeitos de recolha, por este pormenor? Talvez... talvez um olho bem treinado o conseguisse fazer. Mas não me parece que fosse uma solução muito prática.

Vão sempre restar enigmas. E ainda bem, senão isto perdia a piada. Mas acho que se está a avançar cada vez mais no conhecimento desta numária! :)

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes