Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda dez 10, 2018 4:25 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo dez 31, 2017 12:09 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Imagem
Das duas uma, ou esta moeda é uma falsa de época, ou uma nova emissão do final do sistema de dez soldos. Tem pontos a ladear a coroa (facto para mim inédito) e ausência de sinais por cima da mesma. Ainda que se considerasse que o que ladeia a coroa são arruelas empastadas (o que em mão, dado o extremo relevo, se me aparenta difícil, nunca bateria certo com as emissões que têm arruelas, que acusaram teores de 8 a 12,5% de prata (dinheiro a dinheiro e meio). Esta acusou pouco mais de 2% de prata e, a encaixar numa lei, será na de 6 grãos. Neste sentido, a dúvida que coloco é a seguinte: Alguém consegue ler alguma letra na legenda? Serão caracteres aleatórios? Agradecia a colaboração de quem a puder prestar.

MensagemEnviado: domingo dez 31, 2017 12:41 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Não é a primeira moeda que vejo com os caracteres "desfocados".
Em dinheiros também aparecem.
A minha teoria é que são falsas da época, feitas por qq ferreiro sem habilidade de gravador, talvez analfabeto, que se limitava a copiar o que via noutra moeda.

Última edição por Monge em domingo dez 31, 2017 12:39 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: domingo dez 31, 2017 9:56 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
É quase 100% uma moeda da época com pormenores desfocados talvez pela acção da corrosão acentuada complementada pela presença de mineralização. Falsa??? talvez, mas carecem dados com expressividade necessária para fomentar essa tese. A meu ver será uma das ultimas emissões desta série com uma estampagem muito pobre em rigor.. :thumbupleft:

MensagemEnviado: terça jan 02, 2018 12:12 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Eu gostava de colher opiniões precisamente quanto à leitura da legenda. Penso que daí virá a luz acerca da possibilidade de ser falsa ou oficial. De época não tenho dúvidas de que o seja. Eu não consigo ler (no reverso, onde alguma leitura poderia ser possível) quaisquer relevos que indiciem letras correctas... Vocês conseguem?

MensagemEnviado: terça jan 02, 2018 11:38 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Agora é que se me estrepam as contas, que afinal a legenda parece inteligível. No reverso continuo a não ler, mas no anverso, pelo menos o I e o V do final de adivtorivm e o T, parecem-me bem visíveis. Nesse sentido nada aponta de facto para falsa de época. Mas, sendo assim, lixa-se-me a vida na ordenação das coroas. Porque esta ainda tem pontos... Vai para o final, 1397-98. Mas não pode ser a última emissão, porque nas últimas emissões as coroas perdem os pontos e têm, mesmo antes do final, lados rectos. E as emissões das cruzetas não podem vir para o o início, a não ser que se admitisse cobre no início. E, para lá disso, as cruzetas não aparecem no início dos reais. Já tenho a cabeça a deitar fumo. Fica a imagem, é de facto uma nova emissão até aqui desconhecida. E oficial certamente. Se alguém conseguir ajudar mais na leitura da legenda, era de valor. Eu não consigo ver o ihns dei gra no reverso, mesmo contando com separadores feitos de uma única arruela...

Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: