Real de três e meia do Porto com pontos a cercar os arcos lobados

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Real de três e meia do Porto com pontos a cercar os arcos lobados

Mensagempor numisiuris » sábado dez 09, 2017 2:45 am

Este real de três e meia é da maior escassez. Conheço, agora, 3 exemplares. A característica que o destaca são os pontos que cercam os arcos lobados. Não está catalogado no ag. Mas a questão que se coloca nesta moeda e em relação à qual gostava de ouvir opiniões é o formato do disco. Que acham, o disco era assim de origem? Foi cortado a posteriori? Com que objectivo?

Imagem

fernanrei
Reinado D.Afonso II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real de três e meia do Porto com pontos a cercar os arcos lobados

Mensagempor fernanrei » sábado dez 09, 2017 9:17 am

Quanto a mim caro Iuri, o disco terá sido cortado à posteriori por alguém com um objectivo específico ou então sofreu alguma acção mecânica acidental que lhe roubou as partes em falta. Não me parece normal, mesmo na época em que estas moedas foram batidas, algum abridor estampar as faces de uma moeda num disco defeituoso, nem que fosse pela escassez de metal. É pena as partes em falta, seria de certeza uma enorme moeda com excelentes pormenores :thumbupleft:
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » sábado dez 09, 2017 9:31 am

Concordo que o corte terá sido feito a posteriori. :) Em algumas moedas, nomeadamente nos ceitis de Beja de D. João III, os discos eram extremamente irregulares, talvez fruto da cunhagem arrendada, mas não nestes reais de 3 e meia, que me parecem obedecer a um bom controle de qualidade quanto ao formato. Os relevos parecem terminar abrutamente na zona do corte. Se o formato do disco original fosse este, isso não aconteceria. Os cortes estão encapados, o que sugere que tenham sido feitos na época. E a minha questão é a seguinte, será que ninguém "sacou" duas meias moedas mais pequenas deste real de 3 e meia, continuando a pagar com ele e assim procedendo a algum milagre da multiplicação das espécies? ;)

fernanrei
Reinado D.Afonso II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » sábado dez 09, 2017 9:43 am

Será pura especulação, mas concordo contigo. Acredito que poderá ter sido o motivo mais lógico, sendo essa prática muito usual nessa época.
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » sábado dez 09, 2017 9:53 am

Verdade. Não passa de facto de especulação. Mas estas efabulações acabam por ser interessantes. Olhar para um pedaço de metal e procurar-lhe as estórias que possa ter para contar. Puro divertimento, apenas isso. :)
Já agora, a moedinha está à venda na catawiki, num lote conjunto com um real preto bem bonito. Eu já não compro mais nada, que as últimas análises são já no próximo fim de semana e farto de comprar moedas apenas para analisar estou eu. Mas se alguém lhe "quiser dar", com 3 exemplares conhecidos e não estando sequer catalogada no AG, é de aproveitar. ;)

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » sábado dez 09, 2017 12:09 pm

Deixo foto do meu exemplar desta variante só para ilustrar o tópico

+ IHNS DEi GRA REX POR ETA / + ADIVTORIVM NOSTRVM QVI
Imagem

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » sábado dez 09, 2017 12:31 pm

Imagem

Os nossos dois têm separadores diferentes no reverso. O da catawiki não dá para perceber bem. E pronto, assim de uma penada aqui estão os 3 que conheço. :)

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » sábado dez 09, 2017 12:37 pm

No anverso, o meu é separado por rosetas. Com tanta riqueza tipológica nestas moedas de D. João I, chegar à legenda já seria loucura... ;)

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » sábado dez 09, 2017 2:31 pm

Eu geralmente não ligo muito às legendas, mas dou importância à forma da coroa e destas três penso que a tua é uma referência diferente, pois possui pontos em vez de arruelas na coroa. Claro que as referências dependem sempre dos critérios de classificação. No ponto extremo cada cunho corresponderá a uma referência, pois se não forem os separadores, será a legenda, ou a coroa ou sinal oculto, ou oura coisa qualquer. Enfim há que definir critérios e incluir as moedas em grupos de acordo com os critérios, sendo que estes deverão estar bem balizados. Este é, a meu ver, a principal falha de todos os catálogos feitos em Portugal, pois os critérios vão-se alterando sem lógica e principalmente sem explicação.

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes