Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 9:58 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Reais Pretos Ajuda a identificar
MensagemEnviado: terça fev 06, 2018 10:29 am 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Dois reais pretos módulo maior e menor será possível a referência do A.G

ImagemImagem

https://drive.google.com/file/d/1ICuDLo ... p=drivesdk

MensagemEnviado: terça fev 06, 2018 4:26 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
No AG não sei. Não o tenho comigo agora mas também não sei se lá iria. O preto "pequeno" está muito bonito e aparece muito menos que o "grande". Mas esta história de pretos pequenos em João I não é muito linear. Pela amostra de peso que tenho, não haverá diferença metrológica entre uns e outros. Ou seja, pesam tendencialmente o mesmo. Bem sei que é difícil encontrar uma amostra em bom estado. De qualquer modo, tendo a associar a ideia de "pequeno" a uma ilusão de óptica, causada pelo diâmetro da circunferência. Talvez estas duas moedas não provenham de emissões diferentes, mas tão só de distintos abridores. E talvez os abridores se distingam essencialmente pelos castelos. De qualquer modo, é possível, ao que apurei, estabelecer um padrão. O chamado preto "pequeno" terá um diâmetro da circunferência inferior a 15mm e o preto grande de arcos simples, mas também o de arcos duplos sem elementos a rematar os vértices das epiciclóides, terá um diâmetro da circunferência superior a 15mm. A regra é 17-14, mas estabelecendo-se a fronteira nos 15 penso poder-se chegar a um padrão distintivo universal.

MensagemEnviado: terça fev 06, 2018 5:38 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
numisiuris Escreveu:
No AG não sei. Não o tenho comigo agora mas também não sei se lá iria. O preto "pequeno" está muito bonito e aparece muito menos que o "grande". Mas esta história de pretos pequenos em João I não é muito linear. Pela amostra de peso que tenho, não haverá diferença metrológica entre uns e outros. Ou seja, pesam tendencialmente o mesmo. Bem sei que é difícil encontrar uma amostra em bom estado. De qualquer modo, tendo a associar a ideia de "pequeno" a uma ilusão de óptica, causada pelo diâmetro da circunferência. Talvez estas duas moedas não provenham de emissões diferentes, mas tão só de distintos abridores. E talvez os abridores se distingam essencialmente pelos castelos. De qualquer modo, é possível, ao que apurei, estabelecer um padrão. O chamado preto "pequeno" terá um diâmetro da circunferência inferior a 15mm e o preto grande de arcos simples, mas também o de arcos duplos sem elementos a rematar os vértices das epiciclóides, terá um diâmetro da circunferência superior a 15mm. A regra é 17-14, mas estabelecendo-se a fronteira nos 15 penso poder-se chegar a um padrão distintivo universal.

Excelente, obrigado.

https://drive.google.com/file/d/1ICuDLo ... p=drivesdk

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: