duas do mesmo cunho (de anverso)

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

duas do mesmo cunho (de anverso)

#1 Mensagem por numisiuris » sexta out 06, 2017 10:18 am

Esta do ag até agora seria única. Suponho que só exista um cunho. É um real preto. A variante terá mais interesse para mim pela posição dos arcos do que pelo deslocamento da legenda. Muito provavelmente a legenda terá sido aberta primeiro, depois das circunferências e dos arcos, e antes da coroa e do monograma, que hão-de ter beneficiado, no posicionamento, de um almoço bem regado.

Imagem
Imagem



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#2 Mensagem por RuiFB » sexta out 06, 2017 9:08 pm

Provavelmente um cunho daqueles...com erro sendo o erro replicado por todas as moedas, o que dá este detalhe com enorme charme!

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#3 Mensagem por euoutravez » sexta out 06, 2017 9:25 pm

Interessante que haja apenas um cunho..
Em D. Duarte é bastante fácil encontrar reais pretos de arcos duplos simples cujos arcos saem da coroa tipo repuxo. Eu tenho-os catalogados como uma variante, pois considero que esteticamente são bastante diferentes. Deixo um exemplo:

Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#4 Mensagem por numisiuris » domingo out 08, 2017 7:19 am

Sim, o aspecto da moeda é bem diferente. Mas em João I, de tudo o que tenho varrido, só encontrei estas duas... A questão que se põe agora é: Uma variante tipológica, consubstanciada num único cunho, deve ser considerada variante ou não? Se estivéssemos a falar de ceitis, quase de certeza que vcs diriam que sim. eheh A ideia é tentar levar todo o século XV a esse nível, ou não? ;)

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#5 Mensagem por RuiFB » domingo out 08, 2017 10:09 am

O limiar entre variante e erro é por vezes complicado de delimitar. Na minha opinião tem a ver com o propósito ou com o dolo, aqui é difícil averiguar se foi feito propositadamente ou não.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#6 Mensagem por numisiuris » quarta jan 10, 2018 12:14 am

https://megaleiloes.pt/IM113-REAL-3-E-M ... ao-1174874

Imagem

Ora aí está a terceira. Do mesmo cunho também. Com três moedas, tem que ser catalogada a variante. Aliás, já consta do AG., não vem é indicado um preço relativo à verdadeira escassez. E vem como real de três libras e meia, o que até certo ponto é verdade, porque correu por 70 soldos. Mas é um real preto de arcos duplos (com a letra monetária no vértice da epiciclóide). :)

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#7 Mensagem por numisiuris » quarta jan 10, 2018 9:17 am

Aí está o cunho diferente que prova a variante. Este vendi-o em lote e nem me apercebi... Ou foi para o Rui, ou seguiu para a Holanda. Xiça... :asdf:

Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: duas do mesmo cunho (de anverso)

#8 Mensagem por numisiuris » domingo mar 11, 2018 7:46 am

Desencantei mais uma neste tópico: viewtopic.php?f=3&t=42874

Consegui repôr a foto com umas maningâncias do google imagens. Fica aqui também (penso que o Pedro não se importará).
Imagem

Responder

Voltar para “D. João I”