Dois reais brancos com cunho de anverso igual

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Dois reais brancos com cunho de anverso igual

#1 Mensagem por numisiuris » quarta out 18, 2017 5:51 am

Tenho-me deparado com muitas moedas de D. João I com o mesmo cunho (normalmente apenas numa face, mas casos muito excepcionais há - principalmente em moedas raras - em que aparece o cunho de anverso e reverso repetido em duas ou mais moedas). Estas duas são um exemplo paradigmático de como analisar a identidade de cunho e de como a dupla batida (que nem é muito evidente) pode influenciar a percepção do desenho do cunho; como duas moedas do mesmo cunho apresentam diferenças no posicionamento e mesmo no formato de certos elementos e grossura do traço. A perna do Y; A letra "C" de "CELLVN" no círculo interior; a distância entre o "I" e o "T" na palavra "FEECIT", também no círculo interior. Mas as posições relativas de muitos elementos são as mesmas, pelo que dúvidas não há de que se trata do mesmo cunho. De anverso apenas.
Imagem
upload picture



RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Dois reais brancos com cunho de anverso igual

#2 Mensagem por RuiFB » quarta out 18, 2017 10:02 am

Belo achado :beer:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Dois reais brancos com cunho de anverso igual

#3 Mensagem por MCarvalho » quarta out 18, 2017 4:52 pm

Muito interessante. É muito difícil este tipo de reencontro :)

Seria interessante saber onde é que cada uma apareceu, para ter ideia da dispersão.

Ao mesmo tempo, ambas parecem ter um grau de desgaste semelhante (a primeira talvez tenha circulado um pouco mais).

Há muitos anos, aqui (antes do Fórum ter 13 anos, - foi fundado em 2002, embora isso parece ter desaparecido da memória dos dinamizadores actuais), procuravamos dois ceitis do mesmo cunho. Não havia nada conhecido. A partilha de numismática pela internet estava a dar os primeiros passos e a massificação de imagens ainda estava a começar.
Curiosamente (ou não), apareceu em pouco tempo dois anversos de ceitil (eram de Afonso V). Lembro-me que as questões que referes (diferenças de pressão na batida e consequente maior ou menor engrossamento dos traços) e, sobretudo, o descentramento, fizeram levantar dúvidas sobre a questão de serem do mesmo cunho. Mas eram :) e houve entendimento face a isso.

O Rui (e o Nóbrega) devem lembrar-se disso.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dois reais brancos com cunho de anverso igual

#4 Mensagem por numisiuris » quarta out 18, 2017 9:09 pm

Basta recolher imagens e sistematizá-las e acabam por se encontrar muitos exemplos desses. Eu já dei com um número impressionante de cunhos idênticos em João I. A título de exemplo deixo mais dois casos. No primeiro, apenas o cunho de anverso é igual, ao passo que nos atípicos EV do Museu do Rio e do Museu Fitzwilliam há identidade simultânea de cunhos de anverso e reverso. Repare-se até que, no segundo caso, o anelete do quarto quadrante parece numa posição completamente diferente, mas percebe-se, pela posição relativa de muitos elementos, que os cunhos são os mesmos.
Imagem

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Dois reais brancos com cunho de anverso igual

#5 Mensagem por euoutravez » quarta out 18, 2017 9:28 pm

Quando fizemos o trabalho sobre d. António quase que dava para perceber qual a sequência de cunhagem, tal era a quantidade de repetições de cunho. É mais fácil dar com isso em moedas de cunhagem escassa. Deixo também uma sequência engraçada em que pode ser observada uma sequência de cunhagem em reais de D. Duarte

Imagem
image uploader

Responder

Voltar para “D. João I”