Real Branco - D. João I

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

JPSAV
Reinado D.Maria II
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm

Real Branco - D. João I

Mensagempor JPSAV » domingo fev 11, 2018 3:15 pm

Como classificam este Real Branco de D. João I, qual a referência a atribuir?

2,3 g
25-26 mm
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
JPSAV

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Real Branco - D. João I

Mensagempor numisiuris » domingo fev 11, 2018 3:29 pm

Imagem
upload images

Parece-me ter pontos nos pedúnculos da coroa, ponto em cima da coroa à direita e sinal oculto à direita do monograma. Em 182 fotos de reais brancos de Lisboa, este é o oitavo com estas características. Parabéns, boa moeda!

JPSAV
Reinado D.Maria II

Mensagempor JPSAV » domingo fev 11, 2018 3:46 pm

numisiuris Escreveu:Parece-me ter pontos nos pedúnculos da coroa, ponto em cima da coroa à direita e sinal oculto à direita do monograma. Em 182 fotos de reais brancos de Lisboa, este é o oitavo com estas características. Parabéns, boa moeda!

Iuri, tem de facto os pontos nos pedúnculos da coroa, e sinal oculto à direita do monograma.
Já não tenho tanto a certeza quanto ao ponto em cima da coroa à direita, parece ter algo, mas a ter não me parece um ponto...
JPSAV

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » domingo fev 11, 2018 4:08 pm

Se não tiver o ponto em cima da coroa é uma variante ainda mais escassa, visto que desses apenas tenho foto de 2. Consegues enviar uma foto ampliada da zona do florão direito da coroa? É que o ponto costuma desvanecer.

JPSAV
Reinado D.Maria II

Mensagempor JPSAV » domingo fev 11, 2018 6:20 pm

numisiuris Escreveu:Se não tiver o ponto em cima da coroa é uma variante ainda mais escassa, visto que desses apenas tenho foto de 2. Consegues enviar uma foto ampliada da zona do florão direito da coroa? É que o ponto costuma desvanecer.

Achas que assim dá para ver....?
JPSAV

paulj
Reinado D.Maria II
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Mensagempor paulj » domingo fev 11, 2018 6:38 pm

JPSAV apresento o meu que aparenta ser de uma ref. semelhante e onde é clara a presença do ponto em cima da coroa á direita; a localização do sinal oculto à direita do monograma é que parece ser diferente. Cumprimentos

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » domingo fev 11, 2018 7:08 pm

Têm o mesmo sinal oculto inclusive. Esta segunda também está muito bonita! Esta questão do ponto é tramada para avaliar por fotos. Nos reais brancos do Porto desisti de considerar o ponto na base da Letra monetária, precisamente porque na maioria das vezes se apresenta indistinguível. Aqui parece-me que serão duas moedas com características diferentes, embora comunguém o sinal oculto. A do JPSAV é mais escassa e não aparenta de facto ter o ponto. A do PAULJ um pouco menos escassa, mas ainda assim invulgar. Obrigado pelas fotos! :thumbs:

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » domingo fev 11, 2018 7:36 pm

Moedas muito interessantes, neste link estão umas informações muito úteis. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11075.pdf
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » domingo fev 11, 2018 7:51 pm

Sobre reais brancos, fiz uma colectânea sobre os artigos mais importantes. É pegar neles, digerir e corrigir qualquer coisa. Inclui naturalmente esse artigo das tipologias. Fica o link: https://www.dropbox.com/s/wzg9v3zkxqrd4 ... I.pdf?dl=0

numisiuris
Reinado D.Afonso IV

Mensagempor numisiuris » domingo fev 11, 2018 7:55 pm

A propósito de bibliografia, deixo também este link (cheio de erros e contradições) mas que me dá aparente resposta a uma dúvida que tive numa conversa com o PAULJ. Porque é que a maioria dos reais brancos são tão brancos, independentemente da lei, ao contrário por exemplo dos reais de dez soldos? Aqui encontra-se a informação de que a adição de estanho servia precisamente esse propósito: https://www.dropbox.com/s/o152amumu2wea ... l.pdf?dl=0

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante